quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Vaga Lume é 4ª colocada do Prêmio Inovação Intercultural da ONU


Associação é a única ONG brasileira selecionada entre mais de 400 inscritos; premiado, Programa Rede já tem inscrições abertas para 2012.

A Associação Vaga Lume foi eleita 4ª colocada do Prêmio Inovação Intercultural (Award for Intercultural Innovation), promovido pela Aliança das Civilizações (UNAOC), da Organização das Nações Unidas (ONU), e pelo Grupo BMW.

Entregue nesta segunda-feira, 12, durante o 4º Fórum da UNAOC, em Doha, no Catar, a premiação é referente ao trabalho realizado no Programa Rede, que promove o diálogo intercultural entre adolescentes da cidade de São Paulo e de comunidades rurais da Amazônia Legal, estimulando a ampliação do olhar para a complexidade da realidade brasileira, suas diversas culturas e relações com o meio ambiente. O enfoque em destaque é a questão da interculturalidade e da aproximação das culturas promovidas pela ação da Vaga Lume. 

“Em nosso projeto (a Rede) oferecemos educação intercultural para crianças da Amazônia brasileira e de bairros ricos e pobres de São Paulo. Como vocês sabem, a floresta amazônica e seus povos já vem pedindo nossa ajuda há 30 anos ou mais. Um bom jeito de fazê-lo é nos conscientizarmos de nossa interdependência”, afirmou Sylvia Guimarães, fundadora e presidente da Vaga Lume, durante cerimônia de entrega do prêmio.
Sylvia Guimarães, de branco, ao lado de Ban Ki-moon e finalistas do prêmio

Dentre os mais de 400 inscritos de 70 países, a Vaga Lume foi a única organização brasileira selecionada entre os finalistas, e passa a integrar a WIFI (World Intercultural Facility for Innovation), um programa que permitirá aos dez finalistas receber apoio direto da UNAOC e do Grupo BMW e de suas respectivas redes, a fim de dimensionar e replicar suas iniciativas em diferentes contextos.

O prêmio representa um novo tipo de parceria entre o setor privado e as Nações Unidas, cujo objetivo é selecionar projetos altamente inovadores que promovam o diálogo intercultural e façam uma contribuição vital para a segurança e a paz nas sociedades ao redor do mundo.

Inscrições para Programa Rede 2012
 
A notícia do prêmio vem de encontro ao início do trabalho com as próximas turmas. Já estão abertas as inscrições para instituições de ensino que desejam participar da próxima edição do Programa Rede, que ocorrerá durante o ano letivo, de março a novembro de 2012. Serão selecionadas dezesseis turmas de escolas rurais da Amazônia Legal e instituições educacionais de São Paulo, que atendam adolescentes entre 11 e 16 anos.

Os alunos das instituições que desejarem participar da Rede devem ter 11 a 13 anos. Os adolescentes de 14 a 16 anos, que já participaram do Programa em anos anteriores, poderão se inscrever como monitores da turma. Durante o programa, serão realizados troca de trabalhos sobre o tema “O nosso meio ambiente”, comitês educacionais para formação de educadores, visita(s) técnica(s) e suporte pedagógico para os educadores e coordenadores envolvidos.

As instituições de ensino interessadas deverão enviar a ficha de inscrição preenchida até o dia 30 de janeiro de 2012, para rede@vagalume.org.br. A ficha de inscrição pode ser obtida em www.vagalume.org.br. A lista de instituições selecionadas será divulgada por email no dia 9 de fevereiro de 2012.

Associação Vaga Lume
 
A Vaga Lume é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão criar oportunidades para intercâmbios culturais por meio da leitura, da escrita e da oralidade, valorizando o protagonismo de pessoas e de comunidades rurais da Amazônia Legal brasileira. Por meio dos Programas Expedição e Rede, seu trabalho tem como foco o fortalecimento de pessoas e comunidades da região, que compreende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além da cidade de São Paulo, onde está sediada.

Com 10 anos de atividades, 170 bibliotecas comunitárias foram criadas e fortalecidas, e cerca de 23 mil pessoas foram impactadas em ações realizadas em 23 municípios da região norte e centro oeste do Brasil. As atividades também já resultaram em mais de 80.000 livros de literatura novos selecionados, comprados e distribuídos para as comunidades rurais e 265 livros artesanais produzidos a partir de histórias locais. Além disso, duas publicações já foram lançadas: “Cartas, Pontes, Novos Horizontes” e “Nós e Nosso Meio Ambiente”, fruto do intercâmbio entre adolescentes de São Paulo e da Amazônia.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário