quinta-feira, 6 de outubro de 2011

RENATA JAMBEIRO


Não é por acaso que Renata Jambeiro é respeitada pelo público e pela crítica como a grande representante do samba na capital do país. Levando a música brasileira à África em duas ocasiões, Renata apresentou-se em tournée em São Tomé e Príncipe, em 2009 e em novembro/2010 se apresentou para os presidentes Lula e Guebuza em solenidade no palácio presidencial em Moçambique, realizando em seguida mais dois shows naquele país. 

Apresentou-se em várias oportunidades em shows na Esplanada dos Ministérios, em comemoração ao 1º de Maio, nos 50 Anos de Brasília, na comemoração oficial, ao lado de grandes nomes da MPB sob o comando de Daniela Mercury e mais recentemente no Gran Folia – Carnaval 2011 no Museu da República. Em dezembro/2010 cantou em São Paulo, no 3º Fórum Caravana da Música e do Esporte, patrocinado pela ESPN Brasil, evento este que contou com a participação de Chico César, Elza Soares e Daniela Mercury. Dia 03/01/11 cantou na posse da Ministra da Cultura, em Brasília. Em fev-mar/2011, esteve em São Luís/MA contratada para apresentar três grandes shows no Pestana Hotel, incluindo o Grande Baile de Gala do Carnaval de São Luís, que contou com a presença de Alcione no palco ao lado de Renata.

Recentemente esteve no Rio gravando o Programa de Diogo Nogueira, Samba na Gamboa, falando sobre o samba de Brasília. A cantora de 29 anos está em seu 2º trabalho, o DVD Sambaluayê – esgotado - que foi lançado no Teatro Rival-Petrobras/Rio e Teatro FUNARTE/Brasília. Encontra-se em estúdio gravando o CD Sambaluayê. Lançou em 2007 seu 1º CD – JAMBEIRO, que está na 2ª tiragem. 

Foi anfitriã, em seus shows, de Dona Ivone Lara, Altay Veloso, Nilze Carvalho, Monarco, Leci Brandão e Noca da Portela. Passou pelos palcos da Lapa/Rio, Fortaleza, Costa do Sauípe, Salvador, Paracatu, Pirenópolis, Itajaí, Caraíva, Chapada dos Veadeiros, Goiânia e outras cidades brasileiras. Na música, Renata estreou aos 20 anos, mas aos 16 iniciou sua trajetória artística em musicais de Oswaldo Montenegro, até tornar-se atriz formada pela Universidade de Brasília. 

A garra, o talento e a alegria desta mestiça são mostrados como uma forma de oração, e seu show é sempre uma homenagem ao samba, aos sambistas e às raízes da música popular brasileira.

Sem comentários:

Enviar um comentário