sexta-feira, 29 de abril de 2011

Acervo do Museu do Trem (RJ) poderá se tornar patrimônio cultural do Brasil


O Acervo do Museu do Trem, uma das maiores referências da memória ferroviária do país, poderá ser tombado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural na próxima terça-feira, dia 3 de maio, quando o colegiado realiza em Brasília sua primeira reunião de 2011. Os trabalhos de inventário foram realizados por equipes multidisciplinares do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, ao longo de mais de uma década, quando foi publicada a notificação do processo de tombamento da coleção, medida que resultou em sua proteção provisória pelo poder público federal.

Com mais de mil itens considerados de valor histórico, o acervo abrange equipamentos ferroviários, utensílios, mobiliário e até locomotivas como a Baroneza, construída na Inglaterra, movida a vapor e a primeira a trafegar na estrada de ferro de Petrópolis. Outros destaques são um vagão usado pelo ex-presidente Getúlio Vargas e outro onde viajou o Rei Alberto, da Bélgica, quando esteve no Brasil em visita oficial, em 1922.

O Museu do Trem situado no bairro do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, abrigou o maior conjunto de Oficinas de Locomoção da América Latina, que ajudou inclusive na formação daquele bairro. A sua coleção, prestes a ser devidamente preservada, por conta de seus valores históricos e culturais, pertencia à RFFSA, extinta em 2007.

Também estão na pauta da reunião do conselho as propostas de tombamento dos centros históricos de Belém, no Pará, e de Jaguarão, no Rio Grande do Sul, do terreiro Zogbodo Male Bogun Seja Unde, em Cachoeira, na Bahia, e de 13 relacionados à imigração em Santa Catarina.

Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural

O Conselho que avalia os processos de tombamento e registro de bens do patrimônio cultural brasileiro, presidido pelo presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, é formado por especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia. Ao todo, são 22 conselheiros de instituições como Ministério do Turismo, Instituto dos Arquitetos do Brasil, Sociedade de Arqueologia Brasileira, Ministério da Educação, Sociedade Brasileira de Antropologia e Instituto Brasileiro de Museus – Ibram e da sociedade civil.

Serviço:

Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural
Data:
3 de maio de 2011, de 9h às 19h
Local:
Sala de reunião da CNIC. Setor Comercial Sul, quadra 09, Edifício Park Cidade, Torre B, 12º andar. Brasília - DF.

MÚSICA DE GRAÇA - (www.musicadegraca.com.br)


Projeto criado por Dani Gurgel disponibilizará músicas inéditas de diversos artistas para download grátis na internet 

Músicas inéditas de diferentes artistas, acessíveis para download gratuito num site em formato de podcast. Esse é o conceito do Música de Graça, projeto criado pela compositora, cantora, fotógrafa e produtora Dani Gurgel, que será lançado em maio, e que trará artistas em parcerias inusitadas quinzenalmente em áudio e vídeo.

O objetivo do Música de Graça é de ser um portal de recomendações, que produz e divulga música inédita grátis para o público fazer o download, mandar para quem quiser ou mesmo fazer seu próprio remix (desde que não seja para uso comercial), já que as composições serão liberadas sob uma licença Creative Commons - organização sem fins lucrativos que disponibiliza licenças flexíveis para obras intelectuais.

O site não prioriza estilos, músicos novos ou artistas consagrados. Segundo Dani Gurgel, "o que se pretende é traçar conexões entre músicos totalmente diferentes mostrando que eles são ligados de uma forma ou de outra." E completa "como se trata de um projeto eclético e de fácil acesso, espero chegar a um público cada vez maior e dar a oportunidade ao internauta de ouvir outras criações de grandes artistas ou de novos e desconhecidos músicos".

A cada mês, serão lançados dois episódios, reunindo artistas em uma música e um bate papo. Pedro Mariano, Bruna Caram, Verônica Ferriani, Tatiana Parra, Rafa Barreto, Guilherme Ribeiro e Ricardo Teté são alguns dos que, no próximo mês, entrarão nos estúdios da Oca - Casa de Som, para registrar suas composições que farão parte do projeto.

Música de Graça é uma produção da Da Pá Virada, com o apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural - Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo) para o primeiro ano de produção. 

Eric Clapton – O rei da guitarra volta ao Brasil

Dez anos após sua última passagem pelo país, o grande guitarrista anuncia sua volta ao Brasil em outubro para tres apresentações: Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

Aplaudido pela crítica devido ao sucesso de seu último álbum, Clapton, lançado no ano passado, e em plena turnê pelos Estados Unidos, o cantor, compositor e guitarrista Eric Clapton anunciou datas extras para sua turnê 2011, que passará também pela América do Sul e que terá três shows no Brasil em outubro: o “deus da guitarra” se apresentará no dia 06 em Porto Alegre, no Estacionamento da Fiergs, no dia 09 no Rio de Janeiro, na HSBC Arena e no dia 12 em São Paulo, no Estádio do Morumbi. Clapton também se apresentará no dia 14 em  Buenos Aires, no Estádio River Plate e no dia 16Santiago, no Estadio Nacional. em
Esta será a primeira passagem do artista pelo país em 10 anos – a última vez que ele se apresentou aqui foi em 2001. O novo disco e a nova turnê vem sendo saudados pela crítica como um grande retorno de Clapton, um dos mais lendários guitarristas de todos os tempos, a seus melhores momentos. Para os shows, Clapton montou uma banda única, que reúne alguns de seus grandes parceiros de longa data: Steve Gadd na bateria, Willie Weeks no baixo e Chris Stanton nos teclado, além de Michelle John e Sharon White nos backing vocals.

XYZ Live

A XYZ Live (www.xyzlive.com.br), empresa de entretenimento e esportes do Grupo ABC, depois de realizar este ano em três capitais o Summer Soul Festival, com Amy Winehouse, Janelle Monae e Mayer Hawthorne e o POP Music Festival , com Shakira, Train, Ziggy Marley e FatBoy Slim; além das turnês nacionais do Iron Maiden e Jack Johnson, entre muitas outras grandes atrações, confirma agora a vinda de Eric Clapton.

Coro de deficientes visuais canta com maestro João Carlos Martins


Leandro Lehart e a cantora internacional Latasha Jordan também participam do show musical "Enxergando no Escuro", que acontece nos dias 25 e 26 de maio, no Tom Jazz

Enxergando no Escuro: esse é o nome do show musical que a ONG Visão do Bem promove nos dias 25 e 26 de maio, às 21h30, na casa de espetáculos Tom Jazz, em São Paulo. De maneira intimista, o Coral Visão do Bem - composto por deficientes visuais - cantará por cerca de duas horas e a apresentação terá a participação especial de grandes nomes da música nacional e internacional, como o maestro João Carlos Martins, o músico Leandro Lehart e a cantora nova-iorquina Latasha Jordan. A Banda Dunamis também acompanhará os cantores em algumas canções.

Nestas apresentações, o maestro João Carlos Martins fará a regência do Coral Visão do Bem. Sua participação reforça a importância de fortalecer o mundo da música entre todas as pessoas, como forma de superação. Especialmente para o coral, o músico Leandro Lehart compôs a música Olhos, que será mostrada pela primeira vez ao público neste evento. Ele também acompanhará os integrantes na música Canção da América, de Milton Nascimento. O show terá ainda as canções É Preciso Saber Viver, de Roberto Carlos, Sonda Me, de Aline Barros, além de composições de integrantes do próprio Coral, dentre elas, Como Zaqueu, escrita por Regis Danese, e Mãe, de autoria de Sérgio Saaes.

A cantora de soul Latasha Jordan virá exclusivamente ao Brasil para o show Enxergando no Escuro. Ela, que atualmente abre os shows de Lady Gaga e Alicia Keys, cantará com o Coral Visão do Bem as músicas I Just Called To Say I Love You, de Steven Wonder, You Are Not Alone, de Michael Jackson, I Believe I Can Fly, de R. Kelly e, para o encerramento, Happy Day, que reunirá todos os convidados.


Objetivos do show
Ao promover este show musical, a ONG Visão do Bem tem como objetivo arrecadar fundos para a compra de um veículo, que ajudará na locomoção dos deficientes que são atendidos pela entidade. "Compraremos uma van, que será bastante útil também nas apresentações dos integrantes do Coral, pois hoje eles seguem para os shows de transporte público e esse deslocamento é dificultoso. O valor obtido na apresentação será destinado ainda para melhorar o padrão de assistência oferecida pela ONG nos tratamentos médicos, psicológicos e educacionais", explica Natanael Joaquim, fundador da Visão do Bem e que também subirá ao palco para cantar com Latasha Jordan. "A participação da cantora terá forte influência para a abertura de novos espetáculos que o Coral Visão do Bem fará em território norte-americano", anuncia.

Segundo ele, o Coral Visão do Bem é pioneiro no Brasil e tem como meta promover a inclusão social das pessoas com deficiência visual. "O coral é uma das ações da ONG voltadas para ajudar pessoas cegas a superar barreiras, limitações e, às vezes, até mesmo preconceito por parte da sociedade. No show Enxergando no Escuro, mostraremos que, embora não enxergamos, sentimos as pessoas", diz ele que também possui déficit de visão e que se sente melhor quando canta. "Nossa ONG desenvolve um trabalho sério e que tem sido edificante para a vida desses deficientes. Quando cantamos, mostramos que somos iguais e temos as mesmas capacidades de realizações", destaca.

A ONG Visão do Bem conta com o apoio da mídia e de empresas interessadas em contribuir para as ações que promove. Natanael Joaquim informa que a entidade pretende, por meio de patrocínios, conquistar um espaço para uma sede mais ampla e adaptada às necessidades dos deficientes. "Somos fabricantes de sonhos e com a participação de empresas voltadas ao assistencialismo e empenhadas na inclusão social conseguiremos ajudar muito mais pessoas portadoras de deficiência visual", conclui.


Serviço:
"Enxergando no Escuro"
Show Musical com o Coral de Deficientes Visuais da ONG Visão do Bem - participações especiais: maestro João Carlos Martins, músico Leandro Lehart, cantora nova-iorquina Latasha Jordan e banda Dunamis. A direção do show é de Natanael Joaquim; coordenação geral de Marcio Rover; e produção de Tutto Mazza.

Dias 25 e 26 de maio, às 21h30
Tom Jazz - Avenida Angélica, 2331 - São Paulo - SP
Ingressos limitados.