quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Projeto SESI Bonecos do Mundo chega ao Rio de Janeiro


Pela primeira vez na cidade do Rio de janeiro, o Projeto SESI Bonecos do Mundo desembarca na cidade do Rio de Janeiro, a partir do dia 22 de agosto. Um dos maiores festivais de teatro de animação do mundo terá espetáculos gratuitos, em quatro palcos gigantes montados no Aterro do Flamengo.

Segundo a idealizadora Lina Rosa Vieira, o projeto é uma bela democracia cultural, que estimula a produção criativa e respeita a inteligência do público, ao trazer uma programação de alto nível de forma e conteúdo.

O evento, que envolve mais de mil profissionais em sua produção e transporta 500 toneladas de equipamentos, apresentará espetáculos internacionais nos dias 22, 23 e 24 no Teatro SESI Centro e nos dias 27 e 28 no Aterro do Flamengo, próximo ao monumento dos pracinhas. Em cena, artistas de países como Rússia, Espanha, Peru, Chile, além de várias companhias brasileiras. São 24, no total, que farão mais de 50 apresentações.

A convite do SESI Bonecos do Mundo, a companhia Giramundo, de Minas Gerais, que completa 40 anos, apresenta o desfile das "Torres Andantes de Bonecos", composto por estruturas cenográficas de grande porte, móveis e capazes de exibir performances de bonecos. Para alcançar o público as torres tem até quatro metros de altura, onde os bonecos se apresentam.

O grupo apresenta ainda a exposição Giramundo 40 anos de heróis e Vilões, que apresenta a trajetória da companhia através de seus principais personagens. São 110 bonecos originais, de 17 montagens para teatro, TV e vídeo, apresentadas no período entre 1971 - 2011.

Ao lado da companhia, a banda de rock mineira Pato Fu vai animar o público no dia 27 de agosto, a partir das 20h30, com um show que vem conquistando adultos e crianças. O espetáculo "Música de Brinquedo", nome do último CD da banda, tem uma estética musical inusitada, utilizando somente instrumentos de brinquedo.

Além de assistir aos espetáculos, o público vai ver de perto como se confeccionam e manipulam os bonecos que fazem a alegria da garotada. Serão montadas oficinas comandadas pelos Mestres Mamulengueiros, que mostrarão os bastidores do teatro de bonecos e a técnica do mamulengo, tradicional arte do folclore nordestino.

O festival traz o maior marionetista da Rússia, Viktor Antonov, que estará no Rio de Janeiro para ministrar oficina para profissionais de teatro (bonequeiros, atores, performers e artistas plásticos) e estudantes de artes cênicas, no Calouste Gulbenkian.
Antonov, nascido em São Petesburgo, é considerado um mestre das marionetes e já rodou o mundo mostrando sua habilidade nos fios. Além das oficinas, ele se apresenta no festival de bonecos durante os dias 27 e 28 de agosto, no Aterro do Flamengo, em quatro sessões, com entrada franca. 



Serviço:

OFICINAS

Local: Calouste Gulbenkian - Rua Benedito Hipólito, 125 - Praça Onze - Rio de Janeiro-RJ -

Oficina 1 - Fazendo e manipulando marionetes
Viktor Antonov

Capacidade: 25 alunos
Carga horária: 20 horas
Horário: Das 14h às 18h

Oficina 2 - Objetos quadro a quadro
Ulisses da Cunha Tavares
Enzo Giaquinto
Guilherme Pam

Capacidade: 20 alunos
Carga horária: 40 horas
Horário: Das 09h às 18h

Oficina 3 - Introdução à linguagem do teatro de animação
Miguel Vellinho

Capacidade: 25 alunos
Carga horária: 20 horas
Horário: Das 08h às 12h


SESI BONECOS
Teatro SESI Centro
22, 23 e 24/08 - 19h e 21h
Ingressos gratuitos (2 por pessoa): retirar na bilheteria, uma hora antes do espetáculo
Capacidade: 350 lugares
Endereço: Av. Graça Aranha, 1 - Centro

Aterro do Flamengo (ao lado do Monumento dos Pracinhas)
27 e 28 - a partir das 16h30
Entrada franca

Ateliê ao vivo dos Mestres Mamulengueiros
Aterro do Flamengo - Tenda dos Mestres
Período: 27 e 28 de agosto
Horários: 17h, 18h e 19h
Entrada franca


Site do evento: www.sesibonecos.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário