quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Fundação Dorina distribuiu 35.000 livros acessíveis às pessoas com deficiência visual

Projeto “Nós também gostamos de ler” amplia acesso cultura por meio de livros em braille, áudio e digital acessível para crianças, adolescentes e adultos com deficiência visual.

Muitas pessoas não imaginam, mas as pessoas cegas e com baixa visão também gostam de ler e fazem uso dos livros com frequência, o que torna fundamental o acesso a livros em formato braille, áudio ou digital acessível. 

Para atender esta demanda a Fundação Dorina criou uma iniciativa inédita, o projeto “Nós também gostamos de ler”, que se propõe a produzir e distribuir livros acessíveis às pessoas com deficiência visual. O projeto conta com o patrocínio de Parceiros de Visão, empresas comprometidas com a inclusão das pessoas com deficiência visual no Brasil, entre elas Mercedes Benz, Bradesco, Cielo e Globosat.

O projeto será executado em duas fases, a primeira que está em andamento, contou com a distribuição de 35 mil exemplares de livros acessíveis para cerca de 5.000 instituições como escolas, universidades, organizações sociais e todas as bibliotecas públicas municipais do país, em 4.763 municípios, ou seja, 79% das cidades brasileiras, beneficiando diretamente cerca de 150.000 pessoas cegas e com baixa visão. Já a segunda fase prevê a distribuição de mais 36 mil exemplares durante o primeiro semestre de 2012.

No total serão distribuídos 71.000 livros acessíveis. O projeto prevê a distribuição de 20.000 livros de literatura infantil em formato braille, para crianças em idade de alfabetização; 50.000 livros de literatura, incluindo best-sellers e clássicos pré-vestibular, em áudio para adolescentes e jovens; 1.000 livros de artes, filosofia e humanas, em formato digital acessível DAISY, para pesquisa e consulta de universitários e profissionais.

A iniciativa é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, enquadrado no artigo 26 da Lei Rouanet 8.313/91, sob o número 105106, do Programa Nacional de Apoio a Cultura – PRONAC. As empresas interessadas em fazer doações para o projeto, beneficiando-se de renúncia fiscal, podem destinar, até o dia 30 de dezembro, parte do imposto de renda a pagar.

Hoje segundo o censo IBGE 2010, existem no Brasil cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, porém, segundo o Ministério da Cultura, apenas 9% das bibliotecas públicas municipais dispõem de algum acervo acessível a estas pessoas. 

Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos:

A Fundação Dorina Nowill para Cegos há 65 anos facilita a inclusão social de crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão, por meio de reabilitação, educação especial, programa de empregabilidade, bem como a produção e distribuição de livros e revistas acessíveis, que são distribuídas gratuitamente para pessoas com deficiência visual e para mais de 5.000 escolas, bibliotecas e organizações em todo o Brasil.


Serviço

Fundação Dorina Nowill para Cegos
- Doações e Patrocínios via Lei Rouanet até 30 de dezembro

Sem comentários:

Enviar um comentário