segunda-feira, 8 de agosto de 2011

“Luzes da Cidade”, de Chaplin, com trilha sonora original no Theatro Municipal do RJ

Clássico de Chaplin, que completa 80 anos, será exibido com sua trilha sonora original, executada ao vivo pela Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em meio ao surgimento do cinema falado, que ganhava força na virada dos anos 30, Charles Chaplin resistiu à novidade e lançou, há exatos 80 anos, Luzes da Cidade,  com recursos sonoros que se limitavam a alguns efeitos e à trilha original, composta por ele próprio. O longa-metragem viria a se tornar um dos mais emblemáticos de sua carreira – considerado por muitos como sua obra-prima – e eleito pela crítica mundial como um dos melhores filmes de todos os tempos. Nos dias 13 e 14 de agosto, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro – vinculado à Secretaria de Estado de Cultura – exibe, pela primeira vez no Brasil, a clássica história de amor entre o vagabundo e a florista acompanhada ao vivo pela Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, sob a regência do maestro convidado Marcelo Ramos, executando sua trilha sonora original, no segundo concerto da Série Música & Imagem da temporada 2011.

“Assim como Metrópolis, de Fritz Lang, que abriu a série em março, escolhemos outro clássico do cinema para que o público de todas as idades possa conferir em tela grande uma obra raramente exibida e ao mesmo tempo apreciar ao vivo sua igualmente inspirada trilha sonora original”, explica a presidente da Fundação TMRJ, Carla Camurati.

Sobre a partitura composta por Chaplin e restaurada em 2004 pelo maestro Timothy Brock, o diretor artístico interino do Theatro Municipal e maestro titular da OSTM, Silvio Viegas analisa: “Contrastando momentos cômicos e líricos, a música de Chaplin – com arranjos sinfônicos de Arthur Johnston, de 1931 – se impõe como um desafio de técnica e expressividade que, por meio de um colorido de ritmos, timbres e melodias, estabelece com eficácia uma inquestionável troca afetiva com o público”.

Exibido em cópia digital, o filme traz um Carlitos apaixonado por uma florista cega, que o confunde com um milionário. Disposto a ajudá-la a restituir a visão, ele se envolve em todo tipo de confusão para conseguir dinheiro para a operação, passando-se por boxeador, lixeiro, e ainda salvando a vida de um milionário, que fica seu amigo apenas quando está bêbado.

O projeto LUZES DA CIDADE tem parceria com a Association Chaplin, em Paris (filme), Bourne Co. Music Publishers, em Nova York (música), Film Philharmonie, em Berlim (suporte técnico) e com o Instituto Plano Cultural, em Brasília (logística).

Sem comentários:

Enviar um comentário