terça-feira, 19 de outubro de 2010

“O filósofo e o imperador” chega às livrarias pela LeYa Brasil


ROMANCE RECRIA A RELAÇÃO ENTRE O MESTRE ARISTÓTELES E SEU MAIS FAMOSO PUPILO, ALEXANDRE, O GRANDE 

Como seria testemunhar Aristóteles ensinando Alexandre, que se tornaria imperador conhecido como “o grande”? Essa e outras cenas da vida do grande pensador estão no romance “O filósofo e o imperador”, lançado pela LeYa Brasil. Partindo da vivência real entre essas duas célebres figuras, a autora Annabel Lyon nos convida a uma viagem no tempo, em ambientes e referências históricas, ao mesmo tempo em que aproxima o leitor cada vez mais dos personagens.

O foco de “O filósofo e o imperador” recai sobre a vida de Aristóteles, reconhecido como um dos fundadores da filosofia ocidental. A narrativa tem início quando ele se vê forçado a adiar o sonho de suceder Platão como o líder da Academia em Atenas para atender ao pedido de Filipe, da Macedônia, tornando-se tutor de seu filho, Alexandre. No início, o filósofo fica horrorizado com a perspectiva de ficar preso naquele lugar distante e atrasado de sua infância, mas logo se sente atraído pelo potencial intelectual do menino e por sua capacidade de surpreender. O que não sabe é se suas ideias seriam páreo para a cultura guerreira incutida em Alexandre desde menino.

Da obrigação de estarem juntos, nasce o amor, o respeito, a amizade, a admiração e uma relação de pai e filho que até então Alexandre desconhecia. Errar, perdoar, chorar, confiar são ações novas que ele só revela a Aristóteles, cujas próprias ambições também estão em jogo. Ao educar o jovem Alexandre ele participa de um jogo de poder e influência com Filipe, um velho amigo que agora controla seu destino.

A partir do olhar inteligente e apaixonado de um dos maiores pensadores de todos os tempos presenciamos guerras, festas, conspirações, alianças e despedidas.  Explorando um tempo e lugar lendários, “O filósofo e o imperador” investiga como o gênio de Aristóteles afetou o garoto que iria conquistar o mundo conhecido. Esse é o primeiro romance de Lyon, já premiada por seus livros de contos.

Ficha Técnica
Título: O filósofo e o imperador
Autor: Annabel Lyon
Formato: 16 x 23 cm
Brochura
Nº de páginas: 248


Sobre a autora


O primeiro livro de Annabel Lyon, a coletânea de contos Oxygen, foi indicada para o prêmio Danita Gleed. Sua segunda coletânea, The Best Thing for You, teve indicações para os prêmios Ethel Wilson de ficção e o City of Vancouver Book Award. Vive em Westminter, na Colúmbia Britânica, com o marido e dois filhos. 

Sobre a editora

A LeYa nasceu em Portugal, em janeiro de 2008, como empresa holding na qual se integram algumas das mais prestigiadas editoras nacionais e duas das mais bem-sucedidas editoras africanas. Compõem a LeYa as seguintes editoras: ASA, Caderno, Caminho, Casa das Letras, Dom Quixote, Estrela Polar, Gailivro, Livros d'Hoje, Lua de Papel, Ndjira (Moçambique), Nova Gaia, Nzila (Angola), Oceanos, Oficina do Livro, Quinta Essência, Sebenta, Teorema e Texto. A força destas marcas e a qualidade do que produzem, aliada aos objetivos ambiciosos e à dinâmica de grupo, fazem da LeYa uma empresa forte e coesa nos seus objetivos gerais e diversa nos seus programas editoriais.






Sem comentários:

Enviar um comentário