terça-feira, 4 de outubro de 2011

COOPERIFA FESTEJA 10 ANOS DE ATUAÇÃO NA PERIFERIA


Mostra Cultural é marcada por dez dias de atividades em 13 espaços culturais

Para comemorar uma década de intervenções culturais, a Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia) realizará, na zona sul da capital paulista, a 4ª Mostra Cultural entre os dias 14 a 23 de outubro em diversos locais como escolas, CEUs, casa de cultura e no bar do Zé Batidão, sede do Sarau da Cooperifa desde 2003.

O Sarau da Cooperifa é movimento literário idealizado pelos poetas Sérgio Vaz e Marco Pezão, em outubro de 2001, dentro de um bar, em Taboão da Serra. O projetoteve êxito e hoje eles convidam poetas, músicos, atores, dançarinos, cineastas para brindar nessa festa com uma vasta programação que inclui debates, shows, feira literária, espetáculos e distribuição de três mil livros infantis na comunidade. Todas as atividades são gratuitas.

Tais manifestações foram a forma encontrada por esse coletivo para valorizar a literatura e incentivar a leitura na periferia vem agregada de criatividade com projetos inovadores como o próprio sarau dentro de um bar, o Prêmio Cooperifa, a Semana de Arte Moderna da Periferia, Poesia no Ar, Chuva de livros, Cinema na laje, Ajoelhaço, Sarau da Cooperifa nas escolas, e essa mostra cultural que está na quarta edição no qual reúne todos que buscam uma transformação da periferia.

No entanto, como frisam os organizadores, nada disso seria possível sem a adesão da comunidade, das escolas e dos moradores oriundos das diversas periferias que se deslocam de diferentes regiões da cidade para prestigiar essa realização.

A mostra

A abertura acontecerá no próximo dia 14, às 19h30, no CEU Casa Blanca e será marcada com um panorama dos 10 anos de intervenções culturais. 

No decorrer dos dias, a programação reunirá a literatura de poetas e escritores que freqüentam o sarau; a dança grupos como Balé Capão Cidadão, Espírito de Zumbi, Umoja, entre outros; a música, os convidados Preto Soul, Veja Luz, Versão Popular, 4 Vozes, Teatro Mágico, Z’África Brasil, Criolo e GOG e no teatro Cia Sansacroma, Capulanas Cia de Arte Negra e Grupo Clariô.


Sem comentários:

Enviar um comentário