sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Lucianno Maza dirige duas peças no Satyrianas, no DramaMix


A Satyrianas, tradicional maratona teatral organizada pelo grupo Os SatyrosDramaMix que neste ano convidou 30 autores para desenvolverem textos curtos inéditos que serão montados por alguns dos mais destacados artistas do teatro paulista. na Praça Roosevelt, chega à sua 12a edição com 78 horas ininterruptas de programação entre os dias 11 e 14 de Novembro. Um dos principais destaques do evento é o projeto DramaMix que neste ano convidou 30 autores para desenvolverem textos curtos inéditos que serão montados por alguns dos mais destacados artistas do teatro paulista.

Participante desde a primeira edição do DramaMix, em 2007, Lucianno Maza integra este ano a equipe de dois espetáculos. No primeiro, "Agridoce", dirige os atores Gilda Nomacce e Clóvys Tôrres no texto do dramaturgo maranhense Zen Salles, enquanto no segundo, "Meu Filho", assina texto e direção do espetáculo que conta com Tânia Bondezan e Regina Schirmer no elenco. As apresentações únicas dos trabalhos serão, respectivamente, no dia 12 de Novembro, às 23h59, e no dia 13 de Novembro, às 23h. Ambos no Espaço dos Satyros II.

Sobre as peças:"Agridoce" de Zen Salles conta a história de XX (Gilda Nomacce), uma mulher condenada por si e pelos outros, que vive trancada em um quarto onde sua memória foge, e que recebe a visita de um homem misterioso, XY (Clóvys Tôrres), que a faz lembrar de coisas que os dois gostariam de ter esquecido. A direção de Lucianno Maza estabelece um clima soturno e claustrofóbico onde os atores estarão amarrados seguindo o Shibari - a arte japonesa de imobilização com cordas - e se autoiluminando, controlando os dois únicos fachos de luz da apresentação.

"Meu Filho" de Lucianno Maza traz Madalena (Tânia Bondezan), uma mãe que não vê seu filho há mais de vinte anos e espera ansiosamente sua volta para casa mas, ao invés disso, recebe a visita de Daniela (Regina Schirmer), uma inconveniente vendedora de Yakult, que parece interessada demais na história dessa família cheia de segredos, rompimentos e arrependimentos. Dirigida pelo autor, a tragicomédia terá o tango como trilha sonora para as emoções fortes que, por vezes, será compartilhada diretamente para o público como em um programa popular de televisão.

Parcerias:

Será a primeira vez que Lucianno Maza trabalhará com as atrizes Gilda Nomacce - que acaba de ganhar o Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Cinema de Brasília com o filme "Trabalhar Cansa" - e Tânia Bondezan - que está em cartaz no espetáculo "Ciranda", escrito por Célia Regina Forte e dirigido por José Possi Neto, e que recentemente protagonizou "Édipo" na versão do diretor Elias Andreato.Já os respectivos parceiros das duas: Clóvys Tôrres e Regina Schirmer são colaboradores habituais de Maza, tendo o primeiro feito com o diretor os espetáculos "A Memória dos Meninos", "A História Dela" e "Parasita" e a segunda o espetáculo "Quarto do Nada" e a performance "Co-Memorar". Zen Salles - autor do sucesso "Pororoca" encenado por Sérgio Ferrara no Teatro Popular do SESI - também já colaborou com o diretor quando este dirigiu seu texto "1,26" para a internet.

Sobre o autor e diretor:

Dramaturgo, diretor e crítico de teatro, Lucianno Maza escreveu 15 peças, das quais seis foram encenadas nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo como "Três T3mpos", "Restos" e "A Memória dos Meninos". Parte dessa dramaturgia está reunida em volume solo da "Coleção Primeiras Obras" da Imprensa Oficial e Satyros Literatura - indicada ao Prêmio Jabuti de Literatura 2010. Dirigiu montagens de textos de Gabriela Mellão, Zen Salles e Fernando Ceylão, além de leituras cênicas de autores como Alcides Nogueira e Walcyr Carrasco. Ainda em 2011 dirigirá a leitura dramatizada de "Borboletas" de Caesar Moura no Festival Mix Brasil.

Serviço dos espetáculos no DramaMix do Satyrianas 2011: 


AGRIDOCE
 
Texto: Zen Salles
Direção: Lucianno Maza
Elenco: Gilda Nomacce e Clóvys Tôrres
Única apresentação: 12 de Novembro (sábado)
Horário: 23h59
Local: Espaço dos Satyros II
Endereço: Praça Roosevelt, 124 - São Paulo
Informações: 3258-6345
Lotação: 75 lugares
Classificação etária: 16 anos
Duração: 20 minutos
Ingresso: Pague quanto puder

MEU FILHO 
 
Texto e direção: Lucianno Maza
Elenco: Tânia Bondezan e Regina Schirmer
Única apresentação: 13 de Novembro (domingo)
Horário: 23h
Local: Espaço dos Satyros II
Endereço: Praça Roosevelt, 124 - São Paulo
Informações: 3258-6345
Lotação: 75 lugares
Classificação etária: 16 anos
Duração: 20 minutos
Ingresso: Pague quanto puder

Sem comentários:

Enviar um comentário