sexta-feira, 17 de junho de 2011

Imortal e coletivo

Rio Ônibus e ABL lançam segunda edição de poesias em cartazes a bordo dos ônibus cariocas

Sem incomodar o silêncio da sua viagem, os poetas imortais da cultura brasileira voltam a embarcar nos ônibus cariocas, oferecendo diversão e cultura pelo preço da atenção de quem passa pela roleta. De brinde, trazem enlevo e inspiração. A Rio Ônibus e a Academia Brasileira de Letras (ABL) lançam nesta terça-feira (21) a segunda edição do projeto Circulando Cultura, que publica poesias de grandes autores brasileiros nos cartazes que são fixados a bordo dos 8.600 ônibus da cidade.

A nova edição traz a bordo um convidado especial: o poeta Raimundo Correia, no centenário da sua morte. Duas de suas poesias, Anoitecer e Mal Secreto, vão mostrar que o poeta continua vivo através de seus leitores. Entre uma viagem e outra, ele vai encontrar seus colegas Olavo Bilac (Inania Verba); Machado de Assis (A Carolina), Auta de Sousa (Página Azul), Bernadino Lopes (Berço), Mário Pederneiras (Meu Casal) e Adelino Fontoura (Atração e Repulsão).

A cerimônia de lançamento ocorre nesta terça-feira, dia 21, às 17h, quando o presidente da ABL. Marcos Vinicios Vilaça, e do Rio Ônibus, Lélis Marcos Teixeira, irão fixar o primeiro cartaz em um ônibus estacionado na sede da Academia. Em seguida, será realizado o Ciclo de Conferências "A memória reverenciada" que versará sobre o centenário de Raimundo Correa, no Teatro Raimundo Magalhães Jr.

Circulando Cultura
 
A marca engloba as iniciativas do Rio Ônibus de promoção da inclusão cultural. A parceria com a ABL divulga a poesia e estimula o interesse pela leitura. Os cartazes-poemas alcançam 3,5 milhões de leitores em um só dia. Essa é a média de pessoas transportadas pelas 41 empresas filiadas ao Rio Ônibus.

Cartazes/Poesias:
 
Atração e Repulsão - Adelino Fontoura

Página Azul - Auta de Sousa
Berço - Bernadino Lopes
A Carolina - Machado de Assis
Meu Casal - Mário Pederneiras
Inania Verba - Olavo Bilac
Anoitecer - Raimundo Correia
Mal Secreto - Raimundo Correia







Sem comentários:

Enviar um comentário