terça-feira, 29 de novembro de 2011

ANJOS DO PICADEIRO – O RIO DE JANEIRO EM DEZEMBRO SERÁ A CAPITAL MUNDIAL DO RISO


PALHAÇOS DO BRASIL E DO EXTERIOR ESTARÃO DE 5 A 11 DE DEZEMBRO REUNIDOS PELA ARTE CIRCENSE COMO ELEMENTO PROVOCADOR PARA UM MUNDO MELHOR.

Anjos do Picadeiro – Encontro Internacional de Palhaços, um dos maiores do mundo, no gênero, chega a sua décima edição e traz como temática ‘Voltas que o Mundo Dá’. Artistas circenses de diversas latitudes que preservam o humor e a tradição de levar alegria e graça para o público se apresentam na capital carioca. Programação completa pelo site: www.anjosdopicadeiro.com.br

O Anjos do Picadeiro é uma idealização do Grupo Teatro de Anônimo, que este ano completa 25 anos de atividades desenvolvidas. O encontro surgiu da necessidade de aprofundar a investigação sobre a arte de fazer rir, em especial a arte do palhaço. A primeira edição do encontro foi em 1996 e desde 2006 acontece anualmente. 

O Anjos do Picadeiro 10 receberá 25 artistas vindos da Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e mais de 100 artistas brasileiros do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Distrito Federal. 

Esse ano, o Anjos do Picadeiro acontece na mesma semana do DIA DO PALHAÇO (10/12) e no DIA MUNDIAL DOS DIREITOS HUMANOS (10/12), e na sua  programação terá apresentações de rua e em salas de espetáculo. Uma greve de Palhaços originando a Palhaceata percorrerá ruas do centro do Rio de Janeiro. O Overdoze com 12 horas ininterruptas de espetáculos, mostra de vídeos e shows musicais, Exposição retratando as outras edições do encontro, além de Oficinas e Seminário sobre comicidade. 

Essa edição contará com nomes importantes das atividades circenses como: Tomate (Argentina), que na sua performance construirá um Dragão com 3500 balões; Leo Bassi (Espanha), incendiário e questionador das estruturas sociopolíticas; Chacovacchi (Argentina) um dos mais tradicionais palhaços de Rua do seu país e  a palhaça Pepa Plana (Espanha), uma referência mundial na comicidade feminina; entre outros.

Para João Artigos, fundador do Teatro de Anônimo, “com ‘As Voltas que o Mundo Dá’ queremos criar um contraponto ao panorama mundial de violência, cerceamento das liberdades individuais, como o direito de expressão e o direito de ir e vir reafirmando a importância da festa, do encontro, da consolidação de territórios de afetos e a ocupação dos espaços públicos com arte e cultura”.

Nas outras nove edições aproximadamente 1500 artistas participaram do Anjos do Picadeiro e cerca de 120 mil pessoas  acompanharam as apresentações.  Artistas com linguagens variadas, cada um com sua expressão própria e com histórias distintas, intercâmbios, oficinas e a possibilidade de acompanhar o nascimento de alguns palhaços e o crescimento profissional de outros são os elementos que contribuem para consolidar o Anjos do Picadeiro como um dos mais importantes encontros do mundo e o maior da América Latina de artistas dedicados ao riso e ao humor.

Comediantes, velhos palhaços de circo de lona, bufões, pesquisadores, cômicos e charlatões, bonequeiros e mímicos, criaram um espaço para a expansão e para o fortalecimento da discussão em torno da figura do palhaço e da comicidade. A cada edição mais artistas e estudantes participam do encontro como forma de especialização do seu trabalho.

 “Para compor a programação deste ano, nos dedicamos na seleção de artistas que ajudaram a construir a história do encontro ao longo desses 15 anos. Nas ‘Voltas que o Mundo Dá’, muitos grupos se formaram, terminaram e se consolidaram ao longo desse tempo, nada mais afirmativo do que brindar este encontro nesta edição comemorativa” complementa Flávia Berton, diretora do Anjos do Picadeiro.

O Anjos do Picadeiro é patrocinado pela Petrobras através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e pela FUNARTE. Também conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro e de Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. 


GRUPO TEATRO DE ANÔNIMO

Fundado em 1986, dedica-se à pesquisa técnica e artística no que se define como teatro popular circense, com enfoque principal na arte da comicidade e nas técnicas de números aéreos. Além do repertório de nove espetáculos o Teatro de Anônimo desenvolve oficinas práticas permanentes na área da comicidade, gestão e de acrobacia aérea. Afirmando a arte como um direito inalienável de todos, o grupo tem percorrido diversas cidades do Brasil e do mundo e firmado pé como um coletivo que alia arte, sustentabilidade e autonomia. O grupo tem em seu repertório sete espetáculos que já encantou plateias de Mônaco, Itália, Espanha, Suécia, Portugal, Argentina, Chile, Colômbia e Equador. 


DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

A edição do Anjos do Picadeiro 10 terá atividades espalhadas pela cidade do Rio de Janeiro em espaços culturais fechados e também ao ar livre. 

Palhaceata: um grande cortejo cômico, formado por todos os palhaços participantes do encontro e que tem como intuito a mobilização de pessoas, mostrando para a cidade que nos próximos dias haverá uma grande invasão do riso na capital carioca e assim se tornará a Capital Mundial do Riso. Será realizada na abertura das atividades de rua, no dia 7 de dezembro (quarta-feira), saída do Largo São Francisco, e terá como mote uma greve de Palhaços!Como seria o mundo sem o riso? Nessa manifestação estão previstas ações e performances lúdicas e bem humoradas que segundo os realizadores são chamadas de terrorismo poético, uma forma de valorização da alegria, do encontro e amor a cidade.  Além disso, terá outros destaques como a presença do palhaço argentino Tomate, que construirá um Dragão com 3500 balões de gás; 

Show de abertura - Palco Aberto e Show musical com Abayomy Afrobeat Orquestra Espaço Cultural.  A orquestra formada por 12 músicos da cena carioca tem como base criativa a música de diferentes estilos com referência brasileiras, afrobeat e grooves. Em seu repertório,composições próprias e releituras de clássicos do afrobeat, além de  Jorge Ben, Marku Ribas e outros que são  inspirados nas raízes rítmicas africanas. O show será no Gabinete no dia 6 de dezembro (terça-feira);

Show de encerramento - BNegão & Seletores de Frequência (RJ). O ex-rapper do Planet Hemp e sua banda apresentam no show uma mistura de Hip-Hop, música Jamaicana, Africana, Jazz, Samba, Soul, Funk Carioca e Rock. O show é no dia 11 dezembro (domingo) na Praça Tiradentes.

Artistas que participam de várias atividades e espetáculo durante o encontro:

Palhaço Leo Bassi (Itália/Espanha): um dos mais importantes palhaços “bufões” da atualidade. É um artista provocador, incendiário e questionador das estruturas sociopolíticas. O artista vem de uma família tradicional circense com mais de 170 anos de história. Bassi faz o espetáculo de abertura no dia 5 de dezembro (segunda) no Teatro Nelson Rodrigues e participa de outras atividades durante a semana do encontro.

Pepa Plana (Espanha): Criadora do festival de Palhaças de Andorra e referência mundial de comicidade feminina. Em 98 cria sua própria cia com a intenção de fazer palhaçaria para um público adulto. Em 2000 estreia “Giulietta”, baseado em Romeu e Julieta, ganhando vários prêmios. Em 2004, monta um espetáculo sem palavras: “Hatzàrdia”, participando de feitas na Europa. Baseado nele, criou “L´Atzar”, com mais de cem apresentações, em turnê internacional e que apresenta no Anjos do Picadeiro;

Chacovachi (Argentino): Em seus 25 anos de trajetória é o palhaço de Rua mais importante da Argentina. Organizador da Convenção de Argentina Circo, Palhaço e Espetáculos de Rua, que está na 15ª edição;

Ivan Prado (Espanha): Palhaço Diretor Artístico do Festival Internacional de Clown da Galicia – Festiclown e fundador de Pallasos en Rebeldia, entidade de cooperação internacional através do riso e que tem levado o teatro a várias comunidades do mundo, entre elas na Palestina( Oriente Médio) e Chiapas ( México ) ;

Andy Snatch (Inglaterra): É um dos melhores malabaristas da Europa, tem personalidade carismática e um grande sentido de humor. Como um bom britânico, tem o sarcasmo necessário para rir da vida, das pessoas, de situações diversas, e o mais importante de tudo: de si mesmo! Desde 94 vem desenvolvendo malabarismo, combinando estilos clássicos e contemporâneos.

DJuggledy (Alemanha): Jan Manske (Yann) é DJuggledy: performer malabarista e showman. Tem mais de dez anos de experiência atuando nas ruas e festivais de todo mundo. Já participou de festivais como: Berlin Lacht! (Alemanha), Theaterfestival Boulevard (Holanda), La Mercè Barcelona(Catalunha),Gentsefeesten(Bélgica), Straatfestival  Vlissingen (Holanda), Zomer in Menen (Bélgica), Santander (Espanha), entre outros;

Marcio Libar (Brasil): ator e diretor teatral que tem no palhaço sua fonte de especialização técnica e artística. Sua linguagem artística aplicadas em suas criações são replicadas através de oficinas, preparação de atores, além da criação e direção de espetáculos e números. Marcio se define como artista e produtor de conhecimento. Suas ideias e sistemas de trabalho vêm contribuindo diretamente no campo pedagógico, acadêmico além de atua na construção de políticas públicas de cultura;

Peter Punk (Espanha): Um dos clowns e humoristas mais destacados últimamente. Venceu o  Festiclown 2008 e participou dos mais importantes encontros de clown na Espanha (Euskadi, Madrid, Barcelona, Baleares, etc.). Recentemente participou do Festiclown Palestina 2011, no festival Circe de Santa Colma (Barcelona), na FITEC de Getafe (Madrid), no Somriure (Pineda - Catalunha), no FIOT (Galícia) e em várias edições do Magiclown;

Cabarés, Galas e Rodas cômicas serão montados a partir do encontro dos artistas e a construção de um roteiro com números que eles possuem, orientados pelo diretor ou fruto do próprio intercâmbio entre esses profissionais;

Oficinas: estão programadas as oficinas de Curso de Magia Cômica & Clown, Oficina El Payaso, ¿nace o se hace?, Oficina Palhaço + Improvisação e Teatro de Resistência. O prazo para inscrição é até dia 01 de dezembro. Informações e inscrições pelo email: oficinas@anjosdopicadeiro.com.br;

Observatório, lugar e ação de intercâmbio de idéias, produção de pensamento entre artista, público e estudiosos. Paralelamente uma equipe acompanha o desenvolvimento da programação do Encontro Internacional de Palhaços, objetivando a criação de resenhas, críticas que serão publicadas no blog do Anjos do Picadeiro diariamente www.anjosdopicadeiro.com.br. O material resultado das reflexões do seminário será publicado na Revista do Anjos do Picadeiro;

III Seminário sobre comicidade, como objetivo de ampliar à participação de estudiosos do assunto se abrirá para inscrição de pessoas que queiram refletir sobre a diversidade da comicidade brasileira. Promovendo o encontro entre os pesquisadores do assunto.

Mais informações pelo site: www.anjosdopicadeiro.com.br.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA ANJOS DO PICADEIRO 10

Segunda-feira, 5 de dezembro

10h às 13h
Oficinas (detalhes e preços abaixo)
Com Cia do Quintal (SP), Pepa Plana (Esp), Breno Moroni (MS), Pablo Muñoz (Esp).
Inscrições até 1/12.

14h às 17h
III Seminário de Comicidade
Entrevista Pepa Plana (Esp) e Tomate (Arg) por Adriana Schneider (RJ)
Grande Galeria - Teatro Nelson Rodrigues
GRÁTIS

20h às 21h
Espetáculo de Abertura - Instintos Ocultos com Leo Bassi
Teatro Nelson Rodrigues
10 ANOS
R$ 20,00

Terça-feira, 6 de dezembro

14h às 17h
III Seminário de Comicidade
Palhaço: uma ação viral com Ivan Prado (Esp), Márcio Libar (RJ) e Alexandre Casali(BA)
Grande Galeria - Teatro Nelson Rodrigues
GRÁTIS
LIVRE

22h às 01h
Palco Aberto e Show musical com Abayomy Afrobeat Orquestra Espaço Cultural.
Gabinete - O palco aberto é um espaço destinado a apresentação de números curtos com inscrições no local.
16 ANOS
30,00/R$ 15.  

Quarta-feira, 7 de dezembro

10h às 11h
Oficinas (detalhes e preços abaixo)

14h às 17h
Palhaceata (Concentração no Largo de São Francisco)
Largo de São Francisco para Praça XV
Concentração a partir de 14h, saída às 15h e término as 17h.
LIVRE
GRÁTIS

20h às 21h
L´Atzar com Pepa Plana
Teatro Nelson Rodrigues
10 ANOS
R$ 20,00

22h às 01h
Cabaré Cômico
Dir:  Hugo Possolo com Familia Burg (SP), As Comediantes (RJ) e Peter Punk (Esp)
Pavilhão Teatro de Anônimo 
16 ANOS
R$ 20,00

Quinta-feira, 8 de dezembro

11h às 13h
Aula Espetáculo com Leo Bassi
O artista apresenta seu processo criativo de trabalho
Pavilhão Teatro de Anônimo
LIVRE/GRÁTIS

16h às 17h30
Gala de Rua
Dir: Chacovachi (Arg), Ale Casali (BA), Coletivo Nopok (RJ) e Circo teatro Artetude (DF)
Praça XV
LIVRE
GRÁTIS

20h às 21h30
Gala Internacional
Participação de Tomate (Arg), Andy (Alemanha) e Djuggledy (Alemanha)
Teatro Nelson Rodrigues
10 ANOS
R$ 20,00 /R$ 10,00 e R$15,00

22h às 01h
Noites de Parangolé - Flavia Reis (RJ), Colapso (DF), El Kote (Chile) e Teatro de Anônimo (RJ)
Pavilhão Teatro de Anônimo
16 ANOS
R$ 20,00 /R$ 10,00 e R$15,00


Sexta-feira, 9 de dezembro

12h às 13h
Home Banda (RS)
Central do Brasil
LIVRE
GRÁTIS

16h às 17h
Peter Punk (Espanha)
Praça XV
LIVRE
GRÁTIS

20h às 21h30
Gala Nacional
Com a presença de Seres de Luz (SP), Pepe Nuñez (SC), Palhaço Xuxu (PB), LUME (SP), Teatro de Anônimo (RJ), Tchesco (RJ) Direção Sergio Machado (RJ)
Teatro Nelson Rodrigues
10 ANOS
R$ 20,00 /R$ 10,00 e R$15,00


22h às 01h
Cabaré Cômico - dirigido por Esio Magalhães (SP) Irmãos Brothers (RJ) Os Fabulosos (RJ) Cláudio Carneiro (SP)
Pavilhão Teatro de Anônimo
16 ANOS
R$ 20,00 /R$ 10,00 e R$15,00

Sábado, 10 de dezembro

15h às 16h
Cia El faro (Chile) – Festín de La Risa
Rua do Mercado - Praça XV
LIVRE
GRÁTIS

16h às 17h
A Turma do Biribinha (AL) – Uma estória de circo
Rua do Mercado - Praça XV
LIVRE
GRÁTIS

20h às 21h30
Jogando no Quintal - Cia do Quintal (SP)
Teatro Nelson Rodrigues
10 ANOS
R$ 20,00 /R$ 10,00 e R$15,00

22h às 01h
Noite da Virilha Cavada com Pé de Vento (SC), Andrea Macera (SP), Adelvane Neia (SP) e Silvia Leblon (RJ)
Pavilhão Teatro de Anônimo
16 ANOS
R$ 20,00 /R$ 10,00 e R$15,00

Domingo, 11 de dezembro

11h às 12h
OVERDOZE - O Maior Menor Espetáculo da Terra - ETC e Tal (RJ)
Teatro Nelson Rodrigues
LIVRE
R$ 5,00/R$ 2,50

15h às 16h
OVERDOZE - Zarak Show - Circo Dux (RJ)
Teatro Nelson Rodrigues
LIVRE/R$ 5,00/R$ 2,50

16h às 17h
OVERDOZE - Varieté - Jader Clown (Colombia)
Praça Tiradentes
LIVRE
R$ 5,00/R$ 2,50

17h às 18h
OVERDOZE - Roda Cômica com Família Clou (RJ), Circo da Silva (RJ), Lua Crescente (PB) e Offsina (RJ)
Praça Tiradentes
LIVRE
GRÁTIS

18h às 19h
OVERDOZE - Duas Palhaças - As Marias da Graça (RJ)
Teatro Nelson Rodrigues
LIVRE
R$ 5,00/R$ 2,50

19h às 20h
OVERDOZE - Roda Cômica com Cia Flor no Peito (RJ), Cia Sinequanon (RJ) e Cia Viva (RJ)
Praça Tiradentes
LIVRE
GRÁTIS

20h às 21h
OVERDOZE - O Pregoeiro - Márcio Libar (RJ) e Pablo Superstar - Pablo Good Idea (Esp)
Eventos simultâneos na Praça Tiradentes e Teatro Nelson Rodrigues. No Teatro Nelson é R$ 5,00/R$ 2,50 e na  Praça Tiradentes é gratuito.
LIVRE
GRÁTIS

21h às 22h 
OVERDOZE - Show de Encerramento – BNegão & Seletores de Frequencia (RJ)
Praça Tiradentes
LIVRE
GRÁTIS

Endereços:

Pavilhão Teatro de Anônimo – Fundição Progresso
Rua dos Arcos, 24 – Centro
Telefone: (0xx)21 2220-5070

Teatro Nelson Rodrigues
Av. República do Chile, 230 – Centro
Telefone: (21) 2262-8152

Gabinete  - Rua do Senado 53
Telefone: (21) 2224.0822

Rua do Mercado - Praça XV

Praça XV
Av. Pres. Antônio Carlos – Centro

Sem comentários:

Enviar um comentário