terça-feira, 2 de agosto de 2011

Lobão está na programação do 2º Festival de Cultura Digital, Música, tecnologia e sustentabilidade do Circo Voador

O Show ainda conta com a presença especial do guitarrista Luiz Carlini

O Circo Voador promove, entre os dias 11 e 14 de agosto, o 2º Festival de Cultura Digital (FCD). Com patrocínio da TIM e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, o evento propõe uma reflexão sobre as novas configurações de arte e de cultura que permeiam a produção cultural e intelectual da sociedade digital. A entrada é uma peça de computador inutilizada, que será reaproveitada nos projetos de meta-reciclagem; ou um livro, que será doado aos projetos do Degase-RJ. www.circovoador.com.br/culturadigital

Com quatro dias de duração, a programação do 2º FCD inclui shows, oficinas, exposições interativas, compartilhamento de MP3 e a até a construção de robôs reutilizando lixo eletrônico.  O público poderá ainda se divertir em uma tenda Game, que oferecerá diversos jogos desenvolvidos em software livres.  O festival oferece 12 oficinas gratuitas divididas em quatro espaços: Robótica, Áudio, Vídeo e Arte-meta-reciclagem. As inscrições ficarão abertas entre os dias 1º e 9 de agosto. Os interessados devem enviar um e-mail para oficinasdeculturadigital@circovoador.com.br, colocando o título da oficina no assunto e os dados pessoais no corpo da mensagem. No primeiro e no último dia do Festival, quinta (11) e domingo (14), os alunos das oficinas de áudio e vídeo participarão da gravação ao vivo de toda a programação musical dessas datas. O material, que será produzido em alta resolução, será cedido aos artistas.

Para as exposições, a curadoria do FCD selecionou obras que estão em sintonia com as novas práticas artísticas urbanas e que buscam provocar uma reflexão em torno da reutilização dos materiais descartáveis e da reciclagem do lixo, bem como a utilização do espaço urbano para manifestações artísticas e para a livre expressão de ideias. Criar ambiências, repensar espaços, tanto o público como o virtual, foi uma preocupação dessa equipe.  Em 2011, o poder mobilizador das redes reproduziu múltiplas visões de mundo e conseguiu aproximar a esfera virtual da própria cidade. Como a estética poderia criar impulsos políticos no mundo digitalizado? Esta é uma questão em aberto que o FCD propõe debater durante os quatro dias de playground de música, tecnologia e sustentabilidade sob as lonas do circo.

Se um Festival de Cultura Digital surgisse há quinze anos, provavelmente estaríamos associando música digital à cena eletrônica ou coisa parecida. Mas a realidade é que, em 2011, não existe banda, músico, compositor ou DJ que não esteja ligado de alguma forma à cultura digital. Vivemos um momento em que o novo pode ter sido gravado há quarenta anos, em que o futuro mora em um momento revisitado da batida de uma antiga canção, em que o baixista do Chile manda sua linha de baixo por e-mail para o guitarrista na Austrália.

A programação musical do festival traz atrações que nasceram no meio dessa mutação, como as bandas Nova Lapa Jazz e Dona Joana; um artista que reviu (e continua revendo) todos os seus conceitos ao mergulhar nessa cultura que é o Lobão; um grupo que pode se conceituar como profetas da cultura digital, que é o Mundo Livre S/A. Além das festas, DJs e VJs, elementos que utilizam, cada vez mais, as ferramentas digitais para divulgar seus acontecimentos e expor conceitos.

Música:

Lobão: Com uma formação que inclui duas guitarras, baixo e bateria, o show “Lobão Elétrico” traz canções de praticamente todos os discos lançados até agora pelo artista, além de músicas duas composições novas, lançadas junto com a biografia “50 anos a mil”. Além disso, o show contará com a presença especial do guitarrista Luiz Carlini que fará canções como "Ando Meio Desligado", “Jardins da Babilônia, "Ovelha Negra", entre outras.

A escolha do repertório levou em conta a compatibilidade das músicas mais antigas com essa nova proposta de um som que, segundo o próprio Lobão, é “mais potente, com guitarras repletas de timbres que dialogam com uma poderosa cozinha de baixo e bateria”.

Antes do show, Lobão apresentará o documentário “Lobão – Não Há Estilo Sem Fracasso”. O filme faz um recorte da carreira do artista, um dos músicos de maior visibilidade do rock brasileiro nos anos oitenta e que tem se dedicado a uma aguda militância em favor dos direitos da classe musical e contra o poder da indústria fonográfica. Sob o comando de Roberta Bravo, o “espectador-ouvinte” testemunha a discussão da inserção do artista à lógica do mainstream com uma programação recheada de clássicos de Lobão, um show surpresa e muito blá-blá-blá.

Serviço:

II Festival de Cultura Digital: Oficinas + Exposição interativa + Shows + Compartilhamento de MP3 + Construção de robôs reutilizando lixos eletrônicos

Data: 11 a 14 de agosto de 2011
Horário: A partir das 14h
Local: Circo Voador (Rua dos Arcos, S/N – Lapa/ RJ – 2533-0354)
Classificação livre até às 19h. Após, 18 anos.
Entrada: 1 peça eletrônica quebrada ou 1 livro
Inscrições para oficinas: culturadigital@circovoador.com.br

Programação:

Dia 13, às 22h:
Show: Lobão
Pista: Festa Dínamo

Sem comentários:

Enviar um comentário