sexta-feira, 15 de abril de 2011

CONGRESSO NO CHILE DISCUTIRÁ CAMINHOS DO ENSINO MUSICAL NA AMÉRICA LATINA

Brasil será representado pelo guitarrista e professor Lupa Santiago

Educação musical. Esse será o foco do CLAEM (Congresso de Escolas Latino Americanas de Música), evento que acontecerá em Santiago, no Chile, na Universidade do Pacífico, entre os dias 26 e 29 de abril. Professores e diretores de escolas do Peru, Chile, Argentina, Bolívia, Colômbia, México, República Dominicana e também EUA, estarão reunidos na ocasião, sendo que o Brasil será representado pelo guitarrista e professor Lupa Santiago.

No evento, serão debatidas questões acadêmicas, pedagógicas, além de serem traçadas metas para aumentar o intercâmbio entre os países através de festivais, encontros, ou mesmo viabilizando viagens entre estudantes. Segundo Lupa, "a formação do músico não pode ser limitada a uma só cultura e a troca de experiências entre os países é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento e atualização não só dos alunos, mas dos professores também."

A primeira edição do evento ocorreu no ano passado no Brasil. Para Lupa "foi uma excelente experiência, uma grande integração. Trocamos conhecimento musical, realizamos workshops e shows diários de música latino americana, fundindo estilos, repertórios e músicos de diferentes países. Firmamos acordos bilaterais de intercâmbio entre alunos destas universidades".

Lupa Santiago fará durante o Congresso um workshop sobre o seu livro Improvisação Moderna, recentemente lançado no Brasil e também traduzido para o inglês e espanhol. Além disso, fará uma apresentação ao lado dos músicos  Nacho Mena (Chile) e Oscar Stagnaro (Peru), tocando composições originais.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário