quinta-feira, 4 de novembro de 2010

COPACABANA VAI PARAR!

15ª Parada do Orgulho LGBT-Rio acontece no próximo dia 14 de novembro às 13h-Posto 6

Orgulho. É com este tema que o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT pede passagem para a 15ª Parada do Orgulho LGBT que vai parar a praia de Copacabana no dia 14 de novembro. Terceiro maior evento oficial da Cidade Maravilhosa, a Parada terá sua concentração às 13h no Posto 6 e já estão confirmados 12 trios (9 oficiais), que farão o percurso até o Posto 2. No evento, estarão presentes o Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o deputado estadual Carlos Minc. O prefeito Eduardo Paes ainda não confirmou presença.

Esse ano, o tema será a continuação da luta contra a homofobia. Como temáticas conjuntas, os 15 anos de Parada, a conotação política que sempre foi a tendência do Rio e o próprio tema do Rio de Janeiro também darão as cores da bandeira de luta do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, realizador do evento.

"A Parada do Orgulho LGBT do Rio amadureceu. Este ano completamos 15 anos de manifestação no principal cartão postal do Brasil. Temos orgulho de nossa luta contra a homofobia; orgulho de nossa cidade ser o melhor destino gay do mundo; orgulho de querermos amar e viver livremente; orgulho de quem quisermos ser. Temos orgulho de sermos arco-íris!", afirma o presidente do Grupo Arco-Íris, Julio Moreira.

Ação Orgulho, Saúde, Cidadania e Direitos Humanos

Nesta 15ª edição da Parada, a ação concentra-se no incentivo à testagem voluntária anti-HIV e na prevenção das hepatites virais, na sua maioria também sexualmente transmissíveis. Como parte da prevenção às hepatites virais, haverá vacinação contra a hepatite B. Serão distribuídas até 1 milhão de camisinhas masculinas, incluindo as "teen" e "extra"; além de sachês de gel e camisinha feminina.
 
O Kit que será distribuído na Parada conterá:

- um folder sobre prevenção e promoção da saúde LGBT, incluindo, além de informações sobre prevenção de DST, Aids e Hepatites Virais, informação para prevenção de câncer de próstata, mama, pênis, colo de útero, testículo, ovários, etc.;
- porta camisinha já contendo além das informações de sempre, como prevenção de DST e Aids, o estímulo à vacinação contra hepatite B e ao teste da Aids;
- folder específico para proteção das lésbicas, mulheres bissexuais e mulheres que fazem sexo com mulheres, com o método de barreira para sexo oral vaginal e oral anal, desenvolvido no Brasil pelo projeto Laços & Acasos do Grupo Arco-Íris, conhecido carinhosamente como "sainha";
- um gibi (pequena revista em quadrinhos) sobre prevenção e sexo seguro, dirigida a jovens gays;
- uma pulseira (dupla, entrelaçadas) que numa delas lembra a prevenção contra a Aids e a luta contra a epidemia e na outra um pequeno calendário para lembrar a todos que tomarem a primeira dose da vacina contra a hepatite B não deixarem de tomar a segunda dose (1 mês após a primeira) e a terceira (6 meses depois da primeira).
Serão 3 tendas/pólos (50 m2 cada) espalhados pela orla de Copacabana  para a ação e estarão em funcionamento a partir das 9h do dia 14/11 até as 18h, onde será centralizado todo material e os voluntários, agindo num raio de 1km, cada. O quarto pólo, anexo ao primeiro, será realizada a vacinação contra hepatite B. Ficarão assim localizados no canteiro central da Av. Atlântica: 1 - Concentração dos Trios ( Rua Sá Ferreira);  2 - altura da Figueiredo Magalhães (metrô); 3-  em frente ao  Copacabana Palace (dispersão da Parada).
A 15ª Parada do Orgulho LGBT, que acontece dia 14 de novembro em Copacabana, é patrocinada pelo Governo do Estado do RJ, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e Petrobrás. Também conta com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura e de Saúde e Defesa Civil; além das Secretarias Municipais de Turismos (Riotur), Cultura e Saúde e Defesa Civil.

Sem comentários:

Enviar um comentário