sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Formosuras do Velho Chico

Lançamento da Editora Peirópolis, que acontece no dia 18 de novembro, a partir das 16h30, durante a 30ª Feira do Livro de Brasília, terá bate-papo com os autores e sessão de autógrafos.

A fauna e a flora da bacia do Rio São Francisco – que nasce na Serra da Canastra, em Minas, e deságua no Atlântico, entre Sergipe e Alagoas – são o tema do lançamento da Editora Peirópolis, Formosuras do Velho Chico, de Lalau e Laurabeatriz, que acontece no próximo dia 18 de novembro, na 30ª Feira do Livro de Brasília, realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade ­– ExpoBrasília. Na oportunidade, os autores participam de bate-papo, às 16h30, na Arena Cultural, seguido de sessão de autógrafos, às 17h30.

Para desvendar os mistérios e histórias das águas do São Francisco, Lalau transformou em poesia e encantamento cada uma das espécies que habitam um dos mais importantes rios do Brasil e da América do Sul. Cada poema faz menção a algum tipo de ave, peixe ou elementos típicos da cultura e do folclore da região: as embarcações chamadas “gaiolas”, as carrancas, os ex-votos, o “cumpadi d’água”, o “sono do rio” e a “pesadeira”. 

Já Laurabeatriz, foi a responsável por dar vida e cor a cada um dos 14 peixes, 11 aves e nove outros animais típicos do ecossistema atravessado pelo Velho Chico. Sua técnica com o uso de guache sobre papel dão a sensação de movimento e realidade para suas ilustrações.

Quanta gente, quantos animais e quantas histórias vivem nas margens e nas águas do São Francisco? Para descobrir histórias e curiosidades como estas, caberá ao leitor um mergulho numa deliciosa leitura sobre o universo do nosso querido e Velho Chico em muita poesia e cores.

Sobre o autor: 

Lalau é paulista, nasceu no bairro do Cambuci em 1954, e seu nome verdadeiro é Lázaro Simões Neto. Formado em Comunicação Social, trabalha com criação publicitária e projetos literários especiais. Começou a escrever poesia para crianças a partir de 1994, incentivado pelo seu grande mestre José Paulo Paes. 

Já publicou mais de duas dezenas de títulos em diversas editoras, sempre em parceria com a ilustradora Laurabeatriz. A preocupação com o meio ambiente está presente em quase toda a obra da dupla, que publicou também pela Editora Peirópolis, integrando a coleção Bicho-Poema, o livro Boniteza Silvestre, considerado pela revista Crescer um dos 30 melhores títulos infantis publicados em 2007, e Belezura Marinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário