terça-feira, 30 de agosto de 2011

EDITORA PEIRÓPOLIS LANÇA A OBRA "PASSARINHA" EM SP

Lançamento da Editora Peirópolis, de autoria de Regina Berlim, leva à reflexão sobre o ciclo natural da vida. 

A Editora Peirópolis lança, no dia 03 de setembro, às 15h, na Livraria da Vila do Shopping Higienópolis, em São Paulo, o livro Passarinha, de autoria deRegina Berlim e ilustrações de Thais Beltrame. A obra, realizada com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura pelo Programa de Ação Cultural 2011, leva o leitor a refletir sobre questões da vida. Por meio de uma narrativa poética, a autora conta, de forma sintética e bastante simbólica, a história de um menino que testemunha o processo de crescimento de um pequeno pássaro em uma árvore próxima a uma janela de sua casa.
Acompanhando dia a dia o processo de crescimento da pequenina ave, a passagem do tempo e das estações, o garoto cada vez mais vai se apegando a ela. Percebe sua presença, ouve seu cantar, dá-lhe um nome, acostuma-se a fazer-lhe confidências. Mas um dia se vê obrigado a deixá-la partir e cumprir seu destino.
Segundo Regina, o livro é como uma história de amor, no sentido da criação de um vínculo inesperado e profundo. “Acho que o grande aprendizado na vida – o ‘pulo do gato’ – é conseguir lidar com a ausência e entender que esses vínculos podem permanecer de um jeito bom, mesmo quando o outro não está mais ao nosso lado. E que as ausências, infelizmente, nem sempre são anunciadas”, diz.
Passarinha encanta o leitor tanto pela poesia e suavidade de seu texto quanto por suas ilustrações, repletas de sensibilidade e detalhes. “Os desenhos da Thais tem um não-dito que captura a essência da história. Ela teve total liberdade de transmitir em seus traços a emoção das personagens. E foi exatamente o que fez”, destaca a autora.
Voltado para o público infantil, o livro, entretanto, proporciona uma leitura prazerosa para jovens e adultos, por lidar com um tema denso em mais de um nível de leitura. “A Thaís Beltrame comentou que a Passarinha é uma história cheia de silêncios. Achei uma definição linda. O que desejo é que cada leitor consiga ouvi-los e encantar-se com eles”, concluiu Regina.

Sem comentários:

Enviar um comentário