terça-feira, 30 de agosto de 2011

Mistérios e aventura dão o compasso do primeiro romance de Liana Cupini


Estigmas da Luz , que foi indicado para o prêmio Codex na categoria Ficção, tem todos os ingredientes de um livro instigante: relacionamentos complicados, romances, mal entendidos e seres espetaculares e inatingíveis.

Os nefilins – filhos de anjos caídos e mortais - caíram nas graças do público. Isso se deve ao fato do livro ser recheado de passagens históricas, mitologias, lendas e fantasia. A escritora Liana Cupini explora, com uma linguagem simples, de leitura ágil, um mundo criado a partir do livro apócrifo de Enoque. A autora brinca com o leitor o tempo todo, instigando o senso de "certo e errado", "bom e mau".

Recomendado para todas as idades, aborda temas como preconceito, bullying e aceitação. Estigmas da Luz, primeiro livro da Série Luz e Escuridão, é sem duvida uma excelente surpresa no cenário nacional.

LIANA CUPINI - natural de São Paulo - SP, nasceu em 11 de Fevereiro de 1984. Formada em Comunicação Social (Publicidade), estudou Comércio Exterior e tem MBA em Recursos Humanos. Publicou recentemente o romance “Antes tarde do que mais tarde”. É fundadora do grupo “Selo Brasileiro”, que tem como objetivo viajar por todo o Brasil e realizar eventos e palestras, incentivando a leitura e estreitando o laço com leitores e apaixonados por um bom livro.

Atrações do Triângulo Music e Concurso de Bandas são indicados ao VMB

A MTV divulgou na última sexta-feira (26) os indicados ao 17º Video Music Brasil (VMB), um das principais premiações musicais do país. A maior novidade deste ano é que, das 11 categorias, sete serão eleitas por um júri formado por jornalistas, artistas, cineastas e formadores de opinião.

No ano passado todas as categorias tinham voto popular e o Restart – banda se apresentou no ano passado no Triângulo Music - se sagrou vencedor em todas que disputou. Neste ano, o Restart não tem nenhuma indicação. Já a banda NX Zero, que se apresenta no festival Triângulo Music no dia 08 de outubro, recebeu quatro indicações (Hit do Ano, Artista do Ano, Melhor Música e Melhor Disco).

O Skank vai se apresentar no Triângulo Music no dia 7 de outubro e também recebeu uma indicação, na categoria Webclipe. E a Fresno, que vai participar da semifinal do Concurso de Bandas foi indicada na categoria Hit do Ano.
A votação popular será aberta em 29 de agosto no portal do canal. Já a premiação acontece no dia 20 de outubro, em São Paulo.

EDITORA PEIRÓPOLIS LANÇA A OBRA "PASSARINHA" EM SP

Lançamento da Editora Peirópolis, de autoria de Regina Berlim, leva à reflexão sobre o ciclo natural da vida. 

A Editora Peirópolis lança, no dia 03 de setembro, às 15h, na Livraria da Vila do Shopping Higienópolis, em São Paulo, o livro Passarinha, de autoria deRegina Berlim e ilustrações de Thais Beltrame. A obra, realizada com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura pelo Programa de Ação Cultural 2011, leva o leitor a refletir sobre questões da vida. Por meio de uma narrativa poética, a autora conta, de forma sintética e bastante simbólica, a história de um menino que testemunha o processo de crescimento de um pequeno pássaro em uma árvore próxima a uma janela de sua casa.
Acompanhando dia a dia o processo de crescimento da pequenina ave, a passagem do tempo e das estações, o garoto cada vez mais vai se apegando a ela. Percebe sua presença, ouve seu cantar, dá-lhe um nome, acostuma-se a fazer-lhe confidências. Mas um dia se vê obrigado a deixá-la partir e cumprir seu destino.
Segundo Regina, o livro é como uma história de amor, no sentido da criação de um vínculo inesperado e profundo. “Acho que o grande aprendizado na vida – o ‘pulo do gato’ – é conseguir lidar com a ausência e entender que esses vínculos podem permanecer de um jeito bom, mesmo quando o outro não está mais ao nosso lado. E que as ausências, infelizmente, nem sempre são anunciadas”, diz.
Passarinha encanta o leitor tanto pela poesia e suavidade de seu texto quanto por suas ilustrações, repletas de sensibilidade e detalhes. “Os desenhos da Thais tem um não-dito que captura a essência da história. Ela teve total liberdade de transmitir em seus traços a emoção das personagens. E foi exatamente o que fez”, destaca a autora.
Voltado para o público infantil, o livro, entretanto, proporciona uma leitura prazerosa para jovens e adultos, por lidar com um tema denso em mais de um nível de leitura. “A Thaís Beltrame comentou que a Passarinha é uma história cheia de silêncios. Achei uma definição linda. O que desejo é que cada leitor consiga ouvi-los e encantar-se com eles”, concluiu Regina.

Teatro Humboldt apresenta a mistura popular e erudita do Quintal Brasileiro

O grupo é formado por Luiz Amato (violino), Esdras Rodrigues (violino), Emerson de Biaggi (viola), Adriana Holtz (violoncelo) e Ney Vasconcelos (contrabaixo) e todos ocupam lugar de destaque em orquestras e decidiram se dedicar a este trabalho inédito, fazendo interpretações diferenciadas e inovadoras.

Em 10 anos de carreira, momentos históricos não faltam para o quinteto que já dividiu o palco com Egberto Gismonti, participou do SESC Instrumental, de apresentações no Museu da Casa Brasileira e no SESI São Paulo, além do espetáculo "Passanoite", da companhia de Dança de São Paulo.

O jeito inovador do Quintal Brasileiro também está presente no cinema. A diretora e roterista Gisela Callas escolheu faixas do CD Abstrações como trilha sonora para o filme “A margem da Linha”.

Serviços

Ingressos*:1 quilo de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) ou
R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
* Os alimentos serão doados para Casa Madre Teodora dos Idosos
Local: Teatro Humboldt (Av. Eng. Alberto Kuhlmann, 525 – Interlagos, São Paulo)
Data: 1º/09/2011
Horário:20h30
Capacidade: 432 lugares
Ar condicionado.
Acesso a portadores de deficiências.
Indicação etária: livre

Evento gratuito no Espaço Acústica


Quinta, dia 1º de setembro o espaço acústica realiza evento gratuito para comemorar o aniversário do empresário, Zé Jacy. A comemoração conta com o som do Batuque 18, que estréia nos palcos cariocas com a mistura de Lady Gaga, Luan Santana, O Rappa e muito samba. Este grupo foi sucesso do carnaval e Réveillon da região dos lagos do Rio. O evento conta ainda com a presença de: DJ Adab, tocando os melhores hits do passado, de Balão Mágico à Nirvana e do DJ Roque com Eletrohouse e Hip Hop.


Garanta sua entrada VIP! Envie nome para: listavipacustica@hotmail.com 


SERVIÇO:
Data: Quinta, 01 de Setembro.
Local: Espaço Acústica 
Endereço: Praça Tirandentes, 2 e 4
Telefone: 2232-1299
Horário: 23h

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

De trás de uma árvore, Pedrinho mostra às crianças as partes do corpo humano

Uma das mais tradicionais brincadeiras infantis, o jogo de esconder é o ponto de partida para o livro 'Pedrinho, cadê você?', lançado pela Autêntica Editora. Escondido atrás de uma árvore, um menino, em resposta às perguntas da mãe (“Cadê seu pé? Cadê seus olhos?” etc.), vai mostrando partes de seu corpo até o clássico e divertido desfecho: “Achooouu!”.

A obra é resultado de um desafio que a autora, Sonia Junqueira, referência na literatura infantil e juvenil nacionais, colocou para si mesma: escrever para crianças bem pequenas. As ilustrações são assinadas por Mariângela Haddad, e buscam, por meio de cores vibrantes e traços bem marcados, estabelecer uma relação de cumplicidade com as crianças de 0 a 3 anos e pré-leitores – público-alvo do livro.

Pedrinho, cadê você? é um estímulo para que os livros e a literatura façam parte da vida das crianças desde suas primeiras experiências, associados ao lúdico e ao agradável. A sintonia entre as duas artistas mineiras – uma nas letras e outra nos pincéis – se consolida num trabalho bem-humorado e cativante.

