terça-feira, 29 de novembro de 2011

Filósofa francesa inaugura Série Espinosana

‘A unidade do corpo e da mente – Afetos, ações e paixões em Espinosa’ traz análise de textos do filósofo holandês sobre a natureza das emoções e dos sentimentos.

A obra do holandês Bento de Espinosa (1632-1677) é reconhecida como inspiradora e moderna por filósofos e estudiosos. Daí o crescente o interesse pela produção do filósofo e o aumento considerável de teses e estudos acerca de seus textos . As diversas possibilidades de análise de seu pensamento motivaram a filósofa francesa Chantal Jaquet em A unidade do corpo e da mente – Afetos, ações e paixões em Espinosa, livro que traz, a partir das interrogações atuais da neurobiologia e das ciências sociais, uma análise dos textos de Espinosa sobre as relações entre mente e corpo, em seus estudos sobre a natureza das emoções e dos sentimentos. A obra, traduzida por Marcos Ferreira de Paula e Luis César Guimarães Oliva, tem como objetivo enriquecer os debates contemporâneos nas mais diversas áreas e práticas das ciências sociais e da neurobiologia.

Primeira obra da Série Espinosana, proposta pela Coleção Filô, A unidade do corpo e da mente – Afetos, ações e paixões em Espinosa apresenta a concepção espinosana da união do corpo e da mente como um paradigma e um terreno de entendimento para o fenomenólogo e o neurobiólogo para abordar a difícil questão das relações entre o cérebro e o pensamento. Para tanto, a autora utiliza como via de análise esta relação sob o prisma dos afetos e reflete sobre a ruptura da concepção espinosana entre corpo e espírito à tese de René Descartes – a primeira é tida como precursora e mais completa.

A série, coordenada por André Menezes Rocha, Ericka Marie Itokazu e Homero Santiago, pretende explorar as diversas possibilidades de estudos do pensamento revolucionário de Espinosa em todas as suas formas, vertentes e em todos os seus possíveis desdobramentos. Para isso, abrangerá três linhas de publicações: traduções das obras de Espinosa; estudos e ensaios sobre as obras do filósofo; e estudos e textos inspirados no espinosismo. O próximo lançamento da série, previsto para o primeiro semestre de 2012, será O Breve Tratado, obra clássica de Espinosa que trata dos aspectos fundamentais do ser humano, sua natureza, a religião a liberdade humana, o bem-estar e a felicidade. O Tratado, que antecedeu Ética, é considerado um esboço de sua obra fundamental.

Sobre a autora - Chantal Jaquet é professora de filosofia na Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne e dedica suas pesquisas à história da filosofia moderna, sobretudo a Espinosa, e à filosofia do corpo. É autora, entre outros títulos, de Sub specie aeternitatis, étude des concepts de temps durée et éternité chez Spinoza (1997), Bacon et la promotion des savoirs e Philosophie de l’odorat (ambos de 2010); no Brasil, publicou A força do corpo, pela editora Annablume (2010).

Sobre os tradutores - Marcos Ferreira de Paula é doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), professor adjunto de filosofia na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e autor de vários artigos sobre Espinosa publicados em livros e revistas especializadas. Luís César Guimarães Oliva é professor de História da Filosofia Moderna da Universidade de São Paulo e especialista na filosofia do século XVII. É também pesquisador do Grupo de Estudos Espinosanos da USP.

Sem comentários:

Enviar um comentário