segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Fundação SM homenageia Bartolomeu Campos de Queirós na cerimônia de entrega do Prêmio Barco a Vapor

No dia 13 de setembro, a Fundação SM anuncia o vencedor do 7° Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil. O evento de premiação acontece no Nacional Club, em São Paulo, às 19h. Em sua sétima edição, o concurso, que já se consolidou como uma das principais referências brasileiras nesta área, recebeu 658 textos de escritores de todo o país, 18% a mais do que a edição anterior – nenhuma edição teve menos de 500 trabalhos inscritos.

Durante as festividades, haverá apresentação do grupo teatralOs Satyros e uma homenagem especial ao renomado escritor Bartolomeu Campos de Queirós, vencedor do Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil, em 2008. O último livro de Queirós publicado por Edições SM no Brasil, intitulado Tempo de voo, recebeu os prêmios de Melhor Livro para Jovem da FNLIJ (hors-concours) e o Glória Pondé, concedido pela Biblioteca Nacional, ambos em 2009, além de ter sido incluído no White Ravens Catalogue Internacional e no Catálogo de Bolonha de 2010. Quem assina as ilustrações da obra é o espanhol Alfonso Ruano.

A premiação acontece há mais de 30 anos na Espanha e existe em todos os países em que o Grupo SM atua: Brasil, Chile, México, Argentina, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Peru e Espanha. Aqui, o Barco a Vapor já premiou A guardiã dos segredos de família (2010), de Stella Maris Rezende, O sumiço da pantufa (2009), de Mariângela Haddad, Pivetim (2008), de Délcio Teobaldo, A distância das coisas (2007), de Flávio Carneiro, Era mais uma vez outra vez (2006), de Glaucia Lewicki, e O rapaz que não era de Liverpool (2005), de Caio Riter.
  

O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.

Sem comentários:

Enviar um comentário