quarta-feira, 6 de julho de 2011

Reabertura da exposição de fotografias VIVA FAVELA 10 ANOS

A exposição Viva Favela 10 anos, com curadoria de Patricia Gouvêa, será reaberta no dia 8 de julho, na sede do Viva Rio, com 24 fotografias produzidas, desde 2001, pelos correspondentes comunitários e editores do projeto Viva Favela. As imagens selecionadas retrataram de forma íntima o cotidiano de favelas e bairros de periferia do Rio e Grande Rio, e fazem parte de um acervo de mais de 50 mil fotografias publicadas ao longo dos últimos 10 anos no site www.vivafavela.com.br, uma iniciativa pioneira de jornalismo cidadão e de inclusão social, digital e visual. A exposição ficou por um mês no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa, na programação do FotoRio.

A exposição é composta por fotos inéditas produzidas por correspondentes e editores que se vincularam ao projeto em diferentes períodos, desde a sua fundação. Também será exposta uma seleção de vídeos curtos realizados por alunos das Oficinas de Formação de Correspondentes Multimídia, e teasers que divulgam a Revista Multimídia Viva Favela. Todos os fotógrafos são do Rio de Janeiro e tiveram participação “presencial” no Viva Favela. Cinco dos nove fotógrafos reunidos na exposição iniciaram suas carreiras através do Viva Favela e se profissionalizaram ao longo dos anos de atuação no projeto, tendo participado de exposições, livros, e alguns recebido premiações.

Desde o lançamento do site, o Viva Favela participou de mais de 20 exposições, individuais e coletivas, em galerias, centros culturais e também nas favelas onde parte das imagens foram captadas. Em 2009, foi lançado no mercado editorial o livro de fotografias Viva Favela (Editora Olhares e Viva Rio), já esgotado.

Em 2010 o projeto passou por uma reformulação e se tornou colaborativo. Com a reformulação, o Viva Favela se tornou uma plataforma multimídia, e o processo de formação de correspondentes passou a abranger cursos de produção e edição de vídeos, além da edição de uma revista multimídia colaborativa. Uma seção para vídeos no site também permitiu a difusão de produções audiovisuais de correspondentes multimídia de todo o Brasil. Um ano depois do lançamento, mais de 1.400 correspondentes comunitários de norte a sul do Brasil estão cadastrados no portal.

O Viva Favela é um projeto patrocinado pela Petrobras. As Oficinas de Formação de Correspondentes Comunitários Viva Favela são financiadas pela AIN (Ajuda da Igreja da Noruega). A exposição Viva Favela 10 Anos conta com apoio do Ministério das Relações Exteriores da Noruega e do Consulado Americano.


Participam da exposição os seguintes fotógrafos / correspondentes comunitários:

Walter Mesquita | Queimados (Baixada Fluminense)
Rodrigues Moura | Complexo do Alemão (Rio de Janeiro)
Tony Barros | Cidade de Deus (Rio de Janeiro)
Nando Dias | Rocinha (Rio de Janeiro)
Deise Lane | Complexo da Maré (Rio de Janeiro)
Márcia Farias | Complexo da Maré (Rio de Janeiro)
Fernando Mascote | Parque Anchieta (Rio de Janeiro)
Completando o elenco de expositores, duas fotógrafas que foram editoras de fotografia do projeto em períodos distintos: Kita Pedroza (uma das fundadoras do projeto) e Sandra Delgado.

Serviço:

Exposição Viva Favela 10 Anos

Local: Viva Rio
Endereço: Rua do Russel, 76 – Glória
Visitação: de 08/07 a 29/07, de segunda à sexta, das 10h às 18h.

Sem comentários:

Enviar um comentário