terça-feira, 19 de outubro de 2010

Manuel Filho lança seu segundo CD – Raízes.

A fina MPB do artista se faz presente faixa a faixa com canções que remetem aos múltiplos aspectos que formam o povo brasileiro.



As Raízes começaram a se formar em 2008, quando o cantor e compositor Manuel Filho sentiu a necessidade de falar do Brasil e suas origens. O resgate da memória - assunto instigante para ele - foi fator chave para a escolha do repertório que retrata os diversos aspectos do povo brasileiro.
Com a ideia de produzir um disco onde as misturas, buscas e encontros estariam permanentemente se cruzando, foram convidados músicos que pudessem determinar as diferentes sonoridades que o CD exigia - Toninho Ferraguti, acordeon; João Cristal, piano; Dino Barioni, viola; Dalua, percussão; Xinho Rodrigues, baixo; Alexandre Ribeiro, clarinete e clarone; Márcia Fernandes, flauta; Marinho Mattos, cavaquinho; Chapéu de Couro, gaita e Chandra no auxílio luxuoso da Kalimba. A produção musical e violão ficaram por conta de Beto Marsola. Enriquecem ainda o trabalho os arranjos vocais de Fernanda Gianesella, que também participa como cantora, Rita Braga, finalista do Prêmio Visa, e Cristina Lemos, parceira frequente de Manuel Filho.
A fina MPB de Manuel filho se faz presente nas 14 faixas do álbum. Paz na estrada contempla a vida e o trabalho de um caminhoneiro. As canções Eu vou contar para o papai e Caminhos de Bruna remetem à infância. Trem de aço e Mundo véio da portera sem tramela falam de um tempo que não existe mais. Sobre os conchavos políticos, Negócio peculiar. Dos tempos da era do rádio, Os rios correm para o mar de Custódio Mesquita e Ewaldo Ruy. A poesia de Olavo Bilac se faz presente na canção Um homem semeando estrelas. Noel Rosa e aspectos da malandragem do brasileiro estão em Rapaz folgado. A religiosidade do nosso país surge em Meu querido Santo Antonio/Rancho amarelo. Os conflitos familiares aparecem no Bem de samba . A canção Sonho remete a primeira raiz dos desejos - que é sonhar e a cultura nordestina aparece na famosa música Cigarro de páia.
Raízes é um álbum elegante marca que também se fez presente no primeiro CD do artista – Tempo, de 2007. Manuel Filho teve a canção título desse álbum gravada por Alaíde Costa. Também é escritor e recebeu em 2008 o prêmio Jabuti com a obra Deserto Verde. Dedica-se à literatura infantojuvenil e possui mais de dez livros publicados por grandes editoras como Saraiva, Ática e Rocco/Prumo.

Sem comentários:

Enviar um comentário