terça-feira, 30 de novembro de 2010

PRÊMIO CLARIVAL DO PRADO VALLADARES

Desde 2003, a Odebrecht incentiva pesquisadores a mergulharem em temas relacionados à história do Brasil por meio do Prêmio Clarival do Prado Valladares. Ao oferecer condições para que bons projetos sejam realizados e publicados sob a forma de livro ilustrado, enriquece o acervo documental do País.
A cada ano, um projeto é escolhido e seu autor contemplado com o apoio necessário para torná-lo realidade.  A premiação é um esforço para incentivar a pesquisa histórica e, assim, contribuir para o conhecimento e a compreensão da evolução econômica e sociopolítica do Brasil. A produção editorial resultante da iniciativa integra a coleção de Edições Culturais da Odebrecht.

Acompanhe o andamento das inscrições para a próxima edição do Prêmio Clarival do Prado Valladares.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PARAMORE VOLTA AO BRASIL EM FEVEREIRO DE 2011

Liderada pela cantora Hayley Williams, a banda Paramore apresentará show da turnê “Brand New Eyes” além de músicas de sua carreira meteórica, como “The Only Exception”, “Misery Business”, “Ignorance” e “Decode”


São apenas seis anos de carreira e o Paramore já acumula uma indicação ao Grammy de revelação, em 2008, um Teen Choice Award de Melhor Música e Banda de Rock, vencedores da estatueta de Melhor Artista Internacional no VMB de 2008 (MTV - Brasil) e na semana passada ganharam na categoria de Melhor Banda Alternativa, no European Music Awards, realizado em Madri. Com essa prematura trajetória de sucesso, a banda americana desembarca pela segunda vez no Brasil, dessa vez para divulgar seu último trabalho, “Brand New Eyes”, de 2009.

Com realização da TIME FOR FUN, a banda chega para a turnê “Brand New Eyes” em fevereiro de 2011 para apresentações dias 16/02 no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, 17/02, no Chevrolet Hall, em Belo Horizonte, 19/02, no Citibank Hall no Rio de Janeiro, 20/02, no Credicard Hall em São Paulo, e 22/02, no Teatro Bourbon em Porto Alegre. Informações sobre preços e datas de pré-venda exclusiva para integrantes do Paramore Fan Club, clientes Credicard, Citibank e Diners e para o público em geral serão divulgadas em breve.

Paramore já conquistou o mundo e excursionou pelos EUA, país de origem, Europa, Japão e América Latina, entre outros. A banda acaba de voltar de uma bem-sucedida turnê no Reino Unido, com apresentações esgotadas, além de participar de um show promovido pelo canal de música VH1, gravado com as tropas americanas instaladas no Kuwait, Iraque.
O álbum mais recente, “Brand New Eyes”, foi lançado em setembro de 2009 e recebeu disco de ouro nos Estados Unidos e platina no Reino Unido. Produzido por Rob Cavallo (Green Day, Avril Lavigne e My Chemical Romance), o disco tem 11 faixas e mostra a evolução do grupo a cada novo trabalho. O segundo álbum “Riot!”, foi considerado um marco na carreira da banda, com o sucesso das faixas “Misery Business,” CrushCrushCrush” e  “That’s What You Get”.  
Segue abaixo o calendário da turnê “Brand New Eyes” na América Latina. Mais informações pelo site oficial do Paramore: www.paramore.net ou pela página da banda no Facebookwww.facebook.com/paramore

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Turnê DUO Caetano Veloso e Maria Gadú chega ao Rio de Janeiro no dia 5 de dezembro

OS ARTISTAS CANTAM SUCESSOS DA CARREIRA EM SHOW no Citibank Hall, ÀS 20H

O encontro de duas gerações, de dois grandes intérpretes e compositores da música popular brasileira: Caetano Veloso e Maria Gadú reunidos no palco, num espetáculo de voz e violão. Apresentada e patrocinada pela Nextel, a turnê DUO Caetano Veloso e Maria Gadú chega ao Rio de Janeiro no domingo, dia 5. O show será realizado no Citibank Hall, às 20h, e conta com repertório de canções mais intimistas da dupla, que se apresenta em duo e solo. Tanto composições próprias - como “Odara”, “Beleza Pura”, “Vaca Profana” e “Shimbalaiê” – quanto de outros autores estão no set list.

- Tivemos que selecionar algumas músicas entre as tantas que queríamos cantar.  E reduzimos para chegar a um número ideal de canções. No show cantaremos juntos Adoniran Barbosa (“Trem das Onze”), “Vai Levando” - que é do Chico e minha. Cantaremos canções minhas e dela também” – conta Caetano.

Os artistas já estiveram juntos no palco recentemente, como na festa de lançamento do Canal Viva e no Prêmio Multishow. O sucesso e a boa experiência com o dueto animou a dupla a se unir novamente para essa turnê, com realização da Planmusic. O Duo Caetano Veloso e Maria Gadú é resultado da admiração mútua dos compositores e intérpretes. Gadú destaca a alegria de tocar ao lado de Caetano e, ele, de compartilhar o palco com uma estrela em ascensão da música popular brasileira.

- Sei que a mãe dela cantava músicas minhas para ela ouvir, músicas compostas antes mesmo dela nascer, e hoje estamos aqui cantando juntos. Eu adoro, porque é o sonho de todo homem de 68 anos estar ao lado de uma garota de 23 – comenta Caetano.

Por sua vez, Gadú diz: E é um sonho para toda garota de 23 anos estar ao lado de Caetano Veloso.

A estreia da turnê aconteceu no palco da Concha Acústica, em Salvador, e passa por São Paulo e por Belo Horizonte no mês de novembro. Depois do show do Rio de Janeiro, a turnê será encerrada em Recife, no dia 9.

Leroy Merlin patrocina livro "Carnavais do Brasil"

A publicação é da francesa Catherine Krulik e revela a diversidade do carnaval brasileiro


Com 12 anos de Brasil, a Leroy Merlin sempre procurou oferecer ao cliente a melhoria da sua casa com soluções inteligentes e grande variedade de produtos. Neste conceito, está incluída a sustentabilidade que hoje norteia a empresa na busca de produtos, estratégias e ações de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Hoje a Leroy Merlin executa projetos sustentáveis e certificados, como as lojas de Niterói (RJ) e Taguatinga (DF).
Porém as ações da Leroy Merlin vão muito além dos eventos ligados à preservação ambiental. A rede também se preocupa em ajudar aqueles que mais precisam por meio de programas como o Projeto Fomar com a Fundação Gol de Letra, o Apoio à Casa do Menor e as ações sociais Saldão Solidário e Campanha do Agasalho.
Além disso, a Leroy Merlin também busca colaborar com a cultura do país. Neste sentido, está apoiando a publicação do livro “Carnavais do Brasil”, da fotógrafa francesa Catherine Krulik. O livro retrata a diversidade do carnaval brasileiro. São 150 fotografias que revelam a maior festa popular do mundo e suas múltiplas manifestações regionais. O lançamento do livro acontece dia 25 de novembro, às 19 horas, na livraria da Vila (Alameda Lorena, 1731, Jardins).

