terça-feira, 16 de novembro de 2010

FMB - FEIRA MÚSICA BRASIL REPRESENTA O MERCADO DA MÚSICA NO EXTERIOR

Principal ação do Ministério da Cultura na área da música marca presença na maior feira mundial da música, a Womex, e confirma presenças internacionais no Brasil, em dezembro.

O presidente do maior encontro do mundo para compra e venda de shows, a World Music Expo - Womex, Christoph Borkowsky, estará no Brasil, entre os dias 8 e 12 de dezembro, para participar da Feira Música Brasil (FMB), em Belo Horizonte. A confirmação da presença do produtor alemão no evento foi revelada por Thiago Cury, diretor do Centro de Música da Funarte (CEMUS), que esteve na Womex, no início de novembro, representando o governo e a FMB 2010.

"Queremos criar um apoio internacional, pela Funarte e via FMB, para artistas brasileiros irem e virem do exterior, em intercâmbio com as maiores e mais renomadas feiras internacionais, como Midem, SXSW e Womex", afirma Thiago Cury. Essa ação, que envolve a iniciativa privada, pessoas físicas (como artistas e produtores) e governos, "é fruto de uma parceria entre os Ministérios da Cultura e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, pelo viés da internacionalização e exportação da produção cultural brasileira, que gera um forte impacto na economia da cultura nacional", completa o diretor do CEMUS.

Para o diretor-executivo da FMB, Carlos "KK" Mamoni Júnior, "a cadeia produtiva da música nunca esteve tão sintonizada”. Prova disso é a atuação conjunta com as 16 associações da Rede Música Brasil na condução desta terceira edição. “Essa sintonia deve ser aproveitada para que possamos estar presentes nos eventos internacionais de forma organizada e diversa, afinal a música é um dos nossos maiores patrimônios e é mais admirada até que o nosso futebol", defende.

A escalação de convidados internacionais já confirmados para a FMB 2010 inclui também representantes do mercado musical da Galícia, do Ministério da Cultura de Cuba e programadores do festival Europália, da Bélgica.


 
Sobre a FMB


A FMB é uma iniciativa do Ministério da Cultura realizada pelo Centro de Música da Funarte (CEMUS) com a parceria do Conselho Rede Música Brasil, formado por 15 associações nacionais que representam os diferentes elos da cadeia criativa e produtiva da música, e conta com os apoios da Prefeitura de Belo Horizonte e do Governo de Minas Gerais. Idealizada em 2006 e realizada, pela primeira vez, em fevereiro de 2007, na cidade do Recife, a FMB foi o primeiro evento realizado pelo Programa de Desenvolvimento da Economia da Cultura (Prodec), com o objetivo de impulsionar a economia da cultura no País, aprovado dentro do Plano Plurianual, do Governo Federal.

O Conselho Rede Música Brasil é formado, atualmente, pelas seguintes associações: Academia Brasileira de Música (ABM), Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), Associação Brasileira de Empresários de Artistas (ABEART), Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN), Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD), Associação das Rádios Públicas (ARPUB), Brasil Música & Artes (BM&A), Casas Associadas, Central Única das Favelas (CUFA), Circuito Fora do Eixo (CFE), Federação das Cooperativas de Música do Brasil (FCMB), Federação Nacional dos Músicos Profissionais do Brasil (Fenamusi), Fórum Nacional da Música (FNM), Música Para Baixar (MPB) e União Brasileira das Editoras Musicais (UBEM).


Sem comentários:

Enviar um comentário