terça-feira, 6 de setembro de 2011

“Literatura em Cena” chega ao Rio de Janeiro no sábado e leva teatro gratuito a crianças carentes

O projeto sócio-cultural já atendeu mais de 7 mil alunos da rede pública de São Paulo

O projeto sócio-cultural Literatura em Cena chegará ao Rio de Janeiro, no sábado, dia 10 de setembro, com a apresentação da peça infantil É proibido Miar, baseado na obra homônima de Pedro Bandeira, o principal escritor infanto-juvenil do país.

O espetáculo acontece no clube Hebraica, no bairro das Laranjeiras, com entrada gratuita para o público em geral. É necessário retirar os ingressos com uma hora de antecedência. O público pode contribuir levando itens infantis para doação, como fraldas, leite em pó e roupas de crianças.

Com o objetivo de incentivar a leitura e proporcionar o acesso a cultura a crianças carentes de periferias, o Literatura em Cena atendeu desde abril a mais de sete mil alunos dos CEUs (Centro Educacional Unificado) da cidade de São Paulo.

Além do clube em Laranjeiras, a peça será encenada também para crianças da rede municipal de ensino nas lonas culturais Hermeto Pascoal (dia 12) e Elza Osborne (dias 13 e 14), na cidade da Criança (dia 15) e para alunos do Colégio A. Liessin (dia 16). A programação completa das apresentações está disponível no site www.literaturaemcena.com.br.

O projeto recebeu o incentivo das leis Rouanet e Proac, além do patrocínio da GRSA - Soluções em Alimentação e em Serviços de Suporte.  A expectativa é receber mais de 13 mil jovens espectadores até o fim do ano.

É proibido Miar trata com delicadeza e humor, questões atuais, como o bullying, por meio de personagens animais, tendo como protagonista o cachorro Bingo. O espetáculo traz como mensagem o respeito pelo próximo, a superação de diferenças e o combate a preconceitos. A direção é de Marcelo Klabin.

Ao assistir pela primeira vez a uma das apresentações, na segunda semana de agosto, o escritor Pedro Bandeira se emocionou com a adaptação. “Eu escrevi essa história há quase três décadas, e vê-la viva com essa linda adaptação, me deixa muito contente. Eu não seria capaz de ter feito algo assim. Toda a essência do que eu quis dizer no livro está aí, só que melhor e ampliada, porque tem o suor desses meninos maravilhosos”, disse.

Mais informações podem ser conferidas no site www.literaturaemcena.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário