segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Os livros digitais chegam às salas de aula do Colégio Dante Alighieri em São Paulo


Escola passa a fazer parte da campanha Somos Plugados na Leitura, promovida pelo Instituto Canal do Livro, e ganha Biblioteca LivroClip

Os mais de 4.000 alunos do colégio Dante Alighieri, uma das mais tradicionais escolas de São Paulo, contam com uma novidade na sala de aula: uma biblioteca com 100 livros digitais. O recurso é fruto de uma parceria entre o colégio e o Instituto Canal do Livro, que disponibiliza a Biblioteca Digital LivroClip por meio da campanha Somos Plugados na Leitura.

A novidade, aliás, vai além da sala de aula. Os alunos do Dante Alighieri podem acessar os livros digitais também de suas casas. Cada obra, que faz parte de um conjunto de títulos fundamentais da literatura brasileira e mundial, vem com um vídeo exclusivo de motivação de leitura e sugestões de atividades para uso em sala de aula elaboradas por uma equipe de pedagogos.

Para Valdenice Minatel, coordenadora de Tecnologia Educacional do Dante Alighieri, esse novo recurso faz parte do processo de repensar as estratégias pedagógicas da escola.  “Nesse sentido se faz necessário a interação com os recursos da Biblioteca Digital LivroClip que, entre outras funcionalidades, podem ampliar o repertório literário da comunidade escolar”, explica Valdenice.

“As escolas estão descobrindo que os alunos hoje lêem em qualquer plataforma, na lousa digital, no tablete e no computador”, explica Luiz Chinan, presidente do Instituto Canal do Livro. “Toda instituição de ensino deve considerar a possibilidade de ter um acervo de livros digitais”, complementa Chinan.


Sobre o Instituto Canal do Livro:
O Instituto Canal do Livro é uma associação sem fins lucrativos que visa transformar os textos literários em objetos educacionais na internet. Promove a campanha "Escolas Plugadas na Leitura" em parceria com Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado de São Paulo (Sieeesp) para disseminar o uso de livros digitais por meio da Biblioteca LivroClip (www.livroclip.com.br), já utilizada por mais de 300 colégios de todo o Brasil. Reconhecidos pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais, os LivroClips estimulam a leitura de obras clássicas da literatura brasileira e mundial. 

Sem comentários:

Enviar um comentário