sexta-feira, 25 de março de 2011

Espetáculo musical e debate abordam os desafios para combater a violência armada


O Consulado Geral da Noruega e o Viva Rio apresentam a pré-estreia nacional do espetáculo musical Strange News, que mostra os efeitos brutais da guerra, particularmente em crianças que são forçadas a participar em atos de violência armada. A apresentação acontece no dia 28/03 (segunda-feira) e será seguida de um debate sobre os desafios humanitários globais e a violência armada, que contará com a participação do Ministro das Relações Exteriores da Noruega, Sr. Jonas Gahr Støre, e o diretor executivo do Viva Rio, Rubem César Fernandes, entre outras autoridades brasileiras no assunto.

Strange News é um drama musical multimídia, com atores, orquestra de câmera, som e vídeo, que mostra os efeitos brutais da guerra, particularmente em crianças que são forçadas a participar em atos de violência armada. O compositor e o diretor de cena criaram a peça após encontrar com crianças que foram soldados em Uganda e na República Democrática do Congo. O trabalho foi encomendado pela Orquestra Filarmônica de Oslo e teve sua estréia mundial em 2007. Desde então a peça tem sido apresentada em vários países no mundo.

O evento contará com a presença do compositor, o norueguês Rolf Wallin. Nesta montagem, o ator e músico ugandese Arthur Kisenyi serão acompanhados por instrumentistas da Orquestra Sinfônica Petrobras, conduzida pelo norueguês Christian Eggen. Esta é a primeira vez que o espetáculo será encenado no Brasil, em evento para convidados. No próximo ano, ela será apresentada ao público brasileiro na versão para orquestra sinfônica.

Após a apresentação, um painel de debate sobre os desafios humanitários globais e a violência armada contará com a participação do Ministro das Relações Exteriores da Noruega, Sr. Jonas Gahr Støre, e do diretor executivo do Viva Rio, Rubem César Fernandes, entre outras autoridades brasileiras no assunto. O debate será mediado pela jornalista americana Julia Michaels.

O evento é parte da programação do Ministro das Relações Exteriores da Noruega, que faz a sua primeira visita ao Brasil, com o objetivo de apresentar a nova estratégia do governo norueguês para futura cooperação entre os países, assim como para estabelecer contato com o novo governo brasileiro. O Ministro Gahr Støre visitará também Brasília e outras cidades brasileiras. 

Sem comentários:

Enviar um comentário