Sensibilidade e os pequenos gestos do cotidiano transformam a vida de uma família em romance de Flavio Lopes

O rebelde e ansioso Yuri é o protagonista do romance "Uma outra história de amor", lançado pela Editora Vida & Consciência. Seu tempo na terra é curto: por conta da imaturidade, o jovem sofre um grave acidente de carro, colocando sua vida em risco e causando grande sofrimento a todos à sua volta. Vem a falecer poucas horas depois, deixando a família e seu grande amor, Marcelo, desamparados.

A tragédia, porém, é só o começo deste envolvente romance escrito por Flavio Lopes e ditado por seu mentor espiritual Emanuel. Ao deixar o plano terrestre, Yuri ganha a chance de recomeçar. Na colônia astral Santa Rita, é orientado pela avó Lucinda e pelo sábio guia Ariovaldo, aprendendo a controlar a ansiedade e abandonar a rebeldia. Yuri entende, também, que sua orientação sexual nada mais é do que a forma por ele escolhida para evoluir. Essa sensibilidade desenvolvida pelo jovem, agora mais equilibrado e sábio, vão ajudá-lo a aconselhar seus pais e Marcelo, incentivando-os a se libertarem dos preconceitos e seguirem uma vida alegre, sem que se sintam culpados pela sua morte.

Uma outra história de amor é uma delicada trama que mostra ao leitor como fazer a vida valer a pena com atitudes simples, porém significativas. A obra fala sobre rebeldia, negação e superação, e destaca que sempre existe uma segunda chance para se aprender valores fundamentais e evoluir, seja no plano terreno, seja no plano espiritual.

Livraria Cultura do Shopping Fashion Mall receberá Emily Giffin


Autora da obra Questões do Coração inaugura programação de eventos da loja carioca.

A Livraria Cultura do Shopping Fashion Mall receberá para uma noite de autógrafos a autora americana Emily Giffin no dia 1 de setembro, às 19h. Conhecida por escrever best sellers que abordam conflitos vividos por mulheres contemporâneas, a escritora inaugurará a agenda de eventos da primeira unidade da Cultura no Rio de Janeiro. 

Considerada como uma “contadora de historias pé no chão”, Giffin autografará as obras Ame o que é seu e Questões do Coração. A primeira narra a história de uma mulher comprometida que se envolve em um reencontro com um antigo amor. Já a segunda – atualmente entre os 10 livros mais vendidos pelas Revistas Veja, Época e pelo Jornal O Globo – trata a questão da traição por diferentes ângulos, analisando as verdades e os sentimentos envolvidos, de forma a provocar o leitor. 

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Exposição Barcos do Brasil inaugura nova sede do Iphan nacional em Brasília


Réplicas de embarcações que retratam o patrimônio naval brasileiro ficarão expostas no novo espaço destinado à temática do patrimônio cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan inaugura sua nova sede nacional em Brasília, com a exposição Barcos do Brasil. A cerimônia será às 19h30 do dia 30 de agosto, no Edifício Lucio Costa, na SEPS Quadra 713/913, Bloco D. A exposição ficará aberta para visitação de 31 de agosto a 18 de novembro, de segunda a sexta-feira, de 9h às 19h. O evento inaugura também a Sala Mário de Andrade, um novo espaço destinado à realização de exposições com a temática do patrimônio brasileiro e que passa a integrar o circuito cultural da capital federal.

O presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, ressalta que a sala presta justa homenagem Mário de Andrade, “que teve participação decisiva na criação e estruturação do Iphan e cujas viagens etnográficas realizadas no início do século XX resultaram em documentação exaustiva sobre a cultura popular brasileira, reconhecidas, até hoje, como uma das mais importantes ações de preservação e valorização do nosso patrimônio”. Ele complementa dizendo que a nova sede está estruturada dentro estratégia do Iphan de proporcionar a interação da comunidade com o patrimônio cultural, oferecendo espaços de uso público como a própria Sala Mário de Andrade e a Biblioteca Aloísio Magalhães, por exemplo. A nova sede passará a funcionar como uma das Casas do Patrimônio, presentes em várias cidades brasileiras onde o Iphan atua.

Barcos do Brasil
O patrimônio naval brasileiro é possivelmente um dos mais ricos do mundo em quantidade e diversidade de barcos tradicionais. No país, já foram identificados mais de 200 tipos de embarcações, destinadas aos mais variados ambientes, sejam eles lacustres, fluviais ou marítimos, e empregadas para os mais diversos fins, utilizados por populações costeiras e ribeirinhas, integrados a um imenso contexto de festas, tradições, conhecimentos e trabalhos. A Exposição Barcos do Brasil apresenta ao público, pela primeira vez, os 89 modelos de embarcações tradicionais brasileiras que fazem parte da Coleção Alves Câmara Século XXI.

A mostra apresenta modelos em escala 1:25 e fala um pouco sobre o patrimônio naval brasileiro, o ofício do modelismo naval e o Projeto Barcos do Brasil. O objetivo é sensibilizar os visitantes sobre a importância do reconhecimento e da preservação dos modos de vida, paisagens, técnicas tradicionais e embarcações que fazem parte do patrimônio naval brasileiro.

A Coleção Alves Câmara Século XXI

A Coleção Alves Câmara Século XXI foi inspirada na Coleção Alves Câmara original, composta por 42 modelos de barcos tradicionais brasileiros encomendados em 1908 pelo então Ministro da Marinha, o Almirante Alves Câmara, aos estados brasileiros. Sua preocupação era registrar os principais barcos tradicionais do Brasil que, já no início do século XX, corriam o risco de desaparecer. A Coleção Alves Câmara faz parte do acervo do Espaço Cultural da Marinha, com sede no Rio de Janeiro. 

A confecção de réplicas na escala 1:25 começou em 2005 pelo Museu Nacional do Mar, em Santa Catarina, com o incentivo do navegador Amyr Klink e o apoio do Iphan. A curadoria é do arquiteto e urbanista Dalmo Vieira Filho, atual diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan. Três dos melhores modelistas navais do Brasil - Carlos Heitor Chaves, Conny Baumgart e Luiz Lauro Pereira Jr. - foram contratados para a missão que, na origem, tinha como proposta reproduzir as embarcações que já faziam parte da coleção original. No entanto, outros barcos foram incorporados, dando origem à Coleção Alves Câmara Século XXI, que já possui 89 modelos de embarcações tradicionais de todo o Brasil, e continua crescendo.

A Coleção Alves Câmara Século XXI pode ser considerada um dos acervos de modelos de barcos tradicionais mais importantes do mundo e, por isso, foi tombada em 2010 pelo Iphan como patrimônio nacional.

O Projeto Barcos do Brasil

Lançado pelo Iphan em 2008, o Projeto Barcos do Brasil tem como objetivo a preservação e a valorização do patrimônio naval brasileiro, dos barcos tradicionais, dos homens e mulheres do mar, dos carpinteiros e artesãos, dos mestres e pescadores, da arte da navegação, da riqueza e diversidade do patrimônio cultural.

O projeto baseia-se em uma cooperação intergovernamental que envolve diversos ministérios que, de alguma forma, possuem ações relacionadas com a temática do Patrimônio Naval e da sua preservação.

São parceiros do projeto:

- Ministério da Cultura
- Ministério de Ciência e Tecnologia
- Ministério da Educação
- Ministério do Turismo
- Ministério da Defesa – Comando da Marinha
- Ministério das Cidades
- Ministério do Trabalho e Emprego
- Ministério da Pesca e Aquicultura
- Secretaria Especial de Portos
- Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
- Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis /Ibama
O projeto tem como patrono o navegador Amyr Klink, grande incentivador da preservação do patrimônio naval brasileiro, que também estará presente na inauguração da exposição.

Serviço:

Exposição Barcos do Brasil
Data: 31 de agosto a 18 de novembro de 2011
Horário: Segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 19h
Local: Sala Mário de Andrade
           Sede do Iphan – Edifício Lucio Costa
           SEPS Quadra 713/913 – Bloco D
           Asa Sul - Brasília - DF