quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A dança em questão: compilação de ensaios traz reflexões sobre criação, produção, divulgação e crítica desta linguagem artística

Temas para a dança brasileira, publicado pelas Edições SESC SP, busca reunir diversas visões em torno da dança brasileira e da arte contemporânea, trazendo para a mesma discussão tanto a pesquisa acadêmica quanto os âmbitos da criação e produção. Importante coletânea do pensamento de professores, jornalistas, bailarinos, coreógrafos, escritores, críticos e pesquisadores de dança, a obra é composta por 16 ensaios que vão desde a análise do surgimento da crítica especializada no país, passando pela falta de leis de incentivo e políticas públicas, até o reconhecimento da arte como parte da economia.

Organizado pela especialista em cultura e dança Sigrid Nora, o livro levanta questões fundamentais para a dança e para as artes em geral no cenário contemporâneo. Beatriz Cerbino, pesquisadora e dramaturga, enfatiza o papel da crítica na dança brasileira e contextualiza seu surgimento. Para a autora, “tão importante quanto um espetáculo é a discussão que ele pode gerar, as diferentes maneiras de percebê-lo e de se apropriar das ideias que ele coloca em movimento”. Também estão na obra os textos da dramaturga Fátima Saadi, do bailarino e coreógrafo Paulo Caldas e da pesquisadora de dança Thereza Rocha, que aliam a perspectiva acadêmica com suas experiências profissionais, aproximando o leitor deste universo da expressão cultural.

Os desafios de um produtor, a entrada no cenário internacional e as perspectivas para as próximas décadas são assuntos elencados pela jornalista especializada em dança, Adriana Pavlova. Até mesmo o aspecto econômico é levado em conta. Fundador de vários festivais de dança no Brasil, Leonel Brum, também ex-coordenador de dança da Fundação Nacional de Artes (Funarte), confirma que o cenário atual apresenta mais de 120 festivais e que o reconhecimento da dança como uma área dentro da chamada “economia da cultura” apresenta novas perspectivas no sentido de ampliar sua visibilidade em todas as esferas.

O livro apresenta as contribuições da jornalista Nani Rubin, que aborda a cobertura da dança pelo jornalismo cultural. Ela afirma que a apuração jornalística da dança está em desvantagem em relação a outras áreas como cinema e música devido à falta de material de acervo para pesquisa. Há ainda textos de Ana Pais, Andrea Bardawil, João Carlos Couto de Magalhães, Maíra Spanghero, Marcos Bragato, Rosa Primo, Silvia Soter e um ensaio em parceria de Marina Guzzo e Simone Avancini.

Indicado não somente para artistas e bailarinos, Temas para a dança brasileira “insere-se em uma reflexão teórico-prática em torno das relações entre o corpo e o fazer artístico, contribuindo para o aprofundamento do debate entre os profissionais da área, bem como as perspectivas de leitura e apreciação de linguagem junto ao público não-especializado”, afirma o diretor regional do SESC SP, Danilo Santos de Miranda.

Sem comentários:

Enviar um comentário