sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Lançamento de reconto infantil sobre história de capoeira terá Orquestra Nzinga de berimbaus

Garotada poderá curtir o som do típico instrumento afro-brasileiro e conhecer o livro 'Mestre gato e comadre onça', reconto de uma história de capoeira que ganha vida no texto e nas ilustrações de Carolina Cunha.

Edições SM e Livraria da Vila lançam na tarde de sábado, 29 de outubro, o mais novo título da escritora e ilustradora Carolina Cunha, Mestre gato e comadre onça, um reconto de uma fábula afro-brasileira, numa instigante coreografia do texto com ilustrações precisas dos golpes e movimentos da capoeira. Tudo isso entremeado por letras de cantigas de capoeira, presentes no CD que acompanha a obra, gravado pelas crianças dos grupos Nzinga, Espaço Cultural Pierre Verger e Projeto Pequenos do João.


Criada em 1999 pelo Grupo Nzinga de Capoeira Angola, a Orquestra surgiu da necessidade de transformar em espetáculo um trabalho ligado ao cultivo do universo musical da capoeira. Seu objetivo é divulgar o berimbau, sua origem africana, sua ligação com as manifestações do povo negro no Brasil e suas possibilidades de execução, a partir de toques que se fizeram tradicionais por seu uso dentro do ritual da capoeira e do samba de roda.

Lançamento de Mestre gato e comadre onça
 
Data: 29 de outubro de 2011 (sábado)

Horário: das 16h às 19h

Local: Livraria da Vila | Rua Fradique Coutinho, 915 – Pinheiros | São Paulo

Fone: (11) 3814-5811

Entrada gratuita

O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. 

Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.

Sem comentários:

Enviar um comentário