terça-feira, 23 de agosto de 2011

O FABULOSO MUNDO DO ROCK


Lançamento da V&R Editoras, do caricaturista Andrés Cascioli, traz caricaturas e curiosidades de grandes bandas e astros da música que fizeram história no Rock.

O Rock and Roll e toda sua força e essência, eternizada ao longo dos anos por figuras polêmicas e únicas, estão no lançamento da V&R Editoras O fabuloso mundo do rock, do exímio caricaturista e chargista argentino, Andrés Cascioli.  A obra reúne caricaturas, curiosidades e dados de grandes bandas e astros do Rock, que tornaram o gênero um dos principais fenômenos musicais do mundo.  Na Brasil, a edição inclui um pôster da banda irlandesa U2.

Falecido em 2009, pouco antes de concluir seu projeto, Cascioli idealizou seu livro como uma espécie de enciclopédia ilustrada de registros do rock, mostrando alguns dos gestos, looks e extravagâncias dos  músicos roqueiros. Assim, por exemplo, o hard rock do Guns n’ Roses se ilumina e se esconde em sombras, óculos, cabelos, faixas, em um jogo que os mostra como expoentes de uma década conflituosa.

Como se não bastasse, o cartunista entrou na personalidade dessas estrelas do rock para nos dar pistas do segredo dos talentos ou dos dramas contidos em seus rostos. O astro Michel Jackson teve reiteradas as cirurgias que o fizeram parecer uma caricatura de si mesmo. Já a polêmica e talentosa Amy Winehouse, foi retratada com seu estilo único e marcante, com informações sobre sua carreira polêmica e seus problemas com álcool e drogas, agravados após sua explosão mundial em 2008.

Outras personalidades que também estão em O fabuloso mundo do rock brilhantemente caricaturadas são: David Bowie; Cazuza; Kurt Cobain; Bob Dylan; Billy Idol;  Rolling Stones; Beatles; Elvis Presley; Pink Floyd; Red Hot Chili Peppers e  U2.

Sobre o autor:
Andrés Cascioli nasceu na cidade de Avellaneda, em Buenos Aires, e iniciou sua carreira com desenho publicitário, dirigiu agências títulos nesse campo de atuação. No campo do humor deu vida a edições da Urraca, selo que editou mais de uma dezena de revistas, dentre elas El Péndulo, El periodista de Buenos Aires, Humi y Fierro.  Em 1982, na Itália, recebeu um prêmio de Melhor revista Satírica do Mundo, na categoria Humor. Nesse mesmo ano, a Associação de Desenhistas da Argentina o homenageou como Caricaturista do Ano. Em 1996, criou para o Grupo de Revistas da Nação La Nación de los Chicos e dois anos depois desenvolveu o projeto e a equipe da edição argentina da RollingStone.

Sem comentários:

Enviar um comentário