quinta-feira, 2 de junho de 2011

A 14ª EDIÇÃO DO SONORA BRASIL , PROJETO ITINERANTE DO SESC PERCORRE VINTE E CINCO ESTADOS COM O OBJETIVO DE VALORIZAR E DIFUNDIR O TRABALHO DE ARTISTAS NACIONAIS


O projeto SONORA BRASIL possibilita à sociedade o contato com a música brasileira de qualidade, por meio da apresentação de grupos regionais espalhados pelo país.

Criado pelo SESC, em 1998, o Sonora Brasil viaja pelo país com apresentações que priorizam o desenvolvimento histórico da música nacional e se firma como o maior projeto de circulação musical brasileiro, por cumprir sua missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra artística não comercial.

O projeto busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país além de incentivar novas práticas e novos hábitos de apreciação musical e promover apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

Em todas as edições do SONORA BRASIL, é apresentada uma temática, com a proposta de valorizar elementos da música genuinamente brasileira. Alguns nomes de compositores conhecidos como, o respeitado rabequeiro NELSON DA RABECA, de Alagoas, já fizeram parte da programação do projeto.

Pela primeira vez, serão apresentados dois temas - SOTAQUES DO FOLE E SAGRADOS MISTÉRIOS: VOZES DO BRASIL . Em 2011, o primeiro tema circula pelos estados das regiões Sul e Sudeste, enquanto o segundo segue pelos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. No próximo ano, procede-se a inversão das apresentações para que os grupos concluam o circuito nacional. Os grupos apresentam um repertório que contém composições modernas e contemporâneas até a música vocal presente nas festividades populares em devoção às entidades religiosas.

 Nesta edição, o SONORA conta com a participação de 8 grupos, sendo 4 deles420 concertos programados. Ao todo serão percorridas 110 cidades, de todas as regiões do país, e em sua maioria distante dos grandes centros urbanos. As populações locais terão a oportunidade de assistir aos concertos em diversos espaços públicos, como teatros, auditórios e dependendo da temática, também em Igrejas. representando cada tema e com

"Apoiar manifestações que contribuam para a criação artística e intelectual; democratizar a cultura nacional , promovendo o acesso aos bens culturais, são objetivos cotidianos do SESC. O Projeto Sonora Brasil reflete bem este compromisso e se consolida, a cada ano, como uma marca no registro histórico da música regional brasileira", define o Diretor -Geral do Departamento Nacional, do SESC, Maron Emile Abi-Abib.

A 14º edição do projeto teve lançamento nacional no dia 31 de maio, em Goiânia, no Auditório do Centro Educacional SESC Cidadania (GO). Na primeira apresentação o público goiano pode conferir os elementos mais importantes da Festa do Divino com o grupo  AS CAIXEIRAS DO DIVINO, de São Luis do Maranhão (MA). 

Grupos e temas da 14ª edição do "Sonora Brasil" 

SOTAQUES DO FOLE que apresenta o acordeão em suas variantes regionais ligadas à tradição oral, trazendo a gaita-ponto, com o músico Gilberto Monteiro (RS), a sanfona de oito baixos, com o músico Truvinca (PE), e o acordeão de 120 baixos, com Dino Rocha (MS). Fazendo um contraponto com a tradição oral, o projeto traz o duo de acordeões; Ferragutti/Kramer (SP/RS), que apresenta composições modernas e contemporâneas relacionadas à música de concerto e a outras formas ligadas à vertente acadêmica.

SAGRADOS MISTÉRIOS: VOZES DO BRASIL que apresenta repertório da música vocal presente nas festividades populares em devoção às entidades religiosas, trazendo os cânticos das Caixeiras do Divino (MA), da Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança (PA) e da Banda de Congo Panela de Barro (ES). Representando a música de concerto, o Quarteto Colonial (RJ) apresenta repertório composto pelos mestres de capela para o ofício religioso da igreja católica e a obra de compositores modernos e contemporâneos inspirada nesse universo.




Sem comentários:

Enviar um comentário