segunda-feira, 17 de outubro de 2011

’THE FIRST OF THE GANG TO DIE’’, FASHION FILM, REVITALIZA O CLUBE DOS 27


O Rock, um estilo de musical que surgiu nos EUA no inicio dos anos 40 e no final dos anos dos 50, trouxe consigo ao longo dos anos uma legião de admiradores e jovens carentes de rebeldia dentro de suas almas. Inspirado na incandescência hibrida da contracultura, hoje ele é mais que um ritmo sonoro musical, é uma fonte de inspiração que ultrapassou suas próprias fronteiras e se tornou algo próximo daquilo que religião e os preceitos ideológicos fixaram no mundo. Musicas de ícones como Jim Morrison, Kurt Cobain, Janis Joplin e outros fizeram parte da atmosfera de varias gerações, transformando seus contextos e lifestyles. Marcando e traçando rotas que geraram talvez os maiores gênios que pisaram na terra.  As mortes das maiores lendas do rock n roll são um mistério cujo céu é o limite. O clube dos 27 é uma lenda mística, injustificável e apaixonante que ate hoje deixa um ponto de interrogação na historia do rock. 
    
    Mas o que o numero 27 tem de tão peculiar? A verdade é que o numero 27 remete as facetas que giram em torno da transição uma vez que na numerologia ele é representado pelo numero nove justificado por ser o resultado da somatória de 2+7. Essa idade tão misteriosa é responsável por ser citada como um marco vital na trajetória humana vista como uma época de transgressão da alma que resulta em incidentes tanto benignos quanto fatais.   Cercado de mistérios e fatos cabalísticos, o numero 27 acabou se transformando no palco que tombou a genialidade dos grandes mitos. 

  ‘’The first of the gang to die’’ é um editorial em formato vídeo produzido e dirigido pela produtora de moda Caroline Castella onde são narrados os últimos momentos na casa dos 27 anos de 13 roqueiros como: Jimi Hendrix, Janis Joplin, Brian Jones (dos Rolling Stones), Jim Morrison (dos Doors), Kurt Cobain (do Nirvana), Ron Pigpen McKernan (do Grateful Dead), Pete Ham (do Badfinger), David Alexander (dos Stooges), Pete De Freitas (do Echo & The Bunnymen), Mia Zapata (do The Gits), Gary Thain (do Uriah Heep) Kristen Pfaff, Robert Johnson.

   O curta teve suas filmagens ocorridas entre o dia 16 e 17 de julho, no Centro da cidade no Hotel Gran Corona uma semana antes do mundo receber a noticia que a cantora mais influente dessa geração Amy Winehouse havia deixado a musica com 27 anos com uma morte trágica ainda não relatada claramente. Ressuscitando o mito que ronda esse fenômeno que não dava noticias desde os tempos de Cobain. 

  Desde o tempo Renascentista, o raciocínio do homem tornou se contra ele ao tê-lo  colocado como centro do universo, resultando uma caótica transição no ego e na alma humana uma vez que os criadores começaram a ter que arcar como responsáveis pelos seus gênios absolutamente gloriosos e instáveis. 

     A arte que é arte beira o invencível junto ao divino estando acima daquilo que o homem pode compreender ou contextualizar. Não é a toa que ela acaba batendo de frente com o seu criador e muitas vezes lhe sugando e lhe preenchendo simultaneamente, uma vez que de uma forma inexplicável ela atua no final da rota de suas historias como um precipício, uma guilhotina, um veneno, uma bala contraria e outras espécies que levam a fatalidades impares. Seu papel é inversamente proposital e acaba atuando como uma faca de dois gumes, assim como faz o destino. O que alimenta um artista também o denegre ”Nenhuma encruzilhada é tão maldita quanto o Gênio. O Gênio é a maior maldição com que se pode abençoar um homem”.

Sem comentários:

Enviar um comentário