quarta-feira, 20 de abril de 2011

Curitiba é o ponto de partida da turnê mundial do violonista Fabricio Mattos


Projeto WGC integra, emociona e aproxima apreciadores da música clássica em cinco continentes 
O palco do TUCA (Teatro da PUCPR) em Curitiba recebe, no próximo dia 27, às 20 horas, o primeiro concerto da turnê mundial do violonista Fabricio Mattos. Com uma ideia na cabeça e um violão na mão, o jovem e talentoso artista, dará início, na capital paranaense, a uma das etapas do projeto WGC - Worldwide Guitar Connections. O WGC é uma série de concertos, aliada a ações inovadoras, que percorrerá cinco continentes - América, Ásia, Oceania, Europa e África - entre maio e junho de 2011. 

Fabricio Mattos vai levar a sensualidade sonora e a totalidade dos diferentes timbres do violão a mais de 15 países. Nas apresentações, o público irá conhecer cinco composições criadas exclusivamente para o violonista, concebidas pelos compositores Harry Crowl, Mário Ferraro, Luiz Cláudio Ribas Ferreira, Paul Hart e Salomão Habib.

Além dos concertos tradicionais, o WGC vai eternizar composições, emocionar e instruir por meio de ferramentas como as redes sociais (Facebook, Flickr, Myspace, Twitter), o site do projeto
(www.worldwideguitarconnections.com) e ações de interação e de entretenimento.

Os seguidores do artista poderão acompanhar sua jornada por meio de postagens diferenciadas na web. Os folhetins com o programa das apresentações serão reutilizados a cada show. Os expectadores serão incentivados a devolver os materiais e a deixar no verso das peças uma mensagem que poderá ser lida em outros países, promovendo, então, uma integração cultural entre diferentes povos.

Para romper definitivamente com o tradicional, em vez de CD, ao final de cada espetáculo, a plateia poderá adquirir um pen drive contendo: o áudio das obras em formato mp3, informações sobre o cronograma da turnê, compositores, composições e curiosidades sobre as localidades visitadas pelo artista.

Fabricio Mattos conta que o WGC é o resultado de vários anos de prática musical. "A palavra-chave do WCG é integração. Integração entre diversos conceitos, pessoas, instituições, lugares, ideias. É isso que o século XXI está pedindo. O WGC é um ciclo em que as etapas dependem umas das outras. É uma união pela diversidade com a proposta primordial de humanizar a relação entre o fã e o músico", reflete.

Na opinião do violonista os concertos da turnê são uma surpresa, uma experiência idealizada para levar as pessoas a encararem o violão de outro modo. "O projeto é contemporâneo e multidisciplinar. São várias linguagens musicais, diferentes formas de expressão e abordagens artísticas. O projeto é simples e atual", resume o artista.

O WGC - Worldwide Guitar Connections recebe o apoio da Savannah Ações em Comunicação, 3D Garage, Estúdio Trilhas Urbanas e empresas locais dos Países que receberão os concertos.

Fabricio Mattos mora na Europa há 5 anos. É concertista, produtor musical, professor de música e empreendedor. Em dez anos de carreira, realizou mais de 100 concertos no Brasil e exterior e conquistou mais de uma dezena de importantes prêmios como o "Julian Bream Award". O músico é o segundo violonista brasileiro a estudar na Royal Academy of Music, em Londres, uma das melhores instituições de ensino da música no mundo.  Atualmente Fabricio Mattos reside em Turim, Itália.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário