terça-feira, 23 de agosto de 2011

Lançamento 27/08: editora Peirópolis lança "Vestido de Menina"

Lançamento da Editora Peirópolis de autoria de Tatiana Filinto, tece a construção da identidade de uma menina por meio dos fios que compõem seu vestido.

Com quantos fios se faz uma história? A metáfora reflete os questionamentos da personagem de Vestido de menina, lançamento da Editora Peirópolis, que acontece no dia 27 de agosto, às 15h, na Livraria da Vila,em São Paulo. De autoria de Tatiana Filinto com ilustrações de Anna Cunha, o livro narra de forma poética, delicada e sensível o processo de construção da identidade das crianças e as dúvidas inerentes a este desenvolvimento. Durante o lançamento haverá sessão de autógrafos com a presença da autora e contação de história com Kiara Terra.

Segunda Tatiana, a ideia de escrever a obra surgiu com a seguinte pergunta: o que cada um de nós sabe sobre a trama que nos sustenta? “Foi na tentativa de ampliar essa questão que escrevi Vestido de menina. O movimento inerente ao desenvolvimento emocional das crianças, em que há constantes identificações e discriminações, tenta ser representado por meio de uma sensível metáfora, a da relação da menina com seu vestido”, destaca.

A linguagem poética, breve e metafórica de Tatiana Filinto retrata de forma peculiar e simbólica questões que todas as crianças se fazem em relação à sua própria história e à construção de sua identidade, construída por meio de repertórios de muitas outras histórias de seus antepassados, de seus familiares e de vivências pessoais. Retrata também de forma lúdica os conflitos gerados pela convivência e as dificuldades para se lidar com as diferenças no processo de crescimento e de interação com outras pessoas.

A menina, por exemplo, descobre com a mãe que seu vestido antes com fios tão pesados e difíceis de carregar, passa a ficar gostoso de usar quando conhece as histórias de sua família. “Esse período do desenvolvimento humano chamado “latência” compreende um momento em que as crianças estão mais curiosas acerca da organização familiar e suas origens”, ressalta a autora.

Para dar ainda mais poesia e beleza à história, coube à ilustradora Anna Cunha a criação do cenário que demonstra as mudanças da menina e de seu vestido por meio de traços delicados e de cores cativantes que compõem as ilustrações ricas em detalhes.

Sem comentários:

Enviar um comentário