terça-feira, 19 de julho de 2011

1ª Feira do Escritor chega ao Brasil


Comuns em países de primeiro mundo, feiras que reúnem escritores e são abertas à visitação pública terá sua primeira edição no Brasil em abril de 2012.

No Brasil, a média de livros lidos por ano/habitante é de apenas 4,7, desses, 3,4 são indicados pelas escolas. No ranking mundial, segundo pesquisa da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o Brasil ocupa a 53.ª posição, ficando atrás de países como Colômbia, Trinidad e Tobago, México, Uruguai, entre outros. 

Talvez um dos fatores que levam a esse baixo índice de leitura no Brasil seja a pouca atenção dada aos livros e, principalmente, aos escritores nacionais. No mercado editorial brasileiro, a maioria dos best-sellers é de livros internacionais (o que já vem de longa data). Mas será que os livros nacionais não são tão bons quanto os internacionais? Na verdade, o que acontece é que os editores brasileiros investem na divulgação de autores que, por algum motivo se tornaram famosos em seus países, assim, fazendo com que o livro já tenha seu sucesso garantido também em nosso país. Com isso, os escritores nacionais, principalmente os independentes ou de pequenas editoras, não conseguem uma oportunidade perante o enorme mercado de livros estrangeiros já consagrados.

O mesmo ocorre em feiras de livros por todo o país. Tomando como base as duas principais: a Bienal do Livro de São Paulo e a do Rio de Janeiro, o foco principal dessas é voltado aos livros internacionais e, consequentemente, aos autores estrangeiros.

A 1.ª Feira do Escritor, que será realizada nos dias 20, 21 e 22 de abril de 2012, no Expo Center Norte em São Paulo, surgiu justamente para ir contra esse conceito. Ao contrário de grandes feiras de livro que destacam os best-sellers internacionais, bem como os autores dessas obras, a Feira do Escritor será direcionada aos escritores nacionais, ainda não tão conhecidos pelo público em geral, justamente, devido a falta da exposição das obras desses, tão boas quanto e em alguns casos até melhores do que certos best-sellers.

Serão aproximadamente 500 mesas com um espaço de 4 metros quadrados para cada escritor que poderá expor seus livros e ter um contato maior com os leitores brasileiros. “Existem milhares de ótimos escritores nacionais, o que lhes falta é oportunidade!”, afirma o idealizador do evento e diretor da AUDIOLIVRO Editora, Marco Giroto.

A AUDIOLIVRO Editora, a primeira e maior editora de audiolivros do Brasil, constatando essa lacuna em relação aos escritores nacionais, resolveu criar o evento. A ideia é ter duas feiras ao ano inicialmente: uma em um semestre em São Paulo e a outra no outro semestre no Rio de Janeiro. Dependendo da aceitação, a editora poderá levar o evento para outras capitais.

Por enquanto as inscrições estão abertas apenas aos escritores que desejam participar como expositores. O preço da mesa é bem acessível se comparado a outras feiras de livros: custará apenas dois mil reais, podendo ser parcelado em até oito vezes de duzentos e cinquenta reais cada. Mas vale lembrar que são apenas 500 espaços e que a procura é grande, conforme o número de autores não conhecidos pelo ávido mercado livreiro.

Para participar da Feira que será aberta ao público com entrada franca, basta acessar o site http://FeiraDoEscritor.com ou entrar em contato pelo e-mail contato@FeiraDoEscritor.com

Sem comentários:

Enviar um comentário