terça-feira, 17 de maio de 2011

LONGA SOBRE SUSTENTABILIDADE, DIRIGIDO POR BRASILEIRO, ESTRÉIA SIMULTANEAMENTE EM SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO, EM JUNHO


No mês do meio ambiente, a população de São Paulo e do Rio de Janeiro contará não só com eventos como a Virada Sustentável e o C40 (reunião dos 40 prefeitos das principais capitais mundiais para discutir assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável das metrópoles), mas também com a estréia de um filme que aborda o tema sustentabilidade: 2012 – Tempo de Mudança.

Trata-se de um documentário dirigido pelo cineasta João Amorim, sócio fundador da PostModern Times, uma companhia de mídia especializada em filmes sócio-ambientais.

Durante seus 84 minutos “2012” aborda, de maneira clara e sintetizada, os três pilares da sustentabilidade - sociedade, meio ambiente e economia - deixam de ser algo distante para o espectador. Inspirado no best-seller do jornalista Daniel Pinchbeck, 2012 – The Return of Quetazlcoatl, o longa propõe mudanças nas relações entre o homem e a natureza através da junção de conhecimentos antigos de culturas extintas, como os Maias, com os métodos científicos dos dias atuais.

Problemáticas econômicas, desajuste ambiental e social estão no centro da discussão que pretende instigar a reflexão do público quanto à forma de vida levada nos grandes centros urbanos. Porém, mais do que apontar os desprazeres da vida moderna e as mazelas ambientais, 2012 procura incentivar o espectador a buscar alternativas coerentes para solucionar a insatisfação com a realidade atual, investindo em um novo estilo de vida. Algumas técnicas - como meditação e yoga - são abordadas como canais que possibilitam o corpo a entrar em sintonia com a natureza. A importância de iniciativas simples para reutilização da água e outros métodos de reciclagem também são discutidas.

O documentário também aborda ações que já ocorrem mundo a fora, mas que o público em geral desconhece como soluções em engenharia sustentável e novas práticas em relação à utilização eficiente da natureza. Agregando essas ações às iniciativas simples e apostando na espiritualidade e na comunhão entre cidadão e natureza como pontos chave, o filme cria um panorama que aponta para uma nova existência, mais harmônica e menos individualista.

Animações e depoimentos de cientistas, artistas e ativistas ilustram bem toda a gama de possibilidades para uma sociedade mais engajada e plural. Sting, Gilberto Gil, David Lynch, Ellen Page, André Soares, Lucy Legan, Paul Stamets, entre outros entrevistados, enriquecem com seus relatos esse filme que trata de um dos temas mais discutidos no mundo atualmente: sustentabilidade.

Agende-se!
Quando: 17/06/2011
Classificação etária: 12 anos
Obs: Acompanhem no site e no facebook do filme os locais de exibição.

Sem comentários:

Enviar um comentário