segunda-feira, 18 de abril de 2011

Série Dell’Arte Concertos Internacionais 2011 – Orquestra do Festival de Budapeste

Eleita uma das 10 melhores sinfônicas do mundo, a celebrada orquestra húngara abre, em maio, a 18ª temporada da mais tradicional série de concertos do Rio de Janeiro.

Eleita pela crítica internacional em 2009 uma das 10 melhores orquestras sinfônicas do mundo, a Orquestra do Festival de Budapeste, uma das principais formações da Hungria, abre – no dia 05 de maio – a 18ª edição da Série Dell’Arte Concertos Internacionais que, até o final de outubro, trará à cidade oito grandes atrações internacionais. Fundada e comandada pelo renomado maestro Iván Fischer, presença constante no pódio de praticamente todas as grandes orquestras do mundo, a apresentação carioca terá ainda como convidado o pianista croata Dejan Lazić. Para a data, mais uma realização da Dell’Arte Soluções Culturais (www.dellarte.com.br), a orquestra escolheu um programa que inclui peças de Dvorak, Weber e Schumann.

A Orquestra

A Orquestra do Festival de Budapeste foi formada em 1983 por Iván FischerZoltán Kocsis, com músicos “extraídos da nata dos jovens músicos da Hungria” — como colocou o The Times de Londres. O objetivo deles — através de intensivos ensaios e exigindo o mais elevado padrão dos músicos — era inicialmente fazer a orquestra dar três ou quatro concertos anuais em eventos significativos na vida musical do país, e dotar Budapeste de uma nova orquestra sinfônica de nível internacional. Desde a sua fundação, há 27 anos, o diretor musical da OFB é Iván Fischer. 

Entre 1992 e 2000, o conjunto estendeu seu trabalho para uma temporada inteira, sob a égide da Municipalidade de Budapeste e da nova Fundação OFB, integrada por quinze corporações e bancos húngaros e multinacionais. A partir da temporada de 2000/2001, a orquestra passou a ser administrada pela Fundação OFB, regularmente mantida pelo Conselho da Cidade de Budapeste, através de um contrato renovável a cada cinco anos. Em 2003 o Ministério da Educação e Cultura declarou a orquestra uma instituição nacional mantida pelo Estado. Hoje a Orquestra do Festival é não somente uma parte vital da vida musical de Budapeste (apresentando-se quase sempre para salas lotadas), mas também uma convidada frequente e apreciada nos mais importantes centros de excelência musical do mundo.

Depois de ter gravado para a Hungaroton, Quintana, Teldec, Decca, Ponty e Berlin Classics, a orquestra assinou um contrato de exclusividade com a Philips Classics em 1996. Sua gravação de O Mandarim Miraculoso de Bartók recebeu o “Gramophone Award”, sendo apontada pela Diapason e por Le Monde de la Musique como a gravação do ano. Os registros da Sinfonia Fausto de Liszt e do Concerto para orquestra de Bartók foram incluídos na seleção dos melhores discos do ano pela Gramophone. Em 2003 a OFB assinou um acordo de cooperação com o selo Channel Classics. A primeira gravação, a Sinfonia Nº 6Sinfonia Nº 2 recebeu o “Gramophone Award”. Em dezembro de 2008, um “pool” de críticos internacionais colocou a orquestra entre as dez melhores sinfônicas do mundo. de Maher, foi indicada para o “Grammy Award”.
Um sem número de figuras notáveis da cena musical internacional apresentou-se com a orquestra: Sir Georg Solti (que foi regente honorário convidado da OFB até a sua morte), Yehudi Menuhin, Kurt Sanderling, Gennady Rozhdestvensky, Charles Dutoit, Gidon Kremer, Sándor Végh, András Schiff, Heinz Holliger, Agnes Baltsa, Ida Haendel, Martha Argerich, Hildegard Behrens, Yuri Bashmet, Rudolf Barshai, Kiri te Kanawa, Radu Lupu, Thomas Zehetmair, Vadim Repin, Helen Donath, Maria-João Pires e Richard Goode, entre outros.

Entre os projetos mais importantes da orquestra, encontram-se as produções de ópera, amplamente aplaudidas: A Flauta Mágica, Così fan tutte, La nozze di Figaro, Idomeneo, Orfeo ed Euridice e Un turco in Italia. O mesmo sucesso foi obtido com o ciclo de obras que assinalou o 50º aniversário da morte de Bartók, o ciclo de sinfonias de Mahler, ao longo de vários anos, a série de apresentações para o centenário da morte de Brahms, um ciclo Bartók-Stravinsky e outro Liszt-Wagner em janeiro de 2004. Em janeiro de 2005, a orquestra deslanchou o seu Budapest Mahlerfest anual, e em 2008, sua “maratona” anual, enfocando a cada ano um compositor diferente.

O conjunto coloca grande ênfase na execução de músicas novas, tendo apresentado muitas estreias húngaras e mundiais. A orquestra encomenda regularmente novas obras. Em 2006, foi o primeiro conjunto estrangeiro a receber o Prêmio Musical da Holanda.

Para promover o desenvolvimento artístico de seus membros, a OFB desenvolveu, paralelamente aos seus concertos sinfônicos, várias séries regulares de música de câmara. Os “Concertos Cocoa” — apresentados para jovens nas tardes de domingo — a série “Haydn-Mozart plus”, onde os solistas dos concertos são membros da orquestra, assim com seus concertos anuais de verão ao ar livre, tornaram-se logo favoritos do público musical de Budapeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário