segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Livro infantojuvenil revela curiosidades sobre a infância e a trajetória de Chiquinha Gonzaga


Escrita por Edinha Diniz, obra da Callis Editora mostra como a precoce paixão pela música tornou a pianista uma das personalidades mais influentes da música popular brasileira.

Ela foi pianista, compositora e se tornou a primeira maestrina brasileira. Dona de uma personalidade forte, Chiquinha Gonzaga quebrou tabus da época. Precoce, aos 11 nos, iniciou sua carreira como compositora, atividade que a projetou nacionalmente. São essas e outras curiosidades que a obra infantojuvenil “Chiquinha Gonzaga”, escrita por Edinha Diniz, vai contar a adultos e crianças.

Nascida em 1847, na cidade do Rio de Janeiro, Francisca Edwiges Neves Gonzaga despontou em uma época em que as mulheres sofriam forte preconceito da sociedade.  Algumas pessoas chegaram a duvidar das músicas de sua autoria. É de Chiquinha uma das canções carnavalescas mais famosas: “Ó Abre Alas”, feita em 1899 para o cordão carnavalesco da Rosa de Ouro. O sucesso é considerado a primeira marcha carnavalesca da história.

A “Coleção Crianças Famosas” traz de forma lúdica e com uma linguagem simples a infância de artistas como Anita Malfati, Bach, Cartola, Jorge Amado, Castor Alves e Picasso.
  

Sobre a autora

Edinha Diniz é pós-graduada em ciências humanas pela Universidade Federal da Bahia, onde exerceu atividade de ensino e pesquisa. Desde 1977, reside no Rio de Janeiro. É autora do ensaio biográfico publicado em 1984, Chiquinha Gonzaga; uma história de vida, responsável pela redescoberta da compositora e maestrina carioca, cuja pesquisa desdobrou em múltiplas linguagens, culminando com a minissérie da TV Globo, em 1999. Com o sucesso surpreendente da minissérie entre o público infantil, a Editora Callis convidou a autora a escrever o livro Chiquinha Gonzaga, para a coleção Crianças Famosas, seguido pelo livro Cartola, para a mesma coleção.

Sem comentários:

Enviar um comentário