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

"PRÍNCIPE DAS TREVAS", OZZY OSBOURNE VOLTA AO BRASIL PARA UMA SÉRIE DE SHOWS EM 2011

Apresentações acontecem em 30/03 (Porto Alegre), 02/04 (São Paulo), 05/04 (Brasília), 07/04 (Rio de Janeiro) e 09/04 (Belo Horizonte)


Um dos maiores ícones da música de todos os tempos, Ozzy Osbourne volta ao Brasil para uma série de shows por cinco cidades do país. Numa realização da TIME FOR FUN, a lenda do rock apresenta-se em 2011 em Porto Alegre (30 de março), em São Paulo, na Arena Anhembi (02 de abril), Brasília (05 de abril), Rio de Janeiro, no Citibank Hall (07 de abril) e encerra a turnê em Belo Horizonte (09 de abril).

Os shows fazem parte da turnê de divulgação do último álbum do artista, Scream (Epic Records) e seu último single "Live Won't Wait". As datas do Brasil fazem parte da turnê mundial de 18 meses para as quais Ozzy vem recebendo as críticas mais positivas de sua carreira, com shows já realizados na Inglaterra, Rússia, Itália, França, Dinamarca, Suécia, Grécia, Finlândia, Noruega, Alemanha, Romênia, Hungria e EUA.

A pré-venda exclusiva para clientes Credicard, Citibank e Diners para os shows em São Paulo e no Rio de Janeiro acontece entre os dias 19 e 25 de novembro. O público geral poderá adquirir ingressos para os shows em São Paulo e Rio de Janeiro a partir de 26 de novembro. Pré-venda e venda acontecem nas bilheterias oficiais dos shows pelo telefone 4003-0848 (válido para todo o País), pelo site www.ticketsforfun.com.br e nos pontos de vendas espalhados pelo Brasil (premier.ticketsforfun.com.br/content/outlets/agency.aspx).

As datas das pré-vendas, vendas e locais dos shows em Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte serão anunciadas em breve.

Ozzy Osbourne - Nascido em Birmigham, Inglaterra, Ozzy é considerado por muitos como o "Pai do Heavy Metal" e, sem dúvida, um dos nomes mais importantes da história do rock. Fez parte da antológica banda Black Sabbath, com quem lançou oito álbuns e muitos clássicos. Permaneceu no grupo até 1979 e após nove anos juntos, o oitavo álbum da banda, "Never Say Die!", veio para marcar a saída do cantor. Decidido a seguir carreira solo, lança o álbum Blizzard of Oz.
Durante os anos 80, Ozzy lança cinco álbuns, entre eles, "Diary of a Madman" e "Bark at the Moon" e sai em diversas turnês mundiais. Nos anos 90, lança "No More Tears", repleto de baladas ("Mama, I´m Coming Home" e "Time After Time"), letras autobiográficas ("Road to Nowhere") e discussões sobre assuntos relevantes como, por exemplo, o abuso sexual de crianças ("Mr. Tinkertrain"). Os frutos dessa iniciativa se confirmaram através do Grammy de melhor música para "I Don´t Want to Change the World".

No final de 1996, Ozzy e a esposa e empresária Sharon promoveram a primeira edição do OzzFest, onde se apresentaram bandas como Sepultura, Slayer, Biohazard, Pantera, entre outras. O sucesso foi tanto que até hoje o festival acontece anualmente. 

Os membros originais do Black Sabbath (Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler and Bill Ward), já se reuniram para algumas apresentações entre 1997 e 2005. Em 2006, a banda foi incluída no Rock 'n Roll Hall of Fame.

Em 2002, os fãs conheceram o lado mais "família" de Ozzy, quando foi ao ar, pela MTV americana, o reality show, The Osbournes. Considerada pelo canal como a  série mais vista de toda a história, o show apresentava a vida doméstica e atrapalhada da família. Os episódios foram ao ar até 2005, mas o sucesso foi tanto, que chegou a ser reprisada, inclusive no Brasil. 

ESPETÁCULO MULTIMÍDIA QUE UNE MÚSICA, MODA E DANÇA ESTREIA NO TEATRO DO BNDES NA PROGRAMAÇÃO DO “BRASILIDADE” QUE HOMENAGEIA DARCY RIBEIRO.

Canta Gente Boa que representou o Brasil na Conferência do Meio Ambiente Cop15, na Dinamarca, poderá ser visto gratuitamente pelo público carioca nos dias 22, 23 e 24 de novembro e 03 de dezembro.


Música, moda, dança literatura, multimídia, reciclagem, favela e alta costura. O resultado dessa união é o Canta Gente Boa, espetáculo que acontece no Teatro BNDES, durante a semana do “Brasilidade” que este ano homenageia o antropólogo Darcy Ribeiro.

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro e 3 de dezembro o público carioca poderá assistir gratuitamente aos shows que contam com a presença de modelos, de dançarinos e de passistas da Cidade de Deus, Rocinha e Mangueira, além da apresentação da cantora dinamarquesa Maria Petersen – que apresenta um repertorio próprio de música popular brasileira. Textos inéditos do homenageado Darcy Ribeiro serão lidos durante o espetáculo e a bateria da Mangueira, escola do coração de Darcy, irá tocar o samba-enredo escolhido para o carnaval de 2011.  Integrantes do projeto Grão, da juíza Thelma Fraga, também participam do espetáculo.

Canta Gente Boa é um encontro espetacular entre destaques de diversas vertentes das artes, que dá voz as comunidades cariocas. Um multishow que apresenta dança funk, samba, poesia, desfile de moda, inserindo o espectador em uma atmosfera única por meio de recursos multimídia que complementam o espetáculo que promete emocionar o público com muita sensibilidade e criatividade. 

As roupas que serão apresentadas no desfile por meninas da Cidade de Deus, treinadas pela modelo Gisele Guimarães (também nascida na comunidade) foram criadas pela estilista Rita Cavalcante, moradora da Rocinha. Para a confecção foram utilizados 200 metros de seda pintada pelos moradores nas ruas da Cidade de Deus e refinados pela estilista de tecidos dinamarquesa Pernille Holm, que trabalha com nomes como Christian Lacroix, Christian Dior e criou tecidos para o City Ballet de Nova York.  O look se completa com as biojóias produzidas pela design Angelsea Camargo e dos acessórios feitos com lacre pela artesã Neide Ambrósio, transformando o desfile em um show a parte.

A partir do dia 04 de dezembro o Palácio Gustavo Capanema ambienta a exposição Canta Gente Boa que exibirá os figurinos, os acessórios e parte do cenário do espetáculo, elaborados com diversos materiais como sementes, lacres, vidro, minerais e madeira. O público terá a oportunidade de ver de perto os detalhes das roupas, biojóias, esculturas e acessórios, produzidos especialmente para o espetáculo. Um making of também será exibido para mostrar como cada artigo foi fabricado.  A mostra ficará exposta até o dia 30 de dezembro.  

Canta Gente Boa se apresentou pela primeira vez na Conferência do Meio Ambiente Cop15, na Dinamarca. Sendo apontado pelo Ministério da Cultura como representante Cultural do Brasil, realizou um show misturando a linguagem e o talento da favela com a linguagem de artistas internacionais no conceituado Teatro “Koncertsalen”, da Rádio Nacional da Dinamarca.


Histórico

Canta Gente Boa foi fundado em 2008 pela música e compositora dinamarquesa Maria Hiort Petersen e a modelo Gisele Guimarães da Cidade de Deus.  O projeto cultiva e foca na massa enorme de talentos, localizada nas favelas brasileiras e nos guetos dinamarqueses. Através de oficinas, multishows, exposições e debates o encontro, entre artistas profissionais e jovens talentos, entre a periferia e a sociedade, inspira e motiva para um entendimento maior sobre o valor próprio, do local de origem e do cotidiano da comunidade.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

“Ricardo Amaral apresenta: vaudeville – memórias”, novo lançamento da Ed. LeYa Brasil

Biografia do empresário da noite narra décadas de glamour e poder na alta sociedade brasileira.

A Editora LeYa Brasil lança “Ricardo Amaral apresenta: vaudeville – memórias”, biografia do empresário paulista que adotou o Rio de Janeiro e reinou na noite brasileira e também em outras cidades importantes, como Paris e New York. Proprietário de casas noturnas de grande sucesso como Papagaio, Hippopotamus, Resumo da Ópera, Metropolitan, Clube A (em New York) e Le 78 (em Paris), Ricardo Amaral conviveu com famosos e poderosos, membros da alta sociedade e do jet set internacional.
O que esperar da biografia de um dos mais bem-sucedidos empresários do ramo de entretenimento do país? Um verdadeiro vaudeville, que o autor define como “espetáculo que tem um pouco de tudo, um grande entra e sai de personagens e situações, permitindo até uma dose circense”. Mas, ao invés de mágicos, bailarinos e acrobatas, o leitor assiste ao desfile de artistas, políticos, modelos, jornalistas, empresários, bicheiros, divas e mafiosos. A maioria deles frequentadores dos variados empreendimentos e eventos de Amaral – boates, restaurantes, bares, bailes, camarotes, discotecas, hotéis , todos marcados pelo luxo e bom gosto.
Embora totalmente identificado com o “espírito carioca”, Amaral nasceu e cresceu em São Paulo. Famoso pelas realizações na noite e no show bussiness, iniciou carreira no jornalismo ainda jovem, com menos de 18 anos. Apaixonado pelo colunismo, teve participação marcante nos primórdios da televisão. Circulou desde cedo na rodas mais exclusivas e refinadas, embora sua família seja classe média. Assim, “Ricardo Amaral apresenta: vaudeville – memórias”, um livro cheio de surpresas para aqueles que conhecem apenas a faceta mais conhecida do autor.
Ainda em São Paulo, o pioneiro Ricardo criou o colunismo social voltado para os jovens como ele, tendo como base e fontes suas amizades, que incluíam os filhos de tradicionais famílias paulistanas. Já exercitando as habilidades de promotor de eventos, organizou bailes de debutantes como o de Marta Smith de Vasconcelos – que seria depois conhecida em todo o Brasil pelo sobrenome do primeiro marido, o senador Eduardo Suplicy, com quem dançou naquela noite.
Ricardo Amaral fala com igual desenvoltura sobre sucessos e fracassos. Mantém a elegância ao citar casos mais ou menos comprometedores, mas não sustenta falsos pudores quanto suas próprias ações. Admite francamente, por exemplo, que sempre influiu no resultado dos concursos de beleza que participou como jurado. Alega em sua defesa que promovia “marmeladas” para assegurar a justiça e garantir que vencesse a mais bonita. Numa dessas ocasiões rendeu-se aos apelos da amiga Hildegard Angel, que o convenceu que a vencedora do Baile das Panteras de 1981 deveria ser Maria da Graça Meneghel, que depois se tornaria a Xuxa.
São muitas as histórias curiosas, divertidas e interessantes narradas por Amaral – e não poderia ser diferente tendo como personagens artistas como Brigitte Bardot, João Gilberto e Vinícius de Moraes; jornalistas como Paulo Francis, Samuel Wainer e Paulo de Tarso; personalidades como Danuza Leão e Roberto Marinho, para citar apenas alguns poucos.
Inovador em sua carreira profissional, Ricardo Amaral evitou o estilo cronológico tradicional para escrever sua biografia. Começa pelos colunistas que o inspiraram – alguns dos quais viriam se tornar seus amigos, como Ibrahim Sued e Zózimo Barroso do Amaral. Utilizando um estilo informal, Amaral estabelece com o leitor um papo, como se estivesse com ele tetê-a-tete, tomando um uisquinho – como ele mesmo descreveria. Dessa conversa despretensiosa saem casos e causos da política, da música, do teatro, da televisão e da vida em sociedade, oferecendo um panorama da evolução dos costumes nos últimos 40 anos.
“Ricardo Amaral apresenta: vaudeville – memórias” é uma biografia franca como poucas. Tanto que o autor adverte na primeira linha: “Juro que meu testemunho é o mais límpido produto da absoluta imprecisão”.  Nenhuma intenção de mentir, apenas a dificuldade compreensível de separar fatos de versões, quantos estes se sucedem de maneira vertiginosa. Quem ganha é o leitor, que tem em mãos essa vibrante versão de acontecimentos – acordos políticos, sociedades empresariais, início e fim de relacionamentos, transformações no jornalismo – que marcaram a vida pública do país.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

MUITA CALMA NESSA HORA LEVA MAIS DE 270 MIL PESSOAS AOS CINEMAS

Neste fim de semana, a comédia mais aguardada do ano arrastou às salas de cinema mais de 270 mil pessoas, a maior média entre os lançamentos.


A comédia jovem “Muita Calma Nessa Hora” chegou às telas de cinema no último dia 12 e obteve a maior média entre os lançamentos deste final de semana atraindo às salas mais de 270 mil espectadores. O filme, dirigido por Felipe Joffily e produzido por Augusto Casé e Rik Nogueira, é protagonizado por Andréia Horta, Gianne Albertoni, Fernanda Souza e Debora Lamm .

No longa Bruno Mazzeo estreia seu primeiro roteiro para o cinema ao lado de João Avelino e Rosana Ferrão para o maior lançamento nacional da Europa Filmes e RioFilme. Juntos, eles escreveram uma história reunindo grande elenco de humoristas brasileiros e que tem como cenário a paradisíaca cidade de Búzios, no Rio de Janeiro. Três amigas inseparáveis - Tita (Andréia Horta), Mari (Gianne Albertoni) e Aninha (Fernanda Souza) - encontram-se diante de situações desafiadores. Em busca de novos caminhos, decidem passar um fim de semana na praia. Na estrada, conhecem Estrella (Debora Lamm), uma hippie que lhes pede carona para tentar achar o pai desconhecido. A partir de então, as quatro jovens vivem situações hilárias, absurdas e emocionantes.

Mais que uma comédia de situação, Muita Calma Nessa Hora é uma comédia de elenco. Raras vezes tantos talentos foram reunidos em um filme nacional. E é exatamente a química entre os mais variados nomes das mais diversas vertentes do humor brasileiro que garantem o tom único das gargalhadas nesse filme. De atrizes como Andréia Horta, Débora Lamm, Fernanda Souza e Gianne Albertoni, passando pela experiência de Maria Clara Gueiros e Louise Cardoso, o elenco é uma verdadeira seleção brasileira. Somando-se aos talentos femininos, os novos feras da comédia como Bruno Mazzeo, Lucio Mauro Filho, Marcelo Adnet e Marcos Mion trazem o humor no sense ao filme, garantindo a pitada certa de comédia escrachada que a história pede. A rápida participação de Sérgio Mallandro como um impagável tatuador não passará despercebida. Já Luis Miranda, comediante versátil e genial, traz a comédia stand up à cena. Na lista das participações mais que especiais, entram humoristas tarimbados e premiados como Heloisa Périssé, Leandro Hassum e Lúcio Mauro, além da inusitada participação de Laura Cardoso, como a avó de uma das personagens. O ator Dudu Azevedo surge como o galã em uma divertida disputa entre amigas. A ação dramática ganha tons de comédia de costume com a atuação precisa de Nelson Freitas.

E para manter a qualidade, André Mattos, Creo Kellab, Ellen Rocche, Marcelo Tas e Thelmo Fernandes provam que timing é o segredo da comédia. Ainda que suas participações durem minutos, suas contribuições são o tempero que o caldo de Muita Calma Nessa Hora precisava para ser, definitivamente, uma festa do humor nacional. Como bem ressalta o diretor Felipe Joffily, "desde os mais jovens até os mais experientes, todos os atores tinham um respeito tão grande pelo cinema que pude relaxar e dirigi-los com alegria, que é o mais importante. Sempre brinco que o set é um lugar sagrado, mas não muito. Era este tom que precisávamos. De respeito, mas também de humor. E acho que conseguimos".

Produzido pela Casé Filmes e Idéias Ideais e distribuído pela Europa Filmes e RioFilme, “Muita Calma Nessa Hora” é patrocinado pelo BNDES, Embratel, Eletrobrás, Brasalpla, Icap, Spoleto, Domino’s e Koni Store.

Advogada do Opice Blum Associados lança livro

A advogada do escritório Opice Blum, Camilla do Vale Jimene*, lança no próximo dia 25 de novembro, às 19 horas, na Livraria da Vila (Al. Lorena, 1731, São Paulo/SP), o livro “O Valor Probatório do Documento Eletrônico”, que trata do crescimento das dúvidas e problemas da aplicação jurídica de novas tecnologias através da disseminação mundial dos meios de comunicação e negócios via internet. Isso fez com que  surgisse o direito eletrônico, que tem por escopo, essencialmente, adequar a interpretação da legislação vigente aos constantes avanços tecnológicos, a fim de assegurar que a internet não se torne um território onde a lei não atua.

* A autora é advogada associada ao escritório Opice Blum Advogados Associados, onde atua na área de direito eletrônico digital, com ênfase no uso da internet, dos meios eletrônicos e das novas tecnologias.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

NOVO AMBIENTE APRESENTA “DUPLO OLHAR”, EXPOSIÇÃO COM PEÇAS DE JOSÉ ZANINE CALDAS E ZANINI DE ZANINE

Parte do Circuito Rio + Design, exposição mostra olhares sobre design de pai e filho a partir do dia 17.11

A Novo Ambiente, referência em mobiliário contemporâneo, sediará a partir de 17.11 a exposição “Duplo Olhar”, que reúne criações do arquiteto e designer autodidata José Zanine Caldas (1919–2001), reconhecido como o mestre da madeira, e de seu filho, o designer Zanini de Zanine. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Serão 5 das famosas maquetes de Zanine Caldas e alguns lançamentos de Zanini de Zanine, diretor criativo da Doïz Design, cujos produtos, entre eles o Cavalinho Gioco, ouro no Idea Brasil 2010, integram o acervo da Novo Ambiente.

A exposição é parte do Circuito Rio + Design, mostra coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviço do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo do evento, que acontece entre 17 e 19.11, é estabelecer datas em que as atenções estejam voltadas para o design e o potencial como ferramenta para desenvolvimento econômico do estado.

O Circuito é um roteiro de lojas, cafés, bares e restaurantes que apresentam os locais para se comprar, ver ou aprender sobre design de diversas maneiras. Mais do que isso, público que percorrer este roteiro contará com evento e ações promocionais que mostrarão o lado mais criativo do Rio de Janeiro.

EXPOSIÇÃO ‘DUPLO OLHAR’, DE ZANINE CALDAS E ZANINI DE ZANINE
Local: Novo Ambiente - CasaShopping
Endereço: Av. Ayrton Senna, 2150 bloco L, lojas ABC - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Data: de 17.11 a 17.12
Horários: Seg., das 12h às 22h; de Ter. a Sáb., 10h às 22h; Dom. e Feriados, das 15h às 21h
Entrada gratuita e aberta ao público

ROUPA NOVA SE APRESENTA NO CITIBANK HALL / RJ

O Roupa Nova, uma das bandas de maior sucesso na história do país, faz dois shows no Citibank Hall/ RJ, dias 19 e 20 de novembro. Hits como "Linda Demais", "Sapato Velho", "Volta Pra Mim" e "Coração Pirata", algumas músicas inéditas e muitas outras surpresas estão no repertório, em comemoração aos 30 anos de carreira. O show será acompanhado por uma orquestra sinfônica. 

Os ingressos já estão disponíveis para clientes Credicard, Citibank e Diners e podem ser adquiridos pela internet (www.ticketsforfun.com.br), pelo telefone 4003-5588 (válido para todo o País), nos pontos de vendas espalhados pelo Brasil e na bilheteria do Citibank Hall, no Shopping Via Parque (Barra da Tijuca). Os ingressos para o público em geral estão disponíveis a partir do dia 01 de outubro, nos mesmos canais de venda. A realização é da TIME FOR FUN.

