terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Natura divulga os selecionados no Edital Nacional 2010 do Natura Musical na categoria Fomento à Música

Programa recebe recorde de inscrições em sua sétima edição do Edital Nacional

São Paulo, 14 de dezembro de 2010 - Durante dois meses foram inscritos mais de 860 projetos de 24 Estados brasileiros e Distrito Federal no Edital Nacional 2010 do Natura Musical, incluindo as duas categorias, Fomento à Música e Turnê Nacional. Um crescimento de 18% em relação a 2009. Desde 2005, quando foi lançado o programa, foram patrocinados mais de 150 projetos em todo o país. Nesta edição, a Natura disponibilizou um total de R$ 1 milhão por meio das Leis Rouanet ou Lei do Audiovisual para a viabilização dos 4 projetos contemplados na categoria Fomento à Música.

Este ano, os selecionados foram a cantora Karina Buhr que irá gravar seu segundo CD com músicas inéditas e fará shows de lançamento; a Orkestra Rumpilezz criada pelo maestro Letieres Leite e formada por músicos de percussão e de sopro da Bahia com influência jazzística e inspiração no candomblé; o longa-metragem "Dominguinhos Volta e Meia" - idealizado pela cantora Mariana Aydar - em homenagem aos 70 anos do músico e com a participação de grandes nomes da música popular brasileira; e o Acervo Digital Chiquinha Gonzaga, que vai disponibilizar em um site músicas e partituras pouco conhecidas da primeira maestrina do Brasil.

"A cada ano temos um aumento significativo no número de inscritos nos editais do Natura Musical. Isso nos possibilita proporcionar novas experiências com a música brasileira para as pessoas", destaca Renata Sbardelini, gerente de Marketing Institucional da Natura. São iniciativas musicais de diversos estágios da produção cultural, desde a pesquisa e documentação, formação musical e circulação, até projetos de criação e produção. "Com a diversidade de projetos inscritos, representando diferentes regiões do Brasil, possibilitamos o acesso de um maior número de pessoas à riqueza musical do nosso país", completa Renata Sbardelini.

Para a seleção destes projetos foi formada uma Comissão Técnica independente composta pelos jornalistas Ronaldo Evangelista - que também é pesquisador -, colaborador da Folha de S. Paulo (SP) e editor do blog Vitrola (www.vitrola.blogspot.com); Mauro Ferreira especialista em música e responsável pela coluna 'Estúdio' do jornal O Dia (RJ), além de escrever para as revistas Rolling Stone, IstoÉGente e editar o blog Notas Musicais (www.blogdomauroferreira.blogspot.com); e o crítico do jornal Correio* (BA), Hagamenon Brito, responsável também pelo caderno de Cultura e Variedades do jornal e pela manutenção  do blog Pop Head (www.correio24horas.globo.com/blogs/pophead).

As propostas selecionadas pela comissão foram submetidas à análise e escolha final da Natura. Dentre os critérios utilizados na avaliação e seleção dos projetos estão: adequação ao conceito, inovação, abrangência geográfica, excelência artística, linguagem pra toda gente e acessibilidade.

Os selecionados na categoria Turnê Nacional serão anunciados em 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário