NOVO TÍTULO DA COLEÇÃO TRAZ HISTÓRIAS DO MÚSICO À PARTIR DE SUAS COMPOSIÇÕES
Toquinho começou a carreira artística na década de 60, em São Paulo, influenciado pela Bossa Nova – como praticamente todos daquela geração. Foi quando conheceu Chico Buarque, seu primeiro parceiro. Muitos outros se seguiram. Entre ele Vinicius de Moraes com quem formou, por mais de dez anos, uma dupla que unindo juventude e experiência produziu dezenas de clássicos da Música Popular Brasileira como “Tarde em Itapoã”, “Sei lá... a vida tem sempre razão” e “Regra três”.
Embora marcante, a parceria com Vinícius não foi exclusiva, e Toquinho compôs com outros artistas, de diferentes gêneros, como Jorge Benjor, Paulinho da Viola, Elifas Andreato, Belchior, Francis Hime, Cacaso, Paulo César Pinheiro, Mutinho, Gianfrancesco Guarnieri e Paulo Vanzolini para citar alguns. O livro revela os bastidores dessas criações, assim como a de seu maior sucesso, “Aquarela” – que primeiro foi gravada em italiano, conquistando um disco de ouro na Itália – responsável pela consagração definitiva e internacional de Toquinho.
“História de Canções: Toquinho” vai além das letras e circunstâncias em que as músicas foram concebidas: há fotos, capas dos álbuns com todas as músicas e respectivos autores, reproduções de jornais e revistas. Como os demais títulos dessa coleção – a editora LeYa lançou volumes sobre Chico Buarque e Paulo César Pinheiro -, a obra registra e preserva parte importante da música popular e da cultura brasileira.
Ficha Técnica
Título: Histórias de Canções: Toquinho
Autores: João Carlos Pecci e Wagner Homem
Formato: 16 X 23 cm
Brochura
Nº de páginas: 304
Sobre os autores
Wagner Homem, formado em Administração de empresas, é um apaixonado pela Música Popular Brasileira e pela Bossa Nova. É responsável pelos websites de músico Chico Buarque – ganhador do prêmio iBest por três anos consecutivos –, da cantora Maria Bethânia e do escritor Mario Prata. Publicou, pela LeYa, o primeiro livro da coleção Histórias de Canções: Chico Buarque.
João Carlos Pecci, formado em Ciências Econômicas, é artista plástico e escritor. Entre seus livros mais conhecidos estão o best seller “Minha profissão é andar”, o romance “O Ramo de Hortências”; “Toquinho – 40 Anos de Música” e a biografia de Vinícius de Moraes “Vinicius – sem ponto final”.
Sobre a editora
A LeYa nasceu em Portugal, em janeiro de 2008, como empresa holding na qual se integram algumas das mais prestigiadas editoras nacionais e duas das mais bem-sucedidas editoras africanas. Compõem a LeYa as seguintes editoras: ASA, Caderno, Caminho, Casa das Letras, Dom Quixote, Estrela Polar, Gailivro, Livros d'Hoje, Lua de Papel, Ndjira (Moçambique), Nova Gaia, Nzila (Angola), Oceanos, Oficina do Livro, Quinta Essência, Sebenta, Teorema e Texto. A força destas marcas e a qualidade do que produzem, aliada aos objetivos ambiciosos e à dinâmica de grupo, fazem da LeYa uma empresa forte e coesa nos seus objetivos gerais e diversa nos seus programas editoriais.
Sem comentários:
Enviar um comentário