segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Óperas do compositor Richard Wagner ganham versão poética para crianças

Baseado em sagas nórdicas e na 'Canção do Nibelungo', epopeia germânica escrita por volta do século XIII, o compositor alemão Richard Wagner (1813-1883) criou uma das mais ambiciosas obras de arte do mundo, o 'Ciclo do anel', integrado por quatro óperas, para as quais escreveu tanto a música como os libretos: 'O ouro do Reno', 'A Valquíria', 'Siegfried' e 'O crepúsculo dos deuses'. A partir de seus libretos, o poeta argentino Jorge Luján oferece agora em 'Brünhilde e a saga do anel', lançamento de Edições SM, uma nova versão da saga, apoiada exclusivamente na musicalidade dos versos criados no drama wagneriano.

A história que tem a valquíria Brünhilde como protagonista marca o fim da era dos deuses e o começo  da humanidade. Tudo tem início com o anão Alberich que, ao ter seu amor rejeitado pelas ninfas do Reno, rouba o ouro sagrado desse rio e forja um anel mágico, provocando transgressões que afetam a ordem e a harmonia universais. Brünhilde se destaca como a heroína da história, mantendo-se fiel aos seus princípios e ideais mesmo atuando em uma vil conjuntura. A saga do anel está envolta em cobiça, luxúria, ira, trapaças, incesto, traição, ousadia, amor e ódio.

Quando o professor de música da USP, Sergio Casoy, apresenta o livro ele diz que “A mensagem subjacente é a de que tais efeitos são universais, atemporais, e podem se manifestar hoje da mesma forma como foram descritos nos libretos”. Isso denota a contemporaneidade da obra. 

Os versos de Luján, apoiados pelo rico trabalho de ilustração de Linda Wolfsgruber, em que se destacam os traços rústicos em nanquim sobre aquarela, dão vida a todos os personagens míticos dessa história.

Sobre o autor - Jorge Luján é poeta, músico e arquiteto, nascido em Córdoba, Argentina. Autor de vasta obras para jovens e crianças, ganhou diversos prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o Prêmio de Poesia para Crianças da Associação do Livro Infantil e Juvenil da Argentina.

Sobre a Ilustradora - Linda Wolfsgruber é uma das mais destacadas artistas austríacas, dona de uma obra originalíssima exibida não apenas na Europa, mas também no Japão e nos Estados Unidos. Atualmente, ela vive em Viena, Áustria.

Sem comentários:

Enviar um comentário