segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Documentário e especial no Jornal da Cultura lembram os 35 anos da morte de Vladimir Herzog

Telejornal leva ao ar uma reportagem especial com fatos marcantes da história do jornalista e boletins ao vivo direto da premiação em sua homenagem. Haverá ainda a exibição do documentário Vlado – 30 Anos Depois, na terça-feira (26).

No dia em que se completam 35 anos da morte do jornalista Vladimir Herzog, segunda-feira, dia 25/10, o Jornal da Cultura leva ao ar, a partir das 20h50, uma reportagem especial sobre o ex-diretor de jornalismo da TV Cultura, que foi vítima da ditadura militar.

Serão mostrados fatos marcantes da vida profissional de Vlado e o reflexo de sua morte no processo de redemocratização do País. O telejornal terá depoimentos de personalidades que estiveram ligadas ao episódio, como o jornalista Audálio Dantas, que na época era presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo; o cineasta João Batista de Andrade, que dirigiu o documentário Vlado – 30 anos depois, e o desembargador Márcio José de Moraes, que em 1978, como juiz federal, condenou a União pela morte de Herzog.

O jornalista Eugênio Bucci e o sociólogo Demétrio Magnoli estarão na bancada com Maria Cristina Poli, para comentar sobre esse período da história do Brasil e a contribuição de Vlado para a construção do jornalismo público, que é praticado pela TV Cultura. Haverá ainda um link diretamente do 32º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, no Tuca, de onde serão transmitidos boletins ao vivo.


Vlado – 30 anos depois

Três décadas e meia se passaram, mas a história continua presente, fresca na memória de pessoas como João Batista de Andrade, que em 2005 enganchou outra efeméride ao lançar o documentário Vlado – 30 Anos Depois, que vai ao ar na TV Cultura na terça-feira (26), às 23h30, na faixa Cultura Documentários. O cineasta reconstrói o horror vivido pelo jornalista, de quem era amigo e parceiro de trabalho, quando foi preso, torturado e morto dentro do DOI-CODI. No filme, depoimentos de testemunhas do caso como Henry Sobel, Paulo Markun, Alberto Dines, Mino Carta, João Bosco e Fernando Morais.

Sem comentários:

Enviar um comentário