segunda-feira, 20 de junho de 2011

CDI e FotoRio levam exposição fotográfica para o Morro dos Macacos


Parceria também promove arrecadação de equipamentos fotográficos para oficinas em comunidades

O Comitê para Democratização da Informática – CDI – quer continuar impactando a vida das pessoas, indo além do trabalho de inclusão digital que realiza há 16 anos. Por isso a ONG fechou uma parceria com a 5ª edição do Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro (FotoRio), que vai levar - pela primeira vez - uma exposição do evento para o Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio.

A 5ª edição do FotoRio desembarca na comunidade, de 29 de junho até 02 de julho, levando a exposição fotográfica “Somos Todos Transformadores” para dentro dos corredores  do Centro Comunitário Lídia dos Santos (Ceaca Vila). 

Para receber o evento, a parceria vai transformar o térreo do espaço em uma galeria social, que, mesmo após o FotoRio, vai estar apta a receber futuras exposições. A iniciativa também será uma oportunidade para os moradores terem contato com uma das manifestações artísticas mais atuais e participarem de um evento tradicional que acontece a cada dois anos na cidade. 

“O Ceaca recebe esta exposição em um momento muito especial para nossa cidade, de resgate da cidadania do carioca. E é muito importante popularizar eventos como este e levar a cultura ao acesso de todos, democratizando os espaços. Esta iniciativa complementa o trabalho que o CDI vem estimulando de empoderamento das comunidades”, destaca o fundador e presidente do CDI, Rodrigo Baggio.

A mostra reúne trabalhos de Ricardo Telles e Marcela Marer. Ambos selecionaram imagens que mostram ações positivas que agentes de transformação fazem para melhorar o seu convívio em comunidade. Além da exposição, os visitantes poderão fazer caminhadas pelo morro, com guia local, de forma a interagir com a realidade da favela.

E o trabalho pela inclusão visual de comunidades irá além da exposição. Ao lado do FotoRio, o CDI promove, até 08 de agosto, uma campanha de arrecadação de equipamentos fotográficos digitais e analógicos. O material doado será usado para organizar oficinas de fotografia em comunidades do Rio, que vão permitir que os alunos tenham a oportunidade de atuar como correspondentes de sua comunidade, por meio da fotografia e de suas infinitas formas de comunicação. 

Pontos de doação:

CDI Francisco – Fundição Progresso, Rua dos Arcos, 24 Lapa. De 13 às 20h
CDI Ceaca – Morro dos Macacos – Rua Armando de Albuquerque, 30. De 9 às 17h.
Matriz CDI – Rua Alice,150 – Laranjeiras. De 9 às 18h.

Exposição “Somos Todos Transformadores”

Local: Ceaca – Vila, Rua Armando de Albuquerque, 30 – Morro dos Macacos, Vila Isabel.
Inauguração - 28 de junho, às 14h
Visitação - 29 de Junho a 02 de Julho.
Horário: de 10h às 17h, de terça a sexta e de 10h às 14h, no sábado.

Sobre os Fotógrafos

Ricardo Teles é um fotógrafo gaúcho consagrado e costuma se integrar a pequenos grupos sociais para registrar as peculiaridades e a alma de cada um. O artista ganhou diversos prêmios com o projeto Quilombos sobre comunidades negras rurais.  Ele vai dividir a exposição  com Marcella Marer. Carioca de olhar sutil, ela é uma jovem fotógrafa que coloca toda a sua paixão pela arte para capturar momentos cheios de significado.

Sobre o CDI

Pioneiro na área de inclusão social através da tecnologia na América Latina, o CDI é uma ONG que tem a missão de transformar vidas e fortalecer comunidades de baixa renda por meio do uso das tecnologias da informação e comunicação. Em 16 anos, o CDI, ao usar a tecnologia para enfrentar a pobreza, estimular o empreendedorismo e a cidadania já impactou mais de 1,3 milhão de vidas nos 13 países onde estão situadas suas 821 escolas, os CDIs Comunidade. 

Sobre o FotoRio

É um movimento de fotógrafos que tem como proposta atuar como agente aglutinador, estimulando a exposição e discussão de trabalhos históricos e contemporâneos da fotográfica brasileira e internacional. O FotoRio não é apenas uma vitrine para a produção fotográfica brasileira e internacional, mas sobretudo um espaço de promoção de cultura visual, que resgata o papel de vanguarda da cidade do Rio de Janeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário