segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Sistema Estadual de Museus elege representantes na região metropolitana da Baixada Santista

Coordenador e adjunto ficarão nos cargos até o 4º Encontro Paulista de Museus, que será realizado em junho de 2012

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), acaba de eleger seus representantes regionais no Estado. Na região metropolitana da Baixada Santista, para coordenadora regional foi eleita Maria de Lourdes Bueno, chefe da seção de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) da Praia Grande, e como adjunto, Rogério Ítalo Marquez, diretor administrativo da instituição. Os mandatos vigoram até o 4º Encontro Paulista de Museus, que acontecerá em junho de 2012, em São Paulo.

Na região metropolitana da Baixada Santista, o número de museus ultrapassa o de municípios: são 19 instituições museológicas distribuídas entre as oito cidades. Dentre os municípios de sua área de abrangência, estão Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente.

O SISEM-SP organizou-se em torno das 15 regiões administrativas do Estado de São Paulo. Cada uma elegeu um coordenador regional e um adjunto, que ficarão responsáveis por estabelecer um canal com a Secretaria do Estado da Cultura.

Entre as atribuições dos representantes, está a articulação regional voltada para a qualificação dos museus paulistas. “Eles contribuirão para a interlocução continuada com os dirigentes culturais e profissionais de museus das regiões e, também, na divulgação e apoio às ações da pasta no interior e litoral”, explica Renata Motta, diretora do SISEM-SP.

“Estamos fazendo um levantamento das reais necessidades museológicas de cada município, para, em seguida, montarmos um plano de ação nessas cidades”, afirma a coordenadora regional eleita, Maria de Lourdes Bueno.

Para Rogério Ítalo, uma das contribuições do mandato será apoiar na captação de recursos e incentivar o intercâmbio de conhecimento. “Vamos contribuir com as demais instituições repassando e trocando experiências”, afirma.

No Encontro Paulista de Museus de 2012, serão eleitos novos dirigentes para os cargos, com mandato de dois anos.

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse www.cultura.sp.gov.br


Sem comentários:

Enviar um comentário