quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

LeYa Brasil lança “Lisboa em Pessoa – Guia turístico e literário da capital portuguesa”


Guia que desvenda Lisboa à partir de um roteiro criado pelo mais famoso poeta português

“Lisboa em Pessoa – Guia turístico e literário da capital portuguesa”, de João Correia Filho, chega às livrarias em fevereiro, editado pela LeYa.  Um guia turístico diferenciado, preparado a partir das indicações de um dos moradores mais conhecidos da capital lusitana, o poeta Fernando Pessoa.

João Correia Filho teve como ponto de partida o livro “Lisboa: o que o turista deve ver”, escrito por Pessoa em 1925 – que permaneceu inédito por décadas, sendo editado pela primeira vez em 1992.  A obra resulta do profundo conhecimento que o poeta tinha de sua cidade natal, onde viveu a maior parte de sua vida. Tamanha intimidade é consequência do hábito de caminhar demoradamente pelas ruas de Lisboa. O leitor tem acesso às dicas desse cicerone especial, que o conduz a locais célebres como a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos e o Castelo de São Jorge – para citar apenas alguns locais de numa detalhada lista de mais de cem lugares a serem descobertos.

“Lisboa em Pessoa” inclui também pontos de visitação relacionados à vida do poeta lisboeta, como o café ‘A Brasileira’, do qual foi frequentador assíduo, e a Casa Fernando Pessoa, em que viveu os últimos 15 anos de sua vida e que hoje sedia um centro cultural. Enriquecendo as referências e diversificando os olhares sobre a cidade, textos de outros autores portugueses completam o guia – tanto nomes consagrados como Camões, Eça de Queiroz e José Saramago, como novos expoentes da literatura lusa, como Batista-Bastos, Hélia Correia e Inês Pedrosa. Isso sem contar o farto material fotográfico, que também explora a cidade sob um olhar mais poético.

Com mais de 300 páginas, “Lisboa em Pessoa” detalha tanto as atrações históricas, quase obrigatórias, como as mais recentes, como o Parque das Nações, inaugurado em 2008, e o Museu do Design e da Moda, de 2009. Tudo isso sem deixar de fornecer informações práticas necessárias para o viajante, sejam eles grandes amantes da literatura e do poeta Fernando Pessoa, ou àqueles que têm interesse em conhecer a cidade pelo olhar de um de seus mais profundos conhecedores.

Sem comentários:

Enviar um comentário