terça-feira, 1 de novembro de 2011

Zezé Di Camargo e Luciano lançam show 20 ANOS DE SUCESSO no Rio e em São Paulo


Dupla volta ao Citibank  e ao Credicard Hall em novembro

Tudo ao mesmo tempo agora. Zezé Di Camargo e Luciano acabam de gravar o DVD 20 anos, em São Paulo, com previsão de lançamento para final de novembro. Cumprem agenda de divulgação em TV por conta de especiais sobre esta data comemorativa e fazem uma média de 18 shows por mês pelos quatro cantos do Brasil. Isso sem falar nos projetos pessoais como os empreendimentos imobiliários, nos quais os dois são sócios, e no 1º leilão nelore É o Amor e Amigos, que traz a primeira voz da dupla como pecuarista.

E preparam o lançamento da turnê 20 ANOS DE SUCESSO, que vai ganhar os palcos do Citibank Hall (RJ), dias 4 e 5 de novembro. No final do mês em questão será a vez de São Paulo. Como cenário, o Credicard Hall, que receberá os irmãos goianos de 17 a 20/11. Os dois filhos de Francisco e Helena pretendem reunir um repertório que faz uma viagem no tempo, com músicas que marcaram duas décadas de estrada. Trata-se de um show que mescla a concepção e cenários do quarto DVD dos artistas (gravado em setembro no Golden Hall) com a turnê Zezé Di Camargo e Luciano 2011. 

Dizer que Zezé Di Camargo e Luciano subirão ao palco para celebrar um feito de 20 anos atrás seria cometer certa imprecisão no uso dos tempos verbais. O que se dará, no Rio de Janeiro e em São Paulo, será a celebração não só do que aconteceu, mas, efetivamente, do que vem acontecendo desde então. Era o caso de imaginar que, a essa altura, os artistas já tivessem se habituado a estampar ao menos uma canção (quando não três ou quatro), todo sagrado ano dessas duas décadas, no ranking das mais tocadas do País. É o que agora se consuma mais uma vez com "Mentes Tão Bem", música do mais recente disco da dupla, atualmente a mais executada em todo o Brasil. 

Mas, que sorte a nossa, eles não se acostumam a tanto. A capacidade de Zezé Di Camargo e Luciano em se surpreender a cada acorde e a cada sucesso é o que os motiva, afinal, a surpreender seu vasto público e a seduzir novos ouvidos dia após dia, nesses 20 anos que se passaram desde "É o Amor". 

Desafio será fazer caber em um show cada lembrança das surpresas que escreveram essa história e, luxo a que poucos artistas se dariam em ocasião similar, das que ainda estão por serem escritas: sim, as apresentações reservam a exibição de algumas obras inéditas, como “Eu quero é mais” e a regravação de “Sonho de Amor”.

É fato que o público será testemunha de um repertório milimetricamente selecionado por Zezé e Luciano. Em clima de flash Bach, vem "Pra Mudar a minha vida", "Menina Veneno", "Toma Juízo", "Preciso ser amado", "Na Hora H", “Vem ficar comigo”, “A ferro e fogo”, “Antes de voltar pra casa”, “Coração está em pedaços”, “Na hora H”, “Saudade Bandida”,“Como um anjo”, “Sem medo de ser feliz”, “Saudade”,“Mexe que é bom”, “Pão de mel” e “Galera felicidade”. Das mais atuais, tem “Tapa na Cara”, “Ainda Ontem Chorei de saudade” / “Telefone Mudo”, “Tão linda e tão louca” e “Mentes tão bem” (música tema do personagem de Murilo Rosa em “Araguaia”, da Globo), sendo a mais executada nas rádios de todo o Brasil, segundo pesquisa do conceituado Datafolha.

“Quero esquentar a galera e reunir músicas que marcaram nossa trajetória de 20 anos. Serão 24 no total. Durante o show, também pediremos ao público, num momento bem interativo, que eleja algumas canções. Claro que também mostraremos hits atuais. Cantaremos de tudo, pegaremos o violão para relembrar só sucessos", afirma Zezé Di Camargo.

Luciano por sua vez garante que, além do clima interativo com a plateia, a tecnologia vai tomar conta do palco.  Mostraremos um show mais renovado, com muitos arranjos abastecidos por teclados, baixos, guitarras e baterias. Está mais moderno. Cantamos algumas músicas do novo CD e também revisitamos músicas do início de nossa carreira, mas com arranjos mais modernos”, adianta Luciano.

No palco, uma mega-estrutura e muitas surpresas, a começar pela abertura com imagens em alta definição sincronizadas com os artistas. Neste caso, é melhor ver do que esmiuçar toda e qualquer cena da bem produzida projeção. À plateia, uma dica: dose sua energia para não perder a voz antes do final. A contagem regressiva não prevê nada menos que "No Dia em Que Saí de Casa", música que leva o mais avisado dos espectadores à comoção em "2 Filhos de Francisco", o filme que atraiu quase seis milhões ao cinema em 2005, tendo a história dos irmãos de Pirenópolis em foco. E, claro, embrião de todas essas crias, "É o Amor" faz papel de quase epílogo do show, antecedendo "Você Vai Ver", em novo e “estiloso” arranjo.

Do dia em que saí de casa pra cá...

Fosse o caso de contar histórias em números, teríamos nessa trajetória uma infinidade de dígitos a enfileirar. São 35 milhões de cópias vendidas para 21 álbuns (sendo 18 de carreira, dois em espanhol e um duplo ao vivo). Na estante, os dois acomodam modestamente três estatuetas de Grammy Latino – por Melhor Álbum de Música Sertaneja (2004) e por Melhor Álbum de Música
Romântica (2005 e 2010). Ainda em 2004, foram premiados pela ABL, sim a Academia Brasileira de Letras, como Melhor Dupla. Some a isso 4 troféus na categoria de Melhor Dupla de Canção Popular, do Prêmio Tim de Música (2006, 2007 e 2009) e outros dois por 2010 e 2011, quando a contemplação passou a se chamar Prêmio da Música Brasileira. 

Em pesquisa encomendada pelo Instituto da Cidadania e pela Fundação Perseu Abramo em 2004 para traçar o perfil da juventude brasileira, Zezé e Luciano foram apontados como os “artistas preferidos” dos entrevistados entre 15 e 24 anos. Ali estava, aos 13 anos de carreira de ambos, toda uma geração que havia crescido ao som de É o Amor. Em julho de 2007, estudo do Datafolha indicou Zezé Di Camargo e Luciano como os artistas mais populares e mais escutados do Brasil. E em julho de 2011, de novo e de novo, Zezé e Luciano encabeçam o DataFolha como artistas preferidos em São Paulo, o Estado.

São números que encontram espelho nas plateias de cada show, numa agenda que soma algo em torno de 120 espetáculos por ano, com 30 mil pessoas, em média, para cada apresentação.

História boa para contar, amém, eles têm de sobra. A vida de 2 dos filhos de Francisco se desdobra em detalhes capazes de causar inveja no mais elaborado dos romances ficcionais, com a vantagem de ser tudo uma grande crônica da vida real. O site da dupla (www.zezedicamargoeluciano.com.br) narra cada esquina desde que esses meninos saíram de casa, e isso, vá lá, tem mais de 20 anos.

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