Ricardo Feghali (teclados, violão e vocal), Nando (baixo, baixo acústico, violão e vocal), Paulinho (vocal e percussão), Cleberson Horsth (piano e vocal), Kiko (guitarra, violão e vocal) e Serginho Herval (bateria e vocal), que estão juntos ininterruptamente há 30 anos, colecionam mais de 50 sucessos e vários prêmios da indústria fonográfica, dentre eles o Grammy Latino de "Melhor Álbum Pop Contemporâneo de 2009" com o CD “Roupa Nova em Londres”.

MAIS DE 1 MILHÃO CONTRA A HOMOFOBIA

15 anos de ORGULHO - 15ª Parada do Orgulho LGBT-Rio lota Praia de Copacabana


Nem o tempo fechado desanimou gays, lésbicas, travestis, transexuais, bissexuais, drags e simpatizantes em Copacabana. Cerca de 1,2 milhão de pessoas lotaram o cartão postal mais famoso da cidade durante a 15ª Parada do Orgulho LGBT-Rio. Tendo o Orgulho como tema, militantes e autoridades iniciaram a abertura do 3º maior evento do Rio. Julio Moreira, presidente do Grupo Arco-Íris (ONG responsável pela organização da Parada), destacou que "a homofobia é uma doença social que precisa ser sanada. Ela está intimamente interligada com o machismo, o sexismo, o racismo e outras formas de discriminação".
O presidente lembrou, ainda, que todos os cidadãos e cidadãs devem refletir sobre seu papel social: "professores, gestores, LGBT e heterossexuais precisam entender que a homofobia atinge a todos. O jovem na escola que é chamado de viado, o trabalhador que não consegue emprego, familiares de LGBT, o fiel que não pode exercer livremente sua fé".
Falas de autoridades abriram a Parada. Entre os presentes estavam: Carlos Minc, deputado estadual eleito pelo Rio de Janeiro; Ricardo Henriques, Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos; Cláudio Nascimento, Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos; Jean Wyllys, deputado federal eleito pelo Rio de Janeiro; Cida Diogo, deputada federal pelo Rio de Janeiro; Oscar Berro, representando o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão; além de representantes de órgãos da Prefeitura do Rio.

Emoção e orgulho de 15 anos de Parada

Jane Di Castro cantou o Hino Nacional e o Hino Oficial da Parada ficou por conta de Leila Maria, autora e cantora do hit "Bom é beijar". Foram 13 trios que dividiram a atenção do público do posto seis ao posto dois, levando música e arte para a orla de Copacabana. A bandeira símbolo do Arco-Íris de 124 metros - a maior do país - foi estendida e cobriu a Avenida Atlântica, preenchendo de cor o domingo dos cariocas.

Ação Orgulho, Saúde, Cultura e Cidadania

Uma grande ação dentro da 15ª Parada distribuiu 1 milhão de insumos durante todo o dia de domingo. "Foram mil doses da vacina para prevenção da hepatite B, mais de 500 mil preservativos - entre eles teen, feminino e extra - e materiais informativos sobre DST/Aids, saúde e cidadania", explica o José Eurico Ribeiro, infectologista e coordenador da ação.
Com três tendas (50 m2 cada) espalhadas pela orla, a Ação Orgulho, Saúde, Cultura e Cidadania teve apoio da Gerência Estadual de DST/Aids, Sangue e Hemoderivados; da Coordenação Estadual de Hepatites Virais; da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos); Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde; da Fiocruz (Instituto Oswaldo Cruz) e Petrobras. 
A 15ª Parada do Orgulho LGBT é patrocinada pelo Governo do Estado do RJ, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e pela Petrobras. Também conta com o apoio do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, da Secretaria Estadual de Cultura e de Saúde e Defesa Civil, além das Secretarias Municipais de Turismo (Riotur), Cultura e Saúde e Defesa Civil, da Locanty, da Savior.
Saiba mais detalhes de toda a Programação do Orgulho - eventos oficiais da 15ª Parada do Orgulho LGBT-Rio durante o mês de outubro - acessando o site www.arco-iris.org.br

A DUPLA BRUNO & MARRONE SE APRESENTA NO CITIBANK HALL / RJ NOS DIAS 26 E 27 DE NOVEMBRO

Bruno e Marrone estão de volta ao Citibank Hall/ RJ para apresentar um dos shows mais vistos no país. Nos dias 26 e 27 de novembro, a dupla mostrará porque faz sucesso há dez anos. Os ingressos já estão disponíveis e podem ser adquiridos pela internet (http://www.ticketsforfun.com.br/), pelo telefone 4003-5588 (válido para todo o País), nos pontos de vendas espalhados pelo Brasil e na bilheteria do Citibank Hall, no Shopping Via Parque (Barra da Tijuca). A realização é da TIME FOR FUN.

A dupla apresentará o repertório do CD “De Volta aos Bares”, onde faz uma retrospectiva da carreira, desde o início, quando se apresentava em bares. Os cariocas terão a oportunidade de ouvir ao vivo algumas canções do trabalho mais recente, lançando no início de outubro.

No palco, a dupla Bruno & Marrone são acompanhados por cinco músicos e duas backing vocal. O repertório mescla músicas que fizeram história como “Dormi na praça” e “Por um minuto” e as canções que agitam o público: “Que pescar que nada”, “Prá lá que eu vou” e “Doce desejo”, além das clássicas “Vai dar namoro”, “Quer casar comigo”, “Ficar por ficar” e “Amor de ping-pong”. Entre os sucessos do CD “De Volta aos Bares” estão “Amor não vai faltar”, “Sou eu”, “Pode ir embora”, “Não tente me impedir” e “Sonhando”.

Simplicidade nos arranjos, sofisticação no cenário com tecnologia de ponta e painéis de altíssima resolução exibirão clipes feitos especialmente para o show. Na abertura, um vídeo mostra porque a dupla vem arrastando multidões há anos.

FMB - FEIRA MÚSICA BRASIL REPRESENTA O MERCADO DA MÚSICA NO EXTERIOR

Principal ação do Ministério da Cultura na área da música marca presença na maior feira mundial da música, a Womex, e confirma presenças internacionais no Brasil, em dezembro.

O presidente do maior encontro do mundo para compra e venda de shows, a World Music Expo - Womex, Christoph Borkowsky, estará no Brasil, entre os dias 8 e 12 de dezembro, para participar da Feira Música Brasil (FMB), em Belo Horizonte. A confirmação da presença do produtor alemão no evento foi revelada por Thiago Cury, diretor do Centro de Música da Funarte (CEMUS), que esteve na Womex, no início de novembro, representando o governo e a FMB 2010.

"Queremos criar um apoio internacional, pela Funarte e via FMB, para artistas brasileiros irem e virem do exterior, em intercâmbio com as maiores e mais renomadas feiras internacionais, como Midem, SXSW e Womex", afirma Thiago Cury. Essa ação, que envolve a iniciativa privada, pessoas físicas (como artistas e produtores) e governos, "é fruto de uma parceria entre os Ministérios da Cultura e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, pelo viés da internacionalização e exportação da produção cultural brasileira, que gera um forte impacto na economia da cultura nacional", completa o diretor do CEMUS.

Para o diretor-executivo da FMB, Carlos "KK" Mamoni Júnior, "a cadeia produtiva da música nunca esteve tão sintonizada”. Prova disso é a atuação conjunta com as 16 associações da Rede Música Brasil na condução desta terceira edição. “Essa sintonia deve ser aproveitada para que possamos estar presentes nos eventos internacionais de forma organizada e diversa, afinal a música é um dos nossos maiores patrimônios e é mais admirada até que o nosso futebol", defende.

A escalação de convidados internacionais já confirmados para a FMB 2010 inclui também representantes do mercado musical da Galícia, do Ministério da Cultura de Cuba e programadores do festival Europália, da Bélgica.


 
Sobre a FMB


A FMB é uma iniciativa do Ministério da Cultura realizada pelo Centro de Música da Funarte (CEMUS) com a parceria do Conselho Rede Música Brasil, formado por 15 associações nacionais que representam os diferentes elos da cadeia criativa e produtiva da música, e conta com os apoios da Prefeitura de Belo Horizonte e do Governo de Minas Gerais. Idealizada em 2006 e realizada, pela primeira vez, em fevereiro de 2007, na cidade do Recife, a FMB foi o primeiro evento realizado pelo Programa de Desenvolvimento da Economia da Cultura (Prodec), com o objetivo de impulsionar a economia da cultura no País, aprovado dentro do Plano Plurianual, do Governo Federal.

O Conselho Rede Música Brasil é formado, atualmente, pelas seguintes associações: Academia Brasileira de Música (ABM), Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), Associação Brasileira de Empresários de Artistas (ABEART), Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN), Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD), Associação das Rádios Públicas (ARPUB), Brasil Música & Artes (BM&A), Casas Associadas, Central Única das Favelas (CUFA), Circuito Fora do Eixo (CFE), Federação das Cooperativas de Música do Brasil (FCMB), Federação Nacional dos Músicos Profissionais do Brasil (Fenamusi), Fórum Nacional da Música (FNM), Música Para Baixar (MPB) e União Brasileira das Editoras Musicais (UBEM).


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Follow Us Tour 2010 da Freeday chega ao Rio de Janeiro neste sábado

Skatistas viajam 8 mil km por 51 dias a bordo de um "motor home" para apresentações públicas gratuitas em 29 cidades de 8 estados do Brasil.


A Follow Us Tour 2010, criada e organizada pela indústria brasileira de tênis de skate Freeday, atravessará o Brasil até o final de novembro. Por 51 dias, o Follow Bus (motor home), levará a equipe de 11 skatistas patrocinados pela Freeday a percorrer 29 cidades de 8 estados brasileiros, em um total de 8 mil km. A equipe está na estrada com uma única missão: andar de skate.  Neste sábado, 13 de novembroa, a partir das 16h00, a Follow Us Tour 2010 estará no Rio de Janeiro (RJ) para demonstrações públicas e sessões de autógrafos na Pista do Recreio, na Estrada Pontal, 8.000, no Recreio dos Bandeirantes.
A Follow Us Tour 2010 começou este mês no Rio Grande do Sul, passou pelos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais, passa agora pelo Rio de Janeiro e terá a gran finale na capital paulista, com festa de encerramento organizada pela revista Cemporcento Skate. Com formato único e inovador, a Follow Us Tour 2010 será tema de um vídeo especial da turnê que será lançado pela Freeday em 2011.
Nos quase 2 meses de viagem, os atletas proporcionam a oportunidade única de saber como é a vida de um skatista na estrada. A cada semana é realizado um Skate Game para definir quem vai fazer o que ao longo da viagem e quem será responsável por tarefas como cozinhar, limpar o Follow Bus, organizar a bagunça, enfim, obrigações básicas que não podem deixar de ser feitas. Em cada cidade haverá ações acontecendo paralelamente às apresentações, como sessões de autógrafos e distribuições de brindes.
A Follow Us Tour 2010, que em português significa "Siga-nos", é uma ação inovadora da Freeday. Os atletas profissionais Paulo Galera (RS), Laurence Reali (SP) e Marcus Cida (RS), juntamente com a equipe de amadores formada por JN Charles (SE), Yuri Fachinni (PR), Marcos Vargas (RS), Douglas Molocope (RS), Patrik Mazzuchini (RS), Silas Bisteca (SP) e Caio Boca (DF), estão empenhados em sessões pesadas por diversas pistas e picos do país, postando diariamente todos os momentos da viagem na Internet, em forma de Tweets, notícias no site e videocasts, mostrando todas as suas atividades, de forma a proporcionar aos seguidores uma experiência inesquecível.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

SAMBA DE PRIMEIRA NA LAPA

Sexta-feira é dia de samba de graça no Beco do Rato, na Lapa. A tradicional roda, que já recebeu canja de Mart'nália e Moacyr Luz, virou ponto de encontro da juventude carioca, que se mistura aos bambas dos sambas, com muita cerveja gelada, chope, petiscos da casa, entre eles, o famoso pastel de angu. O samba é comandado pelo grupo Beco do Rato, criado de uma reunião de amigos, músicos que há muito tempo tinham a vontade de se reunir para fazer samba juntos. Eles já tocaram com nomes como Luiz Carlos da Vila, Walter Alfaiate e Noca da Portela. Na roda de samba, eles animam o público com sucessos como 'Água de Chuva no Mar' e 'O Canto da Sereia'. O samba rola toda sexta-feira, a partir das 21h, no Beco do Rato. Rua Joaquim Silva 11, Lapa. Telefone: (21) 2508-5600. Grátis. Recomendado para maiores de 18 anos.

THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO APRESENTA CARMINA BURANA, DE CARL ORFF

Cantata reúne Orquestra e Coro do TMRJ e solistas convidados.

Primeira parte da trilogia musical Trionfi escrita por Carl Orff (1895-1982) em 1937, a cantata Carmina Burana é considerada a composição mais emblemática do músico alemão. O dramático movimento de abertura e encerramento, O Fortuna, ganhou adaptações modernas de artistas de variados estilos musicais; inspirou coreografias de dança e sua utilização em trilhas sonoras no cinema é tão recorrente que se transformou em clichê do gênero. Nos dias 13 e 14 de novembro, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, apresenta a obra na íntegra, interpretada pela Orquestra Sinfônica e Coro do TMRJ e pelos solistas convidados – o tenor André Vidal; a soprano Gabriella Pace, e o baixo-barítono Licio Bruno, sob a regência do maestro Silvio Viegas.

“É uma ótima oportunidade para conhecer mais a fundo a obra mais representativa do compositor alemão, lembrada apenas por um de seus movimentos”, destaca a presidente da Fundação TMRJ, Carla Camurati.

Cantada em francês antigo, alemão medieval e latim, Carmina Burana é baseada em textos poéticos do século XIII, pertencentes ao manuscrito conhecido como Codex Latinus Monacensis, encontrado em 1803 no convento de Benediktbeuern, na Baviera. O códex é composto por 315 composições poéticas de monges errantes, das quais o compositor extraiu algumas canções e arranjou para orquestra e coro, estruturando a obra em prólogo e três partes. No prólogo há uma invocação à deusa Fortuna. Na primeira parte – Primo Vere (Primavera) – celebra-se o encontro do Homem com a Natureza. Na segunda – In Taberna (Na Taberna)predominam os cantos goliardescos que celebram as maravilhas do vinho. Na terceira – Cour D’Amours (Corte de Amores) – exalta-se o amor. Ao final, repete-se o coro de invocação à Fortuna. A obra estreou na Ópera de Frankfurt, em 1937 e integra a trilogia completada com Catulli Carmina (1943) e Trionfo di Afrodite (1952).

Regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, o maestro Silvio Viegas comenta a obra: “Podemos dizer que esta é uma das mais populares obras do século XX. Seu encantamento se deve por uma conexão direta que Orff conseguiu estabelecer com o público. Sua força na escrita vocal e orquestral, tanto rítmica como instrumental, aliada a um texto dramaticamente muito bem representado, fazem desta obra um clássico que sempre desperta o interesse do público em vê-lo e ouvi-lo.”

Armstrong & Pixinguinha - O Encontro do Jazz com o Choro

Com a assinatura de Sérgio Cabral, quinta edição do Accenture Performances  reúne  orquestra de jazz norte-americana, um time com alguns dos melhores instrumentistas brasileiros e a presença de Ney Matogrosso, Maria Rita e Hamilton de Holanda, como convidados especiais.


O projeto Accenture Performances chega a sua quinta edição com um projeto único: em sua versão 2010, sob a direção artística de Sérgio Cabral, ele promoverá no palco do Citibank Hall em São Paulo e do Vivo Rio, no Rio de Janeiro, um encontro de gêneros inédito. Em uma noite especial, as duas casas de show assistirão uma homenagem ao choro brasileiro, representado pelas canções de um de seus maiores intérpretes e autores, o mestre Pixinguinha, e ao jazz norte-americano, lembrado pelo repertório do gênio Louis Armstrong.

Os espetáculos acontecem nos dias 23 de novembro em São Paulo e 25 de novembro no Rio de Janeiro. No palco, o encontro de gêneros será também um encontro de “bambas”: uma das mais tradicionais orquestras de Nova Orleans, berço do jazz, a Preservation Hall Jazz Band; um time de instrumentistas brasileiros de primeira linha: Silvério Pontes (Trompete), Henrique Cazes (Cavaquinho), Beto Cazes (Percussão), Jorge Helder (Baixo), Rogério Caetano (Violão), José Paulo Becker (Violão), Eduardo Neves (Flauta e saxofone), Márcio Bahia (Percussão) e Zé da Velha (Sopro); e ainda Ney Matogrosso, Maria Rita e Hamilton de Holanda como convidados especiais. Os espetáculos terão direção musical de Luiz Felipe de Lima.

Em suas edições anteriores, realizadas pela Dell´Arte Soluções Culturais, o Accenture Performances homenageou Marcos Valle, Tim Maia, Ivan Lins e Rita Lee. Idealizadora do evento, a Accenture – empresa global de consultoria de gestão, tecnologia e outsourcing - aposta, desde a sua concepção, na realização de projetos culturais que agreguem inovação e alta performance. “A criação do espetáculo ocorreu para homenagear artistas que contribuem para elevar a música a um novo nível em termos de qualidade”, explica Afonso Braga, diretor de marketing da Accenture. "Um momento único e memorável para celebrar, através da arte, aquilo que fazemos todos os dias em cada um de nossos clientes, transformar o ‘estado de arte’ de suas empresas em negócios de alta performance".

O encontro do jazz com o choro por seu diretor, Sérgio Cabral

 
É possível que Louis Armstrong já estivesse bem informado sobre o Brasil quando aqui esteve, já que, segundo seu biógrafo James Lincoln Collier, somente décadas depois da sua adolescência, aprendeu o significado da palavra brazilian, do título de uma canção que cantava desde menino nas ruas de Nova Orleans, My brazilian beauty.

O que desconhecia, sem dúvida, chegando ao Brasil, era que, havia muitos anos, alguns jornalistas e historiadores juravam que ele e Pixinguinha se conheceram em Paris, em 1922, quando o nosso Pixinga lá esteve durante oito meses à frente do conjunto Os Batutas. Não houve o encontro por um motivo fundamental: Armstrong somente foi a Paris em 1934.

Mas é fácil entender tanta vontade de aproximar os dois ícones da música das Américas. Além de certa semelhança física, ambos são da mesma geração. Pixinguinha nasceu em 1897 e Armstrong, em 1900, mas é possível que ele tenha até nascido no mesmo ano de Pixinguinha, pois seus biógrafos são unânimes na afirmação de que inventou a data de nascimento para não ser convocado para lutar na Primeira Guerra Mundial. Naquela época, tanto no Brasil quanto anos Estados Unidos, os dados da certidão de idade poderiam ser inventados. O próprio Pixinguinha pensava que nascera em 1898 e chegou a receber uma grande homenagem do governo carioca no Theatro Municipal pelos seus 70 anos. Mas já tinha 71, como descobriu Jacob do Bandolim ao pesquisar na igreja em que fora batizado.

A mais importante aproximação dos dois, porém, não é a idade, mas a genialidade de ambos como músicos. Armstrong é o pai do trompete no jazz e, em consequência, um dos pais da própria música americana. Não era compositor, mas suas interpretações são tão marcantes que deixou marcas indeléveis nas músicas que tocou. A imagem criada por James Collier, para deixar bem claro o papel dele na música dos Estados Unidos, é o de uma montanha: “Uma montanha no caminho: você pode contorná-la ou escalá-la, mas não pode evitá-la.” Pixinguinha, compositor, arranjador, flautista e saxofonista, é um dos pais da música instrumental brasileira e, em consequência, um dos pais da nossa música. Aliás, continua valendo a frase do historiador Ari Vasconcelos: “Se você tem 15 volumes para falar de toda a música popular brasileira, fique certo de que é pouco. Mas se dispõe apenas do espaço de uma palavra, nem tudo está perdido. Escreva rápido: Pixinguinha.”

Eles se encontraram, de fato, no dia 27 de novembro de 1957, no Palácio Laranjeiras, no Rio de Janeiro, por iniciativa do presidente Juscelino Kubitschek, que convidou vários representantes da música brasileira para almoçarem com Louis Armstrong, na época, apresentando-se no Brasil. Aquele foi o primeiro encontro. O segundo é este que promovemos com a participação de alguns dos melhores músicos do Brasil e dos Estados Unidos.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

CONFERÊNCIA DO ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE ACONTECE EM 23 DE NOVEMBRO EM SÃO PAULO

A Conferência do Ano Internacional da Biodiversidade ocorre, na Hebraica, em São Paulo, em 23 de novembro 2010.

O evento realizado pelo Instituto Humanitare que tem a missão de aproximar a sociedade civil das Nações Unidas (ONU) é voltado a convidados, autoridades, empresário, executivos, Imprensa e acadêmicos. Foi autorizado pela CDB (Convenção da Diversidade Biológica), organismo do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), responsável pela coordenação mundial das atividades do Ano da Biodiversidade e tem a cooperação do HSBC e da VALE.

2010 foi eleito o Ano Internacional da Biodiversidade pela Assembleia Geral das Nações Unidas. No Brasil, o Instituto Humanitare programou ações de conscientização, educação, reconhecimento e incentivo à preservação da diversidade biológica.

A Conferência no Brasil contará com palestrantes como Dr. Thomas Lovejoy, especialista em biodiversidade do Banco Mundial; Maxwell Gomera, Diretor-adjunto do Centro de Monitoramento da Conservação Mundial do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente); Dr. John Malin , “Chair” Mundial do Ano Internacional da Química (em 2011), Cecília Martinez, Diretora Regional da ONU-HABITAT (Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos) para América Latina e Caribe, entre outros. O patrono da Conferência é o Professor Emérito da USP (Universidade de São Paulo), Dr. Paulo Nogueira-Neto.

Além das palestras, ocorrerão mesas redondas e o evento poderá ser acompanhado pela internet em tempo real. Nesta mesma data estão agendados: o pré-lançamento do livro “Uma Trajetória Ambientalista – Diário de Paulo Nogueira-Neto” e o lançamento da Cátedra da ONU-HABITAT “Cidades Inovadoras e Sustentáveis”.

O programa do Ano Internacional da Biodiversidade no Brasil possui o apoio institucional também do governo brasileiro, do UNIC – Centro de Informações das Nações Unidas, Secretariado Geral da ONU, do PNUMA e da ONU-HABITAT.

O evento tem papel estratégico, pois fecha as discussões das conferências que ocorreram no mundo em 2010 e traz o olhar sobre sustentabilidade de empresas como Bosch, HSBC, Siemens, VALE, de entidades como o IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores), de consultorias como a McKinsey e do setor acadêmico (Universidade de São Paulo).

A conferência contará com palestra do Prof. Dr. John Malin, presidente do Comitê Gestor Mundial da ONU, que fará o pré- lançamento do Programa das Nações Unidas para 2011 – Ano Internacional da Química; a Sra. Sheila Pimentel, presidente do Instituto Humanitare apresentará a programação prevista para acontecer no Brasil em 2011 para o Ano Internacional das Florestas e Ano Internacional da Química e, ainda, incentiva a coalizão da sociedade civil em direção a Rio+20 (que ocorrerá no Rio de Janeiro em 2012).


Agenda - O Instituto Humanitare – aproximando a sociedade civil às Nações Unidas – realiza, em São Paulo, as seguintes atividades alusivas ao Ano Internacional da Biodiversidade (2010).
Dia 23/11/2010 – das 08:00 às 20 horas - Conferência Internacional alusiva ao Ano Internacional da Biodiversidade. Alerta à Vida: a sobrevivência humana depende da Biodiversidade.
Local: O evento ocorrerá na Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo – Rua Hungria, 1.000 - São Paulo (SP), Sala Marc Chagall.

Dias 22/11/2010 a 25/11/2010 – Agenda Corporativa com comitiva de especialistas mundiais da conferência em visitas a representativas empresas e entidades brasileiras.


Sobre a Cátedra Cidades Inovadoras e Sustentáveis:
A Cátedra pretende formar multiplicadores e gestores especializados na implantação de políticas públicas e de interesses privados para serem tentáculos para a implantação dos programas da ONU-HABITAT, incentivando o empreendedorismo dedicado às questões de cidades - Direito a cidades melhores, mais saudáveis e sustentáveis” para países de língua portuguesa e países da relação sul-sul.; fornecendo conhecimentos, melhores práticas e ferramentas; promovendo conscientização e educação e reconhecendo e incentivado modelos de referência.

A implantação do projeto terá cinco fases, que se iniciam no começo de 2011 e terminam no fim de 2012: Fase I – Estudo de Viabilidade, Fase II – Implantação de um Programa Piloto, Fase III – Planejamento 2012-2013, Fase IV- Implantação e Divulgação, Fase V- Avaliação de Resultados e Planejamento Futuro (2013-2015).

Cooperação: Academias, Empresas signatárias de cooperação com a ONU-HABITAT, outras relacionadas com o Instituto Humanitare e designadas aos interesses do programa, organismos públicos federais, estaduais e municipais, entidades do terceiro setor especialmente as ligadas diretamente ao assunto.

Sobre o Instituto Humanitare:
O Instituto Humanitare promove a aproximação entre a sociedade civil e as Nações Unidas para incentivar o desenvolvimento sustentável, a implantação de boas práticas, a formação de modelos multiplicadores e de lideranças globalmente responsáveis de forma a impactar positivamente na governança e políticas públicas que beneficiem o Brasil, os países de língua portuguesa e os países da relação sul-sul.
Seguindo a agenda do Secretariado Geral da ONU, conecta diversos atores aos organismos do sistema no Brasil e no exterior, o Instituto traz as propostas dos programas e projetos, aplicando-os de modo a incluir empresas, academia, terceiro setor, mídia e toda a sociedade nessas atividades, buscando o entendimento das culturas integradas à diplomacia empresarial e a diplomacia social como alicerces para o desenvolvimento pautado na retidão e nos princípios éticos.

O Instituto Humanitare consolida-se com esse compromisso pelo bem da humanidade e do Planeta em pleno sinergismo com os princípios e propósitos da Carta das Nações Unidas e da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Serviço
Conferência do Ano Internacional da Biodiversidade – Instituto Humanitare
Data e horário: 23 de novembro de 2010 - 08:00 às 20 horas
Local: Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo
Rua Hungria, 1.000 - São Paulo (SP).