terça-feira, 2 de agosto de 2011

Beto Silveira promove ação social com alunos de teatro

Beto Silveira, diretor e professor de dramaturgia, promoveu ontem, domingo 31 de julho, uma ação social com alunos do curso profissional para atores na cidade de São Paulo (SP).
 
Em visita ao Cajec (www.cajec.org.br), o diretor e sua equipe, foram recebidos pela diretora da instituição, Luiza Centelles. Realizarão uma oficina de scrapbook, trabalho manual de colagem de fotos das crianças e mães assistidas pelo Cajec. Beto ainda contou histórias e entregou doações em gênero alimentício, arrecadas pelos alunos do Projeto Ator Cidadão.
 
“Venho mais uma vez a esta instituição, contribuir com nossa energia, talento e força para tornar a vida dessas famílias mais prazerosa, pois o Projeto Ator Cidadão nasceu com este único objetivo, o de levar alegria e formar atores com consciência cidadã”, afirma o diretor e professor Beto Silveira.
 
 
Sobre Beto Silveira - Aos 17 anos ingressou na Escola de Arte Dramáticas da USP, mas acabou por transferir para a FAAP, onde foi assistente por mais de seis anos de Eugênio Kusnet (1898 – 1975), ator, diretor e professor de teatro russo radicado no Brasil. Destacado ator de formação stanislavskiana no teatro brasileiro, criador de papéis marcantes e emérito professor de uma geração de atores nos anos 1960 e 1970, com quem Beto Silveira começou a pesquisar sobe o método da imaginação e seu uso de maneira consciente.
Aos 23 anos, recebeu uma bolsa de estudos de graduação em dramaturgia para a Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq (Paris, França),  após sua graduação recebeu convite para lecionar numa escola da Bélgica, porém voltou ao Brasil para dar continuidade a seu trabalho. 
 
Em 1976 Beto Silveira inicia seu trabalho como professor na USP e no ano de 1984 assume a Diretoria da Universidade. Lá ministrou aulas para atores consagrados como: Mayara Magri, Paulo Gorgulho, Lilia Cabral, Marisa Orth, Carlos Palma, Deborah Evelyn, entre outros.

Beto Silveira experimentou atuar, dirigir e produzir espetáculos, mas sua grande paixão sempre foi preparar atores e pessoas interessadas em perder a timidez ou aprender a falar em publico. Ao longo de seus 40 anos de carreira, várias personalidades do meio artístico já foram ensinadas pelo diretor, como: Ana Paula Arósio, Fábio Assunção, Humberto Martins, Marcelo Serrado, Débora Secco, Flavia Alessandra, Sthefany Brito, Kayky Brito, Sérgio Marone, Nanda Costa, Mylla Christie, Juliana Silveira, Victor Fasano, Eliana, Ana Maria Braga, Otávio Mesquita, Celso Portiolli e vários outros.
 
Em seu livro, "Assim no Palco como na Vida", Beto menciona que: "... a imaginação é o veículo que nos permite falar com Deus", e quem leu garante: não se trata de um livro só para atores, e sim de uma obra que faz o ser humano entender porque às vezes se comporta de maneira tão absurda! É a imaginação.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário