terça-feira, 13 de setembro de 2011

Volta ao dia em 80 mundos


A exposição começa a partir do trabalho Volta ao dia em 80 mundos. Um álbum de fotografia de uma viagem utópica verdadeiramente mentirosa. Uma volta ao mundo passando por 80 cidades de 80 países diferentes em 24h. O álbum é registro. O registro inventa a memória. A experiência de viajar é forjada. A memória-souvenir nasce sem necessidade da experiência real. O que é viajar? Quem é o turista?

Uma epopéia como essa só foi possível graças a descoberta da maior invenção da humanidade depois da roda. Ou seja, a Maquina de Teletransporte, claro. Sem dinheiro para adquirir a original, construí uma versão caseira da traquitana, uma tentativa, um erro, apenas Estudo para teletransporte. Uma instalação que eu gostaria que tivesse dado certo.

Continuando a circunavegação, ou navegação de circo, apresento alguns outros trabalhos que colocam essa relação imagem/souvenir em cheque (choque). Eles quase se realizam. Quase chegam no Japão. Quase são Ponte/Cinema, Mapa-mudo, Nenhuma ilha é uma ilha, National Geographic 3-D, I Love La paz Marco zero ou antena. Vendem-se lembranças, Bem-vindo a ilha da fantasia, Se parede fosse chão eu chegava no Japão. Acreditem, eu quase fui. Eu mesmo já não me lembro bem para onde. ou

Serviço - Volta ao dia em 80 mundos, Felipe Braga.

Abertura: 14 de setembro
Horário: 19h
Local: Galeria Marcantônio Vilaça 2 (Espaço Sergio Porto)
Endereço: Rua Humaitá, nº 163 / Humaitá

De 14 de setembro a 8 de outubro.
De quarta a domingo, das 14h as 21h

Sobre Felipe Braga

Nasceu no Rio de Janeiro em 1982, onde vive e trabalha. Formado em desenho industrial na PUC-Rio. Frequentou diversos cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Atualmente está cursando o mestrado em Linguagens Visuais na EBA/UFRJ. Expôs nas mostras coletivas no Refer/vencias – 2006 (Solar Grandjean de Montigny /PUC –Rio), Fotografia Contemporânea – 2007 (Parque Laje), Universidarte – 2007/2008 (Casa França Brasil e Museu da Republica), [Des] limites da arte – 2010 (Parque das Ruínas) e Novíssimos - 2011 (Galeria Ibeu). Realizou em julho de 2011 sua primeira individual “Você tem que acreditar em mim” na galeria Casa ao Cubo (São Paulo). Em Setembro faz sua primeira individual no Rio de Janeiro no Espaço Sergio Porto.

Contato Artista:
Felipe Braga
felipeparanagua@yahoo.com.br

tel: (21) 9315 8118

Sem comentários:

Enviar um comentário