sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Exposição fotográfica revela toda a magia da música popular brasileira

Mostra do fotógrafo Marco Aurelio Olimpio fica em cartaz no SESC Campinas de 26 de outubro a 27 de novembro.

O encontro privilegiado entre a expressividade da música e a magia das imagens advindas do olhar artístico. É o que o visitante irá encontrar na exposição fotográficaÁlbum: Imagens musicais, do trabalho autoral de Marco Aurelio Olimpio, em exibição no SESC Campinas de 26 de outubro a 27 de novembro. A mostra reúne parte das fotografias registradas em livro homônimo, lançado no ano passado pelas Edições SESC SP, que se dedica exclusivamente à união da imagem e da música popular brasileira em suas mais diferentes vertentes.

Ao longo de quase duas décadas, Marco Aurelio esteve presente na maioria dos shows promovidos nas Unidades do SESC SP. Assistiu a dezenas de apresentações e ensaios, captando instantes de graça e contemplação, concentração e êxtase, música e silêncio, de intérpretes e autores que criam, expressam e entendem o Brasil. Sem pressa, afirma que prefere não circular durante os shows: após analisar a marcação do palco, permanece em um ponto escolhido, de onde não interfira no momento de expressão do artista e de fruição da plateia.

As fotografias apresentadas em Álbum: Imagens musicais não registram apenas música, músicos ou shows, mas notas, sons, cores e matizes musicais. A poesia imagética sequencial do autor assimila o estilo de artistas completos e complexos, preserva suas particularidades e as expressa em toda a sua essência nas infinitas nuances do branco e preto.

Dentre os artistas fotografados estão Naná Vasconcelos, Egberto Gismonti, Antônio Nóbrega, Elza Soares, Paula Lima, Chico Science, Elba Ramalho, Ed Motta, Arnaldo Antunes, entre outros. Uma oportunidade de rememorar canções e momentos através das imagens musicais.

Sobre o fotógrafo - Marco Aurelio Olimpio trabalhou no SESC Pompeia de 1992 a 1994 como laboratorista fotográfico. Transferiu-se posteriormente para a PUC-SP, onde exerceu por 13 anos a função de técnico em ensino de fotografia e graduou-se em Comunicação em Multimeios. Pertence a uma família ligada à música, o que lhe garantiu um conhecimento empírico do universo de notas e tons que marcariam o ritmo dos cliques de sua câmera.

Exposição Álbum: imagens musicais 

Fotos de Marco Aurelio Olimpio


Período: 26/10 a 27/11/2011


Horário: De terça a sexta das 7h às 21h30. Sábados, domingos e feriados das 9h30 às 18h.


Local: Corredor Esportivo SESC Campinas – Rua Dom José I, 270/333 - Bonfim


Gratuito


As publicações das Edições SESC SP podem ser adquiridas em todas as unidades SESC SP (capital e interior) e também pelo portal www.sescsp.org.br/loja

Sem comentários:

Enviar um